22 de janeiro de 2012

SUB-16 - A NOVA JANELA DO MÃO DE MESTRE

O MÃO DE MESTRE TEM O PRAZER DE ANUNCIAR que a partir de hoje vai passar a dar maior atenção ao escalão Sub-16, com a contratação milionária de um novo colunista.

Senhor de uma escrita elegante, conhecedor profundo do escalão e do rugby nacional, o novo colaborador do Portal decidiu homenagear um antigo e brilhante jogador australiano, na escolha do seu nome artístico.


Assim nasceu o Zé Campese, que nos vai deliciar com as suas descrições do que se vai passando no escalão, sempre que tal se justifique.

Hoje, para começar e se dar a conhecer, Zé Campese fala-nos da 14ª jornada do Campeonato Nacional, e pode também ver a classificação atualizada e todos os resultados da prova, clicando na etiqueta própria, sob o cabeçalho desta página.

SUB-16
A 14ª jornada do Campeonato Nacional Sub16 revelou uma grande surpresa, que veio baralhar ainda mais as contas desta disputada e renhida competição. Mas passemos aos jogos e respetiva análise.

No primeiro jogo da jornada aconteceu a maior surpresa, com a vitória do Belenenses sobre Agronomia no Estádio Nacional por 18-7, atirando assim os agrónomos para o terceiro lugar , mantendo-se os azuis do Restelo com aspirações de chegar à final four, estando agora a cinco pontos do Direito.

Em Coimbra a Académica recebia o CDUL sabendo que ao menor deslize da Agronomia poderia chegar ao segundo lugar. A equipa de Coimbra cumpriu como esperado batendo a formação de Lisboa por uns expressivos 28-5 , deitando praticamente por terra a hipótese dos lisboeyas chegarem à final four.

Entretanto em Lisboa jogavam-se mais dois encontros. Nas Olaias o Técnico recebeu e bateu o Évora por 8-7 , num jogo que se adivinhava disputado, com a formação lisboeta a ser mais feliz, vencendo por um ponto de diferença.

Em Monsanto o Direito recebeu o CDUP num jogo que se poderia complicar para o Direito, mas rapidamente se percebeu que o Direito não iria tirar o pé do acelerador, vencendo por 43-7 , assegurando assim a permanência no quarto lugar , agora apenas a quatro pontos da Agronomia , mantendo também acesa a luta com o Belenenses, pelo quarto lugar , ficando a equipa do Porto, nesta jornada, já afastado dessa mesma luta.

O líder Cascais recebeu o Santarém no Domingo, no último jogo da jornada, sendo que o Santarém vinha moralizado pelo empate conseguido na jornada anterior frente ao CDUP. Mas, uma vez mais, a equipa da linha mostrou a razão pela qual é líder, e, sem abrandar, venceu por claros 88-0 , aumento assim para nove pontos a distância para o segundo lugar.

Em resumo a 14ª jornada veio confirmar a luta pelo quarto lugar , de salientar também o segundo lugar da Académica , a aproximação do Direito à Agronomia e o afastamento do CDUL da luta por um lugar na final four.

Ficamos a aguardar pela 15ª jornada que nos irá trazer confrontos bastante interessantes e decisivos, dos quais destacamos o Agronomia-Académica, o CDUL-Direito e o CDUP-Cascais , sendo que o Cascais em caso de vitória, pode desde já garantir o primeiro lugar nesta fase de qualificação, embora matematicamente ainda possa acontecer uma surpresa..

Texto: Zé Campese