27 de janeiro de 2012

SEGUNDONA - A SEGUNDA FASE E OS IMBRÓGLIOS POR RESOLVER

A FPR ANUNCIOU A SEMANA PASSADA que o sorteio da segunda fase da 2ª Divisão aconteceria ontem, para os interessados, mas não forneceu uma listagem dos clubes que estariam em cada sorteio, nem quem são os Apurados para a luta de subida de divisão, nem quais os clubes que estarão no pote dos Não-Apurados, nem muito menos nos diz se algum clube emergente pretende jogar nesta fase, como a FPR divulgou no início do ano, para os que o pretendessem fazer.

 Não divulgou, nem o podia fazer como se verificará pelos vários imbróglios que muito trabalho devem estar a dar à Secretaria da FPR e que, como já nos habituou, revela muito pouco das soluções para essas salgalhadas, causadas pelos clubes, mas sobretudo culpa da FPR como órgão organizador e tutelar deste campeonato desportivo.


ZONA NORTE

Os jogos UTAD-Famalicão e UTAD-Guimarães também se jogaram na Secretaria.

Famalicão e UTAD têm, após o término da primeira fase, um jogo em atraso que promete dar muito que falar e que tem sido motivo de e-mails e missivas de ambos os clubes à FPR, tentando mostrar que ambos têm razão no diferendo que os opõe extra-campo.

 Tudo porque o Famalicão se sentia lesado em jogar com a UTAD antes desta concretizar o jogo que opõe os de Vila Real aos Vimaranenses, situação ao qual a UTAD se manifestava contra pois teria adiado o jogo com o Guimarães por pedido dos primeiros e além disso alegava que o fato de se ter saltado jornadas à frente tinha acontecido com outros clubes sem que os Reguladores da prova - a FPR - interviessem.

Agora, passado o jogo com o Guimarães que a UTAD ganhou de forma sofrida, o Famalicão já não precisa de pedir aos seus jogadores para faltar ao trabalho, como alegou nalguns dos mails trocados, nem precisa de se esforçar por ganhar, sendo que o principal prejudicado acaba por ser o Guimarães, que pode ser afastado da segunda fase na eventualidade da UTAD vencer marcando mais de três ensaios.

 Aliás, toda esta situação seria escusada, não fosse o Famalicão ter perdido contra o Lousada por manifesta sobranceria na forma como enfrentou esse jogo e que o Lousada meritoriamente aproveitou.

JOGOS DESTE FIM DE SEMANA
UTAD-FAMALICÃO
Este sábado o Famalicão apenas terá de entrar em campo, enquanto que a UTAD terá de ganhar com ponto bónus para se classificar, uma vez que tanto Famalicão, como UTAD e Guimarães fariam 32 pontos.

Se Famalicão fizer ponto bónus defensivo ou ofensivo ficará, no mínimo, com 33 pontos, ficando o confronto entre Guimarães e UTAD com vantagem para os Transmontanos em caso de igualdade pontual uma vez que no acumulado dos dois jogos entre ambos, a UTAD fez cinco pontos na tabela, e o Guimarães apenas quatro.

 Se o Famalicão não fizer ponto de bônus e a UTAD vencer com ponto de bônus, então a UTAD fica com o primeiro lugar e o Famalicão com o segundo, e se a UTAD não vencer com ponto de bônus, então os apurados serão o Famalicão e o Guimarães.

Veja o quadro que elaboramos a propósito desta situação.

BRAGA-CRAV B
O melhor estreante da prova, o Braga joga pela segunda vez contra os Arcoenses numa tentativa de virar o resultado de há 15 dias atrás quando perdeu por 17-6.

Este é o primeiro jogo que os Seniores do Braga farão no município Bracarense, no campo do Ferreirense, já que o seu campo até agora tem sido ironicamente numa freguesia de Guimarães!
O facto do jogo ser perto do centro Bracarense está a levar os jogadores e apoiantes a prepararem casa cheia para este confronto que poderá colocar o Braga no 4º lugar deixando atrás de si CRAV B e Lousada.

ZONA DE LISBOA
O São Miguel foi apurado, depois das jornadas cumpridas, graças aos castigos que surgiram na zona de Lisboa por jogadores não inscritos - caso que não deve ser único no país e que deveria ter procedimento igual em todos os jogos e clubes - que fizeram com que o Belas fosse castigado com perca de pontos que o atiram de segundo para quarto classificado, e tal como o Kellerman acabará a primeira fase com pontos... !negativos!, e cederá o seu lugar ao São Miguel, uma vez que as equipas B não podem disputar a fase de subida!

Veja os quadros dos jogos da fase final na página própria, clicando na etiqueta respectiva, por baixo do cabeçalho deste portal.

Texto: Eládio Ribeiro
Foto: AAUTAD/Facebook