A não realização destes jogos adia a decisão quanto a um dos participantes na Fase Final (Guimarães ou UTAD), mas fica ainda no ar uma dúvida quanto às decisões federativas que retiram pontos classificativos ao São Miguel e ao Kellermann, já que foram publicadas duas decisões que parecem dizer respeito à mesma coisa.
Assim, no Boletim Informativo nº 18, de 30 de Dezembro, foi anunciada a decisão de retirar dois pontos ao Belas e seis pontos ao São Miguel, mas no Boletim Informativo nº 20 de 13 de Janeiro é anunciado que se retiram seis pontos ao São Miguel (em relação ao mesmo jogo enunciado em 30 de Dezembro) e 18 pontos ao Kellermann, mas sem qualquer referência ao Belas.
Então, das duas uma: ou o São Miguel é penalizado com menos 12 pontos (duas vezes seis pontos), ou o anúncio de Dezembro é revogado pelo anuncio de hoje, e o São Miguel perde seis pontos, o Kellermann 18, e o Belas recupera os dois pontos que tinha perdido...
Percebeu? Bom, o critério que o Mão de Mestre seguiu, face à ausência de explicação por parte da FPR, foi a de adotar o anunciado em 13 de Janeiro, e esquecer o que foi publicado no final do ano...
Mas vamos aos jogos deste fim de semana:
GRUPO NORTE
CRAV B - BRAGA
Jogo curioso que opôe duas equipas muito ligadas na sua história, sendo que o Braga é inclusivamente clube satélite dos Arcoenses, sendo que no clube estreante militam alguns elementos que jogaram na formação visitada. Os Garranos apenas ostentam uma vitória conseguida dentro de portas e frente à inconstante formação de Lousada. Os Bracarenses nunca conseguiram ganhar na condição de visitantes, ambos os ingredientes tornam o jogo muito difícil de prever, se bem que olhando aos resultados alcançados durante a época os Gladiadores têm todas as condições de "domarem" os Garranos.
LOUSADA - GUIMARÃES
Ao Guimarães só a vitória bonificada interessa pois assim podem se deslocar a Vila Real, para o seu jogo em atraso, com maior confiança, sendo que no caso de uma vitória da UTAD contra o Famalicão um ponto bónus defensivo apuraria os vimaranenses, portanto a equipa da cidade berço vai entrar em campo com a urgência de ganhar com números expressivos.
A Lousada é uma caixinha de surpresas tendo ganho ao atual primeiro classificado, mas também perdido com o ultimo classificado, portanto os Bravos devem entrar com muito cuidado neste jogo, esperando uma equipa que graças à contribuição de alguns sub 18 muito talentosos pode desfazer os planos de vitórias aos mais incautos. Na primeira volta o Guimarães arrancou uma vitória bonificada, no seu terreno, frente aos Lousadenses por 28-0.
UTAD - FAMALICÃO
Um jogo de muitos nervos vai ser jogado em Vila Real, onde duas equipas podem ficar a saber o seu destino para os próximos meses. O Famalicão, que erradamente demos como apurado afinal ainda precisa de um pontinho para poder sonhar com a subida, com a derrota da ultima jornada a empurrá-los para uma situação difícil onde a vitória os deixa apurados e a derrota sem pontos bónus os pode deixar, em último caso, de fora do apuramento.
Os minhotos apenas dependem de si, mas vão enfrentar uma formação habituada a ser "underdog" mas que faz dessa pressão uma arma. Os transmontanos contam com o seu terreno para poder ter um ascendente sobre os visitantes e ficarem ainda com a possibilidade de relegarem algum dos minhotos (Famalicão e Guimarães) para a fase de não apurados. A primeira volta ditou um resultado de 19 -5 favorável aos Famalicenses, ainda que ambas as equipas tenham marcado apenas um ensaio.
GRUPO CENTRO
AGRÁRIA - BAIRRADA
Um jogo para cumprir calendário e preparar a segunda fase após a paragem de Natal, entre as duas equipas apuradas da região Centro, que esperam para saber quem se juntará a eles na segunda fase, do grupo Norte.
A Agrária tem largo favoritismo e pretende ganhar aos Aldeões com ponto bónus para poder sair da primeira fase com sete (!) pontos bónus em 8 jogos, com o único a ser "desperdiçado" em casa dos Bairradinos!
O Bairrada vai a Coimbra na esperança de apanhar a Agrária em modo relax, de maneira a conseguir um golpe de teatro e trazer para casa os 4 pontos, ainda que o mais certo seja que os Aldeões tentem evitar uma derrota pesada num dos campos mais difíceis da Segundona.
LOUSÃ B - AVEIRO
A equipa de Aveiro conseguiu pela primeira vez esta época alcançar um resultado positivo, na semana passada, pelo que a paragem de Natal pode ter sido essencial para os Moliceiros conseguirem mudar o rumo da sua história, e deslocam-se a casa do beirões da Lousã para poderem carimbar uma segunda vitória, só que do outro lado espera-os um conjunto que em casa é muito forte e pode fazer frente a qualquer equipa deste escalão.
Os homens da terra do mais famoso licor de Portugal querem mostrar que no campo José Redondo quem quer ter um resultado positivo tem de realmente ter argumentos para tal, e tem de saber enfrentá-los no campo, bem como aguentar a pressão do público caseiro que se faz notar em bom número ajudando ao colorido da festa.
GRUPO LISBOA
BELAS - SÃO MIGUEL
A equipa de São Miguel parte para o seu último jogo numa situação invulgar, já que se viu completamente afastado do apuramento devido a situações extra-campo e portanto apenas pode ir a Belas com o fito de ganhar no sentido de homenagear o seu recentemente falecido jogador Andrew Lara, que de certo estará no coração de cada Buldogue.
A equipa de Belas apesar de apurada deve querer ganhar o jogo, honrando também assim o falecido jogador lisboeta e garantindo para si o primeiro lugar do seu grupo ultrapassando o Oeiras. O fator casa será um impulsionador importante bem como os 17-41 da primeira mão que lhes deram uma vitória bonificada.
KELLERMAN - TÉCNICO B
A equipa do Cacém continua o seu caminho de desenvolvimento da modalidade na região e terá no jogo com o Técnico B mais uma boa oportunidade para contatar com uma das equipas com mais tradição no rugby português, que tentará honrar os visitados jogando na sua máxima força sem outro propósito que não a vitória e a disputa salutar.
GRUPO SUL
BEIRA MAR - ELVAS
Na Moita do Ribatejo o clube local recebe os Alentejanos de Elvas para um jogo que pode fazer com que o trio de trás do grupo Sul acabe esta primeira fase em posições diferentes daquelas que têm hoje. Os Elvenses, últimos classificados deste grupo, têm a hipótese de saltar para a terceira posição em caso de uma vitória bonificada, que para além do salto de tabela poderia originar também um "salto anímico" nos homens da fronteira. O ponto bónus defensivo faria os de Elvas trocar de posição com os homens do Samouco.
O Beira Mar, que ainda por cima joga em casa, pode alcançar neste jogo a sua terceira vitória da época e marcar claramente ser ligeiramente melhor que as duas equipas que o sucedem na classificação, mostrando inclusive que o empate 3-3 em Elvas na primeira volta se tratou de um momento menos conseguido.
LOULÉ - FCT*
Em Loulé disputa-se o jogo mais interessante da jornada, que põe frente a frente duas das três equipas nacionais que ainda não perderam nesta época a contar para os campeonatos nacionais, e a equipa visitante é mesmo a única que não perdeu em nenhuma prova oficial (Campeonato ou Taça).
Na primeira volta, a visita do Loulé ao campo da FCT acabou com um empate, e as duas equipas seguem apuradas para a fase final com o mesmo número de pontos, mas isso não retira pimenta ao jogo de amanhã, onde vai saltar à vista a rivalidade entre as duas equipas, com o primeiro lugar do grupo Sul em jogo.
O fator casa, e a vontade de homenagear um dos seus fundadores, João Adelino Gonçalves, que faleceu nesta semana, dão uma grande vantagem anímica ao Loulé, mas os estudantes da Caparica tudo farão para não perderem o estatuto de única equipa invicta na época 2011-12.
Conheci o Gonçalves há muitos anos, numa altura épica do rugby português, em que todas as ilusões eram permitidas, e o seu regresso a Portugal, e a sua enorme dedicação ao jogo, fez-nos acreditar que o Algarve viria rapidamente, a ser uma região de melões (e laranjas...).
O João Gonçalves tinha sempre um comentário pronto, em cima dos acontecimentos, era um homem franco e frontal, e assim será recordado por todos os que o conheceram, mas não posso deixar de registar aqui um dos seus bordões preferidos, que trazia em si uma forte chamada de atenção para a Lei da Vantagem, naquele tempo pouco aproveitada, sempre que um adiantado era cometido e dele não saía nenhuma vantagem – era o famoso “avant non profitable...” que ainda hoje ecoa nos meus ouvidos.
À família do João Adelino, e ao Rugby Clube de Loulé deixo aqui as minhas sentidas condolências.
MC
TOTORUGBY
Esta semana as nossas apostas são reflexo da nossa escrita
CRAV B* - BRAGA - 2
LOUSADA - GUIMARÃES* - 2
UTAD* - FAMALICÃO - 2
AGRÁRIA* - BAIRRADA* - 1
LOUSÃ B* - AVEIRO - 1
BELAS* - SÃO MIGUEL - 2
KELLERMAN - TÉCNICO B - 2
BEIRA MAR* - ELVAS - 1
SUPER ESPECIAL
LOULÉ - FCT 35 - 27
RESULTADOS DA SEMANA PASSADA
No nosso TOTORUGBY da segundona atribuimos um ponto por cada resultado acertado e mais meio ponto por acertarem na bonificação alcançada, para além dos 5 pontos relativos a quem acertar no score da partida do SUPER ESPECIAL, assim sendo no TOTORUGBY da semana passada apuramos os seguintes resultados em relação aos concorrentes que participaram:
NOME SEMANA ACUMULADO
Eládio Ribeiro..............11 pontos 17.5 pontos
Bernardo........................6 pontos 11.5 pontos
João Quintela.............5.5 pontos 11 pontos
Manuel Cabral...............5 pontos 7.5 pontos
Luis S..............................5 pontos 5 pontos
Luis S..............................5 pontos 5 pontos
Texto: Eládio Ribeiro (* com Manuel Cabral)
Foto: Eduardo Raynoch