12 de janeiro de 2012

PRIMEIRONA - DÚVIDA MANTÉM-SE POR DUAS VAGAS

A DÚVIDA PERSISTE NA PRIMEIRONA quanto à definição de qual dos três candidatos - Lousã, Montemor e Évora - vai ficar de fora da luta pelo título nacional, e do correspondente direito à subida para a Divisão de Honra.

Os candidatos tem tarefas bem distintas este fim de semana, com a deslocação do Montemor a Arcos de Valdevez, e a recepção do Setúbal pelo Évora e do Santarém pela Lousã.


Antes de passarmos à análise dos jogos, veja o quadro dos jogos que cada uma das equipas ainda na luta, terão de realizar:

Como pode ver, tarefas diferentes para cada um dos candidatos, sendo que a hipóteses do Évora conseguir o apuramento crescem, na medida em que a ameaça do Montemor deixar o grupo dos quatro, aumenta - quanto à Lousã, o calendário não permite deslizes para garantir o apuramento.

CRAV - MONTEMOR
O Montemor teve o seu momento de glória nesta competição ao derrotar o CRAV na primeira volta, sendo aquela a única desfeita que os arcoenses sofreram desde o início da prova, e terá este sábado a oportunidade de tentar um segundo feito de monta, e que lhe daria de bónus um apreciável avanço para encarar as duas últimas jornadas. 
A questão que se pões é saber se o CRAV vai sucumbir novamente, ou se, avisado do potencial do adversário, vai tomar todas as precauções para não sofrer novo desaire.
A vantagem é do CRAV, e mesmo contando com o espírito guerreiro dos visitantes, dificilmente os mouflons trarão do Minho qualquer ponto de bónus.

CASCAIS - CALDAS
 
Mais um jogo com mando de casa trocado - o jogo disputa-se nas Caldas da Rainha - e com pouco interesse competitivo, já que o seu resultado em nada afetará a classificação da prova.
Apesar de jogar fora de casa, o Cascais parte com todo o favoritismo, e deverá trazer das caldas os cinco pontos em jogo, enquanto aos caldenses restará a possibilidade de conseguirem algum ponto de bónus.
Esta fase da competição tem sido muito difícil para o Caldas, e resta saber se os ensinamentos recolhidos terão reflexos positivos na segunda fase da prova, quando os adversários estarão, teoricamente, em nível competitivo mais próximo do seu.
O Cascais continua a sua preparação para a luta pelo primeiro lugar e respetiva subida à Divisão de Honra, que lhes fugiu, entre os dedos, na época passada, a favor do CDUP, num espetáculo muito agradável de seguir.

ÉVORA - SETÚBAL
O Évora conseguiu manter as suas aspirações a participar da fase final dos apurados, ao derrotar o Santarém na semana passada, mas não pode vacilar se quiser manter aquelas aspirações.
Este fim de semana os chaparros tem mais um exame complicado na sua caminhada, mesmo tendo em conta  que o Setúbal não marcou um único ponto nos seus terceiros encontros, e não podemos esquecer que na primeira volta, os eborenses apesar de terem ganho, não conseguiram mais que quatro pontos de vantagem.
E também não podemos esquecer que apesar da vitória contra os escalabitanos, o Évora passou por muitas dificuldades para trazer os pontos para casa.
Vantagem do Évora, mas possibilidade séria do Setúbal conseguir um ponto de bónus.

LOUSÃ - SANTARÉM
O Santarém tem dado excelentes indicações nesta sua subida de divisão, e os resultados conseguidos contra o Montemor e o Évora, apesar de se terem cifrado por duas derrotas, mostra bem que pode chegar ao nível destas equipas, num futuro muito próximo.
Especialmente contra o Montemor, em que marcou cinco ensaios, o Santarém demonstrou capacidade ofensiva que pode colocar muitos problemas à Lousã.
Os serranos, subiram muito de rendimento, e recuperaram das derrotas sofridas na primeira volta frente às duas equipas alentejanas, mas a vitória frente ao Santarém por escassos quatro pontos no jogo em Santarém, nada garante quanto ao sucesso da equipa beirã.
Apesar disso a Lousã parte como favorita para o encontro, ficando por conta do Santarém os pontos de bónus.

Foto: CRAV

1 comentário:

Anónimo disse...

Os Meus parabéns ao Santarém que só não conta com mais vitórias, não por falta de rugby mas por falta de alguma experiência