15 de janeiro de 2012

DH - ADEUS, ATÉ AO MEU REGRESSO...

A DERRADEIRA JORNADA DA FASE DE APURAMENTO ficou marcada pela vitória do Direito sob re o Benfica por 57-3, que lhe permitiu subir ao segundo lugar da classificação, enquanto o CDUL, que derrotou Agronomia por 24-14, mas sem ponto de bónus, desceu para a terceira posição.

Mas também os resultados escandalosos dos jogos entre Técnico e Académica (24-73), por um lado, e Belenenses e CDUP (81-8), por outro, fazem pensar se todos os que estão na Divisão de Honra, estão mesmo interessados em disputar uma competição em que se exige consistência, seriedade, e competência.


O que torna os resultados escandalosos, não é a diferença pontual - mesmo se isso já pode incomodar - mas sim a vulnerabilidade das equipas, que numa semana parecem poder jogar (quase) ao nível da melhores, para na semana seguinte levarem uma tosa que não cabe na cabeça de ninguém.

E se o Técnico já nos habituou a estes resultados (oito derrotas sofrendo 50 pontos ou mais), e portanto os 73 sofridos perante a Académica nem sequer surpreendem, já no caso do CDUP o resultado frente ao Belenenses (sofrendo 81 pontos), não tem qualquer justificação - apenas que, não tendo o jogo importância para a classificação, foi encarado com ligeireza, e falta de respeito para com o adversário, o público, e o próprio clube que devia defender.

Ao longo da prova elogiamos por diversas vezes o clube do Porto, mas o seu comportamento depois das férias do Natal não merece qualquer elogio, e culminou nesta humilhante derrota.

O CDUP, que nas duas últimas épocas apresentou um rugby de algum nível, competitivo e organizado, não pode ir de passeio a Lisboa, e trazer de lá um cabaz cheio de melões. Haja respeito!

Enfim, acabou a fase de apuramento e esperamos agora que, daqui a 11 semanas, as equipas se apresentem preparadas para disputar o resto da prova, para o que levam os seguintes pontos para abrir as hostilidades:

APURADAS (1º ao 4º lugar)
Agronomia - 4, Direito - 3, CDUL - 2 e Académica -1.

NÃO APURADAS (5º ao 8º lugar)
Belenenses - 4, CDUP - 3, Benfica - 2 e Técnico - 1

Foto: António Simões dos Santos