23 de janeiro de 2012

BOLAS CURTAS

Num inquérito levado a cabo pelo site Running Rugby, foi revelado que uma equipa inglesa que pretenda ter sucesso no Championship (1ª Divisão) e ambicionar ascender à Premiership (Divisão de Honra), gastará entre 1 e 1,4 milhão de libras com a contratação de jogadores.
Para ter o mesmo nível de êxito no País de Gales, os clubes terão de estar prevenidos com um mínimo de 300 mil libras, enquanto na Irlanda e Escócia o número mágico ficará à volta das 150 mil esterlinas, beneficiando os galeses da dupla contratação dos melhores pela Union e clubes, e irlandeses e escoceses do ainda espírito amador que anima o rugby nessas nações.



Com a nomeação de Michael Kearney, a Irlanda tem um novo diretor de equipa (team manager) a partir da próxima semana, quando inicia a sua preparação para o Torneio das Seis Nações, juntando-se ao reconduzido treinador Declan Kidney, no comando da equipa esmeralda.
Kearney, depois de ter passado pela presidência do Lansdowne, clube que respresentou na sua juventude, iniciou a sua carreira como diretor de equipas em 2004, como responsável das equipas B e de Sub-20 de Leinster, passando depois para a frente da equipa de Sub-20 da Irlanda em 2009, ajudando a equipa a vencer o Seis Nações da categoria em 2010.

Bryce Lawrence depois de ter dirigido o encontro África do Sul-Austrália que ditou o fim do sonho Springbock de repetir a vitória no Mundial, viu-se afastado de qualquer arbitragem durante o corrente ano nos estádios sul-africanos.
Lawrence foi muito criticado em relação ao seu trabalho naquele jogo, mas apesar de admitir agora que deveria ter atuado de forma diferente, mostrou-se particularmente decepcionado pelas acusações de ter feito um favor à Nova Zelândia, que colocariam a sua honestidade em questão, coisa que ele veementemente nega.

A Associação de Árbitros de França decidiu processar o presidente do Toulon pelas suas declarações (de que tinham sido sodomizados pela arbitragem) depois de perderem com o Clermont no princípio do mês, em jogo a contar para o TOP 14.
A par deste processo nos tribunais, Mourad Boudjellel, o milionário dono do grande clube francês, está também sujeito à disciplina federativa que o pode suspender até 60 dias em razão daquelas declarações – se o exemplo pega, estamos tramados em Portugal, com os nossos Orgãos mais responsáveis a ficarem órfãos de responsáveis por sucessivos períodos.

Terminada a fase de grupos das competições européias, estão já definidas as equipas que passarão para a fase eliminatória, que se inicia em Abril, com a disputa dos quartos de final da Heineken Cup e da Amlin Challenge Cup.
Os vencedores dos seis grupos iniciais da Heineken – Munster, Edinburgh, Leinster, Clermont, Saracens e Toulouse – e os dois melhores segundos classificados – Ulster e Cardiff – irão encarar a competição mais importante do calendário europeu de clubes, para saber quem sucede ao Leinster que, recorde-se, derrotou na final do ano passado o Northampton por 33-22.

Enquanto isso, os vencedores dos cinco grupos da Amlin Challenge – Stade Français, Toulon, Wasps, Exeter e Brive – se reunirão os terceiro, quarto e quinto melhores segundos dos grupos iniciais da Heineken – Biarritz, Harlequins e Scarlets – para lutarem pela coroa da segunda competição europeia.
De fora, vão ficar as restantes 28 candidatas, das quais seis – cinco italianas e o La Villa de Espanha – perderam todos os jogos realizados. A outra italiana (Beneton Treviso) e os Lobos de Bucareste, que também não foram classificadas, conseguiram uma vitória e um empate (Biarritz e Ospreys) no caso da primeira, e duas vitórias contra os italianos da Crociati, no caso dos romenos.

Os jogos dos quartos de final da Heineken Cup vão ser disputados nos dias 6/7 e 8 de Abril e compreendem os seguintes quatro encontros: Munster-Ulster, Leinster-Cardiff, Edinburgh-Toulouse e Saracens-Clermont.
Entretanto, nos dias 5/6/7 e 8 de Abril, disputam-se os quartos de final da Amlin Challenge Cup, com os jogos entre: Stade Français-Exeter, brive-Scarlets, Toulon-Harlequins e London Wasps- Biarritz.
Os jogos realizam-se nos campos das equipas indicadas em primeiro lugar, e as meias finais das duas competições serão disputadas no final de semana de 27/28 e 29 de Abril.

Sem comentários: