29 de novembro de 2009

EU SOU CAMPEÃO DO MUNDO!



Uma Taça, 20 finalistas, 94 candidatos, 229 jogos disputados, eis o resumo do que será, no fechar de contas, a história deste Mundial. E é por esta grandeza, que, ao levantar a Taça, o capitão da equipa vencedora, pode gritar bem alto: EU SOU CAMPEÃO DO MUNDO!

Até hoje já estão apuradas 16 equipas (falta apurar quatro) e já se disputaram 144 jogos (falta disputar 85, dos quais 48 na fase final).

Aproveite o feriado e veja aqui tudo o que sempre quis saber e não teve coragem de perguntar, nem pachorra para procurar. Eu procurei no seu lugar, e aqui fica, passo a passo, o que se foi passando, desde 2008, e o que se vai passar, até 2011.

Portugal não tem uma tarefa fácil, conforme pode conferir no quadro que dedico aos nossos jogos e à nossa eventual qualificação.



Todos os participantes, todos os torneios preliminares, continente por continente.




ÁFRICA - Dois representantes directos, mais um no Play-off final
África do Sul, pré qualificada (Vencedora da RWC 2007)

2008
Preliminares
Camarões – Nigéria (vencedor Camarões)
Swazilândia – Botswana (vencedor Botswana)

Camarões e Botswana entraram na Africa Cup, que se disputou em Junho e Agosto de 2008, nos seguintes grupos:

Grupo 1: Namíbia, Zimbabwe, Senegal
Grupo 2: Marrocos, Costa do Marfim, Zâmbia
Grupo 3: Tunísia, Quénia, Camarões
Grupo 4: Uganda, Madagascar, Botswana

2009
Os vencedores dos quatro grupos (Namíbia, Costa do Marfim, Tunísia e Uganda) avançaram para as meias finais, entre Costa do Marfim-Namíbia, e Uganda-Tunísia, jogadas em duas mãos, a 13 e 27 de Junho de 2009.

Os vencedores das meias finais foram Namíbia e Tunísia, que jogaram a final, em duas mãos, a 14 e 28 de Novembro de 2009.

A Namíbia foi a vencedora da final, qualificando-se directamente para a RWC como África 1, enquanto a Tunísia vai disputar o Play-off final como África 2 (no quadro Play-off A1).


AMÉRICAS – Três representantes directos, mais um no Play-off final
Argentina, pré qualificada (3ª classificada RWC 2007)

2008
Preliminar
México – São Vicente e Granadinas (vencedor México, que passa para a fase seguinte).

Torneio das Caraíbas (Bahamas, Barbados, Bermudas, Guiana, Ilhas Caimão, Jamaica, México, Trinidad & Tobago) vencedor Trindade & Tobago

Torneio Sul Americano B (Brasil, Colômbia, Paraguai, Peru, Venezuela) vencedor Brasil

Os vencedores destes dois Torneios, disputaram a qualificação para a fase seguinte, em duas mãos, a 11 e 18 de Outubro de 2008. O Brasil qualificou-se para essa fase.

2009
O Brasil, vencedor da fase anterior, disputou o Sul Americano A, com Chile e Uruguai, e o vencedor foi o Uruguai, que se qualificou para a fase seguinte.

Em Julho de 2009, os Estados Unidos da América jogaram, em duas mãos, com o Canadá, por um lugar directo na RWC. O Canadá ganhou e qualificou-se como Américas 1.

O vencedor do Sul Americano A, e o derrotado do jogo E.U.A. – Canadá, os E.U.A., disputaram em Novembro de 2009, a duas mãos, o apuramento directo para a RWC.
Os E.U.A. ganharam, qualificando-se como Américas 2, e o Uruguai vai disputar o Play-off final, como América 3 (no quadro Play-off B1)


ÁSIA – Um representante directo, mais um no Play-off final.

2008
A India, Malásia, Paquistão e Tailândia, disputaram a Divisão 2 em 2008, com o vencedor, a Tailândia a progredir para a Ásia Divisão 1 em 2009.

Singapura, Shri Lanka e Taipei (a China desistiu), disputaram a Ásia Divisão 1 em 2008, com o vencedor, Singapura, a progredir para o 5 Nações Asiáticas, em 2009.

2009
Ásia Divisão 1, 2009 – Taipei, Sri Lanka, Golfo Arábico, Tailândia, jogam entre si e o vencedor, o Golfo Arábico, avança para o Torneio das 5 Nações Asiáticas de 2010.

Torneio das 5 Nações Asiáticas, 2009 – Japão, Kazaquistão, Coreia do Sul, Hong Kong e Singapura, jogam entre si e o ultimo classificado, Singapura, desce para a Divisão 1, em 2010, por troca com o vencedor da Ásia Divisão 1, 2009, o Golfo Arábico.

2010
Torneio das 5 Nações Asiáticas de 2010 – Japão, Kazaquistão, Coréia do Sul, Hong Kong e Golfo Arábico, jogam entre si e o vencedor apura-se directamente para a RWC 2011, como Ásia 1.
O segundo classificado disputa o Play-off final, como Ásia 2 (no quadro Play-off B2)



EUROPA – Oito representantes directos, mais um no Play-off final.
Inglaterra (2º lugar na RWC 2007), Irlanda (11º), Itália (12º), Escócia (7º), França (4º) e País de Gales (9ª), pré qualificados

Nota prévia: Por motivos diversos, nenhum participante na Divisão 3D - Bósnia e Herzegovina, Chipre, Mónaco, Azerbeijão e Eslováquia - foi elegível para participação nos jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2011.

2009
Divisão 3B – Áustria, Dinamarca, Eslovénia, Hungria e Noruega, jogaram entre si e o vencedor, a Eslovénia, foi apurado para a Etapa 1

Divisão 3C – Bulgária, Finlândia, Grécia, Israel e Luxemburgo, jogaram entre si e o vencedor, Israel, foi apurado para a Etapa 1.

Etapa 1 – Eslovénia – Israel (O vencedor, Israel, foi apurado para a Etapa 2).

Divisão 3A – Andorra, Arménia, Lituânia, Sérvia e Suíça, jogaram entre si e o vencedor, a Lituânia, foi apurado para a Etapa 2.

Etapa 2 – Israel – Lituânia (O vencedor, Lituânia, foi apurado para a Etapa 3).

Divisão 2B - Croácia, Holanda, Letónia, Malta e Suécia, jogaram entre si e o vencedor,
a Holanda, foi apurado, foi apurado para a Etapa 3.

Etapa 3 – Lituânia – Holanda (O vencedor, a Lituânia, foi apurado para a Etapa 4).

2010
Divisão 2A – Bélgica, Moldávia, Polónia, República Checa e Ucrânia, jogaram entre si, e apesar de ainda não terem sido jogados todos os jogos, a Ucrânia é virtual vencedora, ficando assim apurada para a Etapa 4

Etapa 4 – Lituânia – Ucrânia, a disputar no dia 8 de Maio de 2010

Etapa 5 - Alemanha, Espanha, Geórgia, Portugal, Roménia e Rússia (Divisão 1), jogam entre si, e o 1º e o 2º classificados apuram-se directamente para a RWC como Europa 1 e Europa 2. O 3º classificado fica apurado para a Etapa 6.

Etapa 6 – O vencedor da Etapa 4 disputa com o 3º classificado da Etapa 5, um lugar no Play-off final, como Europa 3 (no quadro Play-off A2).



OCEÂNIA – Cinco representantes directos
Austrália (6º lugar na RWC 2007), Fiji (8º), Nova Zelândia (5º e Organizador RWC 2011) e Tonga (10º), pré qualificados

2009
Taça Oceânia
Leste: Vanuatu – Papua Nova Guiné (Ilhas Salomão desistiu)
Oeste: Niue – Ilhas Cook

Jogaram em Junho para apuramento dos finalistas (Papua Nova Guiné e Ilhas Cook) da competição, e o vencedor da final, Papa Nova Guiné, foi apurado para disputar, a duas mãos, um lugar na RWC, com Samoa.
O vencedor destes jogos, Samoa, foi apurado como Oceania 1.


PLAY-OFF FINAL
2010
Meia final 1: Europa 3 – Tunísia (no quadro Play-off A2 – Plasy-off A1)
Meia final 2: Uruguai – Ásia 2 (no quadro Play-off B1 – Play-off B2)

Final a duas mãos: Vencedor Meia final 1 – Vencedor Meia final 2
O vencedor qualifica-se para a RWC 2011


 
 

1 comentário:

bryan disse...

Excelente trabalho ! Obrigado para estes informaçaos.