12 de novembro de 2009

HABILIDADE, VISÃO, CAPACIDADE


Alguns, menos avisados, poderão pensar que o facto do Quênia ocupar um lugar de equipa residente nas Séries Mundiais, não passa de um acaso.
Nada mais errado. Aquela posição de privilégio resulta de um lote de factores diversos, dos quais destaco três: a natural habilidade dos quenianos para a prática desportiva, a visão dos dirigentes da federação do país, e a capacidade de mobilização e organização que demonstraram.

Deixando de lado o factor jogadores, reparem que se realiza este ano a 10ª edição do Circuito Nacional de Sevens, que tem sido berço de quase todos os integrantes dos Shujaa, a Equipa Nacional de Sevens do Quênia.
E de tal forma o Sevens se tem espalhado pelo país, que todos os anos se dá uma renovação parcial da equipa, que é garantia da continuidade da prática da variante ao mais alto nível, de que a sua colocação no ranking IRB é demonstração: 11º em 2006 – 2007, 7º em 2007 – 2008 e 6º em 2008 – 2009. Aliás a sua presença nas meias finais da RWC 7’s 2009, onde foi derrotada pela Argentina por 12 – 0, confirma que de facto os Shujaa pertencem ao conjunto das melhores equipas do Mundo.
O Circuito engloba cinco Torneios jogados em quatro cidades, em cinco finais de semana consecutivos. A equipa que conseguir ao melhor colocação no final dos cinco Torneios, é declarada Campeã Nacional.
Tomem boa nota do que se vai passando pelo Mundo, comparem com o que se (não) faz em Portugal, e depois pensem como será possível à nossa seleção, jogar de igual para igual, contra as melhores equipas do Sevens internacional.


Entretanto, disputa-se este fim de semana, o MEXICO SEVENS, organizado sob controlo da NACRA, a Confederação de Rugby da América do Norte e Caraíbas. Com a participação de 13 seleções masculinas, e cinco femininas, este Torneio demonstra o interesse que o Sevens já desperta naquela região.


Aliás este interesse da NACRA, é partilhado pela FORU, a Confederação da Oceania, que organiza o seu Torneio Regional, também este fim de semana, envolvendo sete seleções nacionais.
Realizado na capital do Tahiti, Papeete, o Torneio será disputado no sistema de todos contra todos, a uma volta, apurando as melhores equipas para uma segunda fase, com jogos a eliminar.
Participam na edição deste ano as Ilhas Cook, Niue, Papua Nova Guiné, Samoa, Tahiti, Tonga e Vanuatu.

Sem comentários: