18 de novembro de 2009

JAGUARES À ESPERA DOS LOBOS


Os Lobos que se cuidem! Os Jaguares não são uma equipa qualquer.

Para os 12 jogos que realizaram até ao início desta digressão à Europa, os Jaguares utilizaram 81 jogadores diferentes, dos quais 22 foram escolhidos para constituírem o grupo principal para estes jogos, acrescidos de seis jogadores que não participaram em nenhum daqueles jogos, totalizando 28.




Destes 28 jogadores, um joga em Itália, dois jogam em Inglaterra e três em França.
Os restantes 22, jogam todos na Argentina.

De notar que dos 81 jogadores utilizados nas equipas dos Jaguares, oito foram promovidos para os Pumas. Desses oito, quatro jogam na Argentina, três em França, e um em Inglaterra. No total, constituem a actual equipa dos Pumas, oito jogadores que actuam na Argentina, 14 em França, seis na Inglaterra e um em Itália.

Dos 28 Jaguares em Lisboa, seis já foram internacionais pelos Pumas, e vão assinalados na lista com uma estrela vermelha.
Ou seja, enquanto os Pumas são compostos principalmente por jogadores que actuam na Europa (21 em 29), os Jaguares invertem essa tendência e são, na sua maioria, jogadores residentes na Argentina (22 em 28)

Por outro lado, dos 21 europeus dos Pumas, 14 jogam em França, enquanto dos 22 Jaguares que ficaram na Argentina, 13 jogam em Buenos Aires.

Três dos actuais jogadores dos Jaguares, de visita a Portugal, já defrontaram a nossa equipa em 2006, e outros três também estiveram em Lisboa nessa ocasião, mas não defrontaram os Lobos.

Veja a ficha do jogo de 2006, conforme existe nos registos da Unión Argentina de Rugby, e, mais acima, a relação dos jogadores em viagem, com a participação de cada jogador nas equipas que realizaram os seguintes conjuntos de jogos: Namíbia (2 jogos), Sul Americano (2 jogos), Churchill Cup (3 jogos) e American Cup (3 jogos). Finalmente na ultima coluna, indicam-se os jogadores que estiveram em Lisboa em 2006.



Nenhum dos jogadores da equipa em digressão, participou nos Amistosos com o Uruguai, no início do mês.
Para completar os mapas referentes aos Jaguares, consulte a lista completa dos jogos realizados em 2008 e 2009, pela equipa argentina.




Perante todos estes dados referentes aos Jaguares, acrescidos dos anteriormente publicados referentes à organização do Rugby Argentino, fico a pensar que o resultado do jogo Geórgia-Jaguares, das duas uma: Ou a Geórgia cresceu imenso nestes últimos meses, afastando-se definitivamente de equipas como o Uruguai ou Portugal, ou o resultado não passou de um acidente, e os Lobos terão de defrontar uns Jaguares acossados pelos adeptos argentinos, e feridos no seu orgulho.

Para terminar, as declarações de Agustín Guzmán, depois do treino desta manhã, em Carcavelos:
Pretendemos seguir mejorando en el juego, se formó un buen grupo y creo que podemos mejorar mucho y corregir los errores para el próximo partido ante Portugal.

Sem comentários: