11 de novembro de 2009

ASSEMBLEIA NOVA - NOVAS IDEIAS?


Realiza-se hoje a reunião de tomada de posse dos delegados, eleitos e nomeados, à Assembléia Geral da FPR, e de eleição do respectivo Presidente e restantes membros da Mesa.
O novo Presidente terá tarefa nada fácil pela frente. Obrigatoriamente, terá de convocar a Assembléia Geral ordinária, nos termos estatutários, para apreciação e votação do Orçamento e Plano de Actividades para o ano de 2010, até ao final do corrente mês de Novembro.

E terá de tomar uma importante decisão, que vai condicionar o futuro próximo dos destinos do Rugby em Portugal: quando terão lugar as eleições para os órgãos sociais da FPR, que, por efeito da entrada em vigor dos novos Estatutos, deverá ocorrer antes do final da presente época desportiva (31 de Agosto de 2010).

Em relação a esta segunda questão, existem duas correntes de opinião que se defrontam, defendendo uns a realização imediata daquelas eleições, e uma outra que acha que elas apenas devem acontecer depois de concluídas as competições oficiais nacionais e internacionais em que o Rugby português está envolvido.

Já disse anteriormente que fazer eleições agora, é absolutamente inútil, e, à luz dos brilhantes resultados da eleição dos delegados dos jogadores, árbitros e treinadores, acrescento que será manifestamente precipitado e eventualmente prejudicial para o nosso Rugby, a sua realização antes de concluídas as competições da época.

Arrumada esta questão, pouco há a dizer sobre o Orçamento e o Plano de Actividades. Apenas uma nota para referir que seria interessante que eventuais propostas de alteração ao quadro competitivo nacional não ficassem escondidas para só aparecerem em Janeiro, e fossem desde já discutidas e analisadas, conjuntamente, pela direcção cessante e aqueles que se perfilam como candidatos ao poder, por forma a permitir que sejam previstas dotações orçamentais que cubram eventuais aumentos das despesas com a organização de novas competições para a época de 2010-2011.

Pela minha parte, sugiro que seja considerada, para o ano de 2010, a organização de competições de XV de clubes a nível regional – a cargo das respectivas Associações – e o aumento das despesas com a organização do Campeonato Nacional de Sevens e de um Torneio inter regional na mesma variante.
Como podem adivinhar, esta sugestão decorre de uma outra mais vasta, sobre a actividade desportiva nacional para a época 2010-2011, que tornarei pública em tempo oportuno.

Sem comentários: