26 de novembro de 2009

LOBOS EM DESTAQUE NUM GRANDE FIM DE SEMANA


O Outono Internacional está a chegar ao fim. E vai acabar em grande estilo, com alguns jogos que prometem grandes espectáculos.
Hoje, contrariamente ao habitual, vou começar pelos Lobos. E porquê? Porque acredito!
Este sábado frente ao Tonga, os Lobos vão provar que são uma verdadeira equipa, e vão ganhar!
Depois duma derrota descuidada frente à Namíbia, e de algumas experiências frente aos Jaguares, é agora que os nossos Lobos vão provar que não há Sipi Tau – a dança guerreira do Tonga – que valha aos nossos adversários.

No que diz respeito ao jogo, aí é que é preciso mostrar o nosso valor. O Tonga é uma equipa poderosa, mas tem muitas fraquezas defensivas, que, se bem aproveitadas, nos permitirão manter o adversário sob pressão, apesar das suas placagens altas que podem causar danos. Fora isso, o maior poder atlético não dá mostras de estar acompanhado por uma organização defensiva capaz de parar os ataques dos Lobos.
E a lentidão dos seus avançados cria buracos que apetece violar...
Estou certo que os Lobos de Portugal saberão contornar as dificuldades, e nos vão presentear com alma e vitória!



No sábado, a Irlanda vai defrontar a África do Sul, num encontro de gigantes. Os Campeões do Mundo, depois de conseguida a primeira vitória nestas séries, aparecem com novo ânimo, e vão, com toda a certeza, lutar até ao final do jogo, pela vitória.
Do outro lado, os Campeões do Norte, vão querer demonstrar que são, neste momento melhor equipa, e mesmo com algumas alterações, incluindo o lançamento talvez prematuro de Jonathan Sexton, com a camisola 10, partem com alguma vantagem para o embate.
Na Sexta feira a Irlanda A defronta os nossos conhecidos Jaguares, e não deve ter dificuldade em vencer.

Continuando com os jogos de sábado, alguma curiosidade para o resultado do recentemente humilhado Canadá, com duas derrotas expressivas no Japão, fente à Rússia. Boa ocasião para ver as potencialidades dos nossos futuros adversários, na qualificação para o Campeonato do Mundo, depois de terem perdido no jogo inaugural da digressão, frente aos British Columbia Bears, por pesados 38 – 16.

Em Windhoek, a Namíbia vai recebar a Tunísia e o desfecho do jogo vale um lugar direto na RWC 2011. Para a outra equipa, ainda sobra a repescagem.

Em Itália, a equipa da casa recebe Samoa, com ambas a desejarem encerrar as séries internacionais com uma vitória. A vantagem pende para a Itália, mas Samoa é sempre um adversário capaz duma surpresa.

Ao mesmo tempo, a Escócia recebe a Argentina, em clima de euforia após a brilhante vitória sobre a Austrália. E, enquanto os Pumas não querem voltar para casa com o peso de três derrotas, os escoceses querem confirmar o seu bom momento. É uma tarefa muito dificil para as duas euipas, mas penso que os escoceses vão acabar por ganhar.


E deixei para o fim os dois encontros mais importantes. Em Cardiff, o País de Gales recebe a desgraçada Austrália, e muito dificilmente vai deixar fugir a vitória. Aliás como aconteceu precisamente há um ano (no dia 29 de Novembro), no mesmo estádio, quando o resultado final foi 21 – 18.
Os australianos pouco provaram nesta digressão, e Gales, pelo contrário, tem melhorado de rendimento ao longo do mês, devendo acabar por conseguir derrotar os visitantes.

Em Marselha, um clássico entre a França e a Nova Zelândia. Duas equipas no auge da forma, dois estilos diferentes, mas um jogo de grande intensidade, onde os nervos podem decidir a questão. As equipas já se encontraram por duas vezes este ano, na digressão que a França fez aos mares do Sul, com uma vitória dos franceses por 27 – 22, e uma vitória dos All Blacks por 14 – 10. Neste encontro de gigantes, em que os All Blacks vão jogar todos de branco, prognósticos só no fim do jogo...

Sem comentários: