23 de novembro de 2009

RUGBY REGIONAL - A MOLA DO DESENVOLVIMENTO (parte 2)


Falei ontem, da criação de novas Associações Regionais, e vou hoje falar das competições, regionais, nacionais e internacionais do Rugby português de XV.
Ao falar das AR’S, referi que seria da sua responsabilidade a organização de competições regionais de clubes, nos diversos grupos etários, em masculinos e femininos.

A par destas competições, a FPR deverá organizar competições nacionais inter-regionais nos quatro escalões apontados, e em masculinos e femininos, para os quais as diversas AR’S prepararão, obrigatoriamente, seleções regionais.

E teremos ainda a participação de seleções em competições ou simples jogos internacionais.



Para facilitar o entendimento, falarei apenas do escalão seniores homens. Os projectos dos restantes escalões, serão elaborados tendo este como base.



COMPETIÇÕES DE CLUBES
As competições de clube serão de âmbito regional, e de âmbito nacional.

Nas regiões, a cargo da respectiva AR, teremos tantos Torneios Regionais, quantas as AR’S, apurando cada uma o seu Campeão Regional.

Depois, entre todos os Campeões Regionais, será apurado o Campeão Nacional das Regiões.

De notar que, para estas competições, não serão admitidos os jogadores que constituam o Grupo de Trabalho da Seleção Nacional, de XV ou de VII, dando assim espaço para o aparecimento de novos valores, e garantindo um lugar em competição para muitos jogadores que, antes, não chegavam a ter oportunidade de participar em provas oficiais.

A nível Nacional, com organização da FPR, terão lugar os Campeonatos Nacionais, com os clubes divididos, em função do seu número, em duas ou três Divisões, apurando, a principal - Divisão de Honra - o Campeão Nacional de Rugby, e as outras Divisões, os Campeões Nacionais da 1ª e 2ª Divisão.
Será adoptado o princípio de um clube, uma equipa, e as equipas B de cada clube, quando as houver, disputarão competições próprias, organizadas pelas AR’S.



O vencedor da 1ª Divisão ascende directamente à Divisão de Honra, por troca com o último classificado desta, e o segundo classificado da 1ª Divisão disputa com o penúltimo classificado da Divisão de Honra, qual delas disputará esta Divisão no ano seguinte.

O mesmo se aplica entre a 1ª e a 2ª Divisões.

A orientação a seguir é no sentido de que a Divisão de Honra seja disputada por oito equipas, nos mesmos termos em que tem sido disputada nos últimos anos.
Enquanto isso, as 1ª e 2ª Divisões deverão apontar para dois grupos de oito equipas em cada uma, com um play off final, de apuramento dos respectivos campeões.

Quarenta deve ser o número máximo de equipas a disputar os Campeonatos Nacionais, e quando houver mais que esse número de equipas, será organizada, nas Regiões, uma competição entre elas, de forma semelhante aos Torneios Regionais de que falei mais acima.

O vencedor desta competição regional, ascenderá à 2ª Divisão, por troca com o último classificado desta, enquanto o segundo classificado disputa um play off com o penúltimo classificado da 2ª Divisão, por um lugar nesta Divisão, aliás como se passa entre as outras Divisões.

Ainda, com âmbito Nacional, e a participação de todos os clubes – uma equipa por clube - terá lugar a Taça de Portugal, organizada pela FPR.


COMPETIÇÕES PARA SELEÇÕES REGIONAIS
Observando o mesmo princípio de não participação dos jogadores envolvidos nos Grupos de Trabalho das Seleções Nacionais, cada AR organizará uma Seleção Regional, para disputar, a duas voltas, uma competição denominada Super XV, que terá âmbito nacional, e vai apurar a Seleção Regional Campeã Nacional.
Anualmente, serão organizadas Série de Jogos Internacionais para as seleções finalistas da Super XV, sob o patrocínio da FPR.
Poderá ser considerada a organização de um Torneio Internacional para Seleções Regionais, em local, data e com adversários a definir.

COMPETIÇÕES PARA SELEÇÕES NACIONAIS
A Seleção Nacional participará no Campeonato da Europa e Campeonato do Mundo, e deverá ser feita uma campanha para a participação na Nations Cup.
A participação em jogos Internacionais – Séries – deverá ser mantida, com a eventual criação de uma equipa A, e sua participação numa Série adequada.

SUPERIBÉRICA
Deverá ser feito um esforço para a participação de equipas portuguesas na SIR, continuando os contactos que nesse sentido já foram estabelecidos, os últimos dos quais, muito recentemente.

CALENDÁRIO DAS COMPETIÇÕES REGIONAIS
As competições regionais, de Clube ou de Seleção, serão disputadas em períodos de actividade das Seleções Nacionais, treinos ou jogos, interrompendo-se nessas alturas, todos os Campeonatos Nacionais, por forma a perturbar minimamente a actividade dos Clubes.

Amanhã falarei da actividade de Sevens, a nível de Clube, Seleções Regionais e Seleções Nacionais.

Sem comentários: