30 de novembro de 2009

BRITISH & IRISH CUP - PÔR OS JOGADORES A JOGAR...


É uma competição semi profissional, disputada esta época pela primeira vez, com a participação de 24 equipas da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda.

Depois de um mês de intensa actividade internacional, voltamos agora, aos poucos à normalidade.

Hoje é tempo de falar de uma competição para segundas equipas, às quais as grandes potências dão a devida importância, já que sem uma alargada base de jogadores, não é possível manter o nível das equipas de topo.


As 24 equipas que disputam a British & Irish Cup, distribuem-se da seguinte forma:

Inglaterra: As 12 equipas do Campeonato da RFU, o equivalente a uma segunda divisão, que são as seguintes:
Bedford Blues, Birmingham & Solihull Bees, Bristol, Cornish Pirates, Coventry, Doncaster Knights, Exeter Chiefs, London Welsh, Moseley, Nottingham, Plymouth Albion e Rotherham Titans

País de Gales: As seis equipas do topo da Premiership Galesa, o segundo degrau do rugby no Principado, e que são Aberavon, Cardiff, Llanelli, Neath, Newport e Pontypridd

Irlanda: As segundas equipas (equipas A) das três Províncias irlandesas mais importantes, Ulster, Leinster e Munster

Escócia: Três equipas, sendo duas de clubes do topo da Premiership escocesa, no case Ayr e Heriots, e uma especialmente constituída para o efeito, composta de jogadores da Academia Nacional, a Gael Force.


Como se infere desta escolha de equipas, a preocupação é manter em actividade um grande numero de equipas e jogadores de segundo plano.

As equipas foram divididas em quatro grupos de seis equipas, disputando os seus jogos em cinco fins de semana, coincidentes com o Outono Internacional e com o Torneio das 6 Nações.
As duas primeiras jornadas tiveram lugar em 7 e 28 de Novembro, as restantes jornadas da fase de grupos terão lugar em Fevereiro e Março de 2010, e as meias finais, para as quais serão apuradas as equipas vencedoras de cada grupo, disputam-se em 24 de Abril, com a final a ter lugar em 15 de Maio.

Sem comentários: