9 de novembro de 2009

JOGAR, JOGAR, E VOLTAR A JOGAR!



A África do Sul aposta fortemente nos Sevens, para tentar assegurar a sua manutenção no topo do ranking mundial.
Enquanto a equipa das Eastern Provinces venceu o Torneio Inter Provincial, que se realizou em Port Elizabeth, tanto em masculinos como em femininos, a  seleção nacional conseguiu a terceira vitória consecutiva no Torneio de Singapura.



Em Port Elizabeth, na secção masculina, o equilíbrio foi a nota dominante, e a vitória sobre a equipa de KwaZulu-Natal por 31 – 29, numa final emocionante, é reflexo desse equilíbrio.

Já na secção feminina, as Eastern Provinces venceram pela quarta vez seguida, e a vitória na final, sobre a vizinha Borders, de Eastern Cape, por 15 – 5, não reflete completamente a sua superioridade.
Segundo Mahlubi Phuzi, o manager das equipas de sevens sul africanas, “ o rugby feminino está melhorando muito depressa, e a competitividade e nível do jogo melhorarão ainda mais, se pudermos arranjar mais competições para as jogadoras.”

Como eu tenho dito por diversas vezes – e é sempre bom ouvir responsáveis das grandes federações dizerem o mesmo - só jogando se melhora.

Em Singapura, os comandados de Paul Treu venceram pela terceira vez o Torneio Internacional do Cricket Club, na seqüência dos trabalhos de preparação para as Séries Mundiais, que começam no início de Dezembro, no Dubai. A seleção sul africana, com o nome de SA Vipers, derrotou na final a equipa de Davetalevo por expressivos 24 – 0.

Entretanto, na Austrália, onde se disputou a primeira edição do Gold Coast Sevens, a seleção da casa não conseguiu chegar à final, perdendo nas meias finais, para o Uprising Beach Resort, por 26-19. Na final, disputada entre duas equipas fijianas, o South Sea Drifters bateu o Uprising Beach por 17 – 7.
Luca Liussi, manager da seleção australiana, já definiu que o novo Torneio veio para ficar e será reforçado para o próximo ano. A primeira medida prende-se com a realização dos Jogos da Commonwealth, em Outubro. Liussi quer antecipar o Gold Coast, para que possa servir de Torneio de preparação para aqueles jogos.

A Austrália tem um longo caminho a percorrer, se quiser chegar ao patamar dos melhores, e o recém nomeado Luca Liussi vai ter muito trabalho, começando pela necessidade de eliminar as resistências aos Sevens, que se sentem no interior da própria federação australiana.

Curiosa a afirmação de Liussi, de que vai aproveitar a sua presença nos Torneios das Séries, para divulgar o Gold Coast Sevens e cativar participações para o mesmo.




Entretanto no Rugby de XV, chegou ao fim a Air New Zealand Cup, com a vitória, esperada de Canterbury, num jogo equilibrado.
Já repararam que os países que dominam o mundo do Rugby, África do Sul e Nova Zelândia, no Hemisfério Sul, e a Irlanda, no Hemisfério Norte, dão particular importância ao Rugby doméstico, desde os mais pequenos clubes, até às seleções regionais? E sempre em competição, dando espaço e tempo para os jogadores fazerem aquilo que sabem e gostam: Jogar, jogar, e voltar a jogar!



Sem comentários: