27 de novembro de 2009

O QUE É O DISTANTE REINO DE TONGA


Monarquia Constitucional desde 1875, Tonga é um estado da Polinésia que ocupa um território de 169 ilhas, a Sul de Samoa, a Oeste de Niue e das Ilhas Cook e a leste das Ilhas Fiji.
Colonizado desde antes de 1.000 AC, pelos Lápitas, povo evoluído que viveu também nas ilhas de Samoa e Fiji. Devido a esta antiga ocupação, estes grupos de ilhas são conhecidos como o berço da cultura e civilização da Polinésia.

No século XIII os tonganeses criaram aquilo que ficou conhecido pelo Império de Tonga (Tu’i Tonga).

No início do século XX, Tonga torna-se um protectorado britânico, situação que manteve até 1970, quando, concluído o tratado de amizade que ligava o país ao Reino Unido, se tornou, de novo, livre e independente.



Tonga é a única monarquia do oceano Pacífico, e o rei Tupou V exerce a sua autoridade como os antigos chefes do culto sagrado.



O arquipélago situa-se ligeiramente a norte do Trópico de Capricórnio, e das suas 169 ilhas, apenas 36 são habitadas de forma permanente, algumas de origem vulcânica, as montanhosas, e outras de origem coralina, estas planas.
Com um clima temperado e chuvoso, o solo é fértil e adequado à agricultura, que representa mais de 65% das suas exportações, especialmente bananas e produtos do coco. O turismo é a segunda actividade económica em importância para o País.
Num arquipélago com pouco mais de 100.000 habitantes, com infra-estruturas muito razoáveis e um sector de serviços sociais bastante desenvolvidos, e apesar de mais de 75 % da população viver no campo, a taxa de analfabetismo pouco passa de 1%.




O RUGBY NO REINO DE TONGA


O rugby foi introduzido em Tonga nos princípios do século passado, e a Federação de Rugby de Tonga, foi constituída em 1923.
O primeiro jogo internacional teve lugar em 1924, foi jogado na capital Nuku’alofa, contra Fiji, a quem venceram por 9 – 6.

Membro da PIRA – Aliança de Rugby das Ilhas do Pacífico – em conjunto com Fiji e Samoa, os Águias do Mar tem alternado vitórias surpreendentes com derrotas humilhantes. Assim aconteceu em Junho de 1999 quando derrotaram a França por 20 – 16, para, no ano seguinte, perderem por 102 – 0 com a Nova Zelândia.
Praticamente desconhecidos na Europa até 1986, os tonganeses tiverem direitos de primeira página quando, ao receberem o País de Gales, transformaram o recinto de jogo, literalmente, num campo de batalha, naquela que ficou conhecida como a maior cena de pancadaria colectiva de sempre, em jogos de rugby.
Depois, em 2003, antes do jogo com os All Blacks, do Campeonato do Mundo, na Austrália, ficou na memória de todos a execução simultânea do Haka neo zelandês, e do Sipi Tau tonganês, que levou as duas equipas até à linha de meio campo, dançando as suas ameaçadoras demonstrações guerreiras.

Presença assídua dos Campeonatos do Mundo, Tonga apenas falhou a participação no de 1991. Em 1987 perdeu os três jogos que realizou, em 1995 conseguiu a sua primeira vitória, contra a Costa do Marfim, num jogo marcado pela grave lesão sofrida por Max Brito, que o condenou para sempre a uma cadeira de rodas.
Em 1999, nova vitória, desta vez frente à Itália, e em 2003, de novo, perderam todos os jogos realizados.
Finalmente em 2007, foram derrotados pela Inglaterra e a África do Sul, mas conseguiram ganhar aos E.U.A. e a Samoa.
Desde então, Tonga apenas regista uma vitória, frente a Fiji, em Julho de 2008, e derrotas frente ao Japão (por duas vezes), Samoa (2) e Fiji (1). Nesta digressão à Europa, perderam frente à Irlanda A por 48 – 19, e frente à Escócia A por 38 – 7.

Sem comentários: