18 de outubro de 2019

MUNDIAL 2019 A FERVER COM QUARTOS DE FINAL NESTE FINAL DE SEMANA

Não é a primeira vez desde que o Mundial se começou a disputar em 1987 que uma equipa do chamado Tier 2 (neste caso o Japão) chega aos quartos de final, mas a verdade é que o campeonato do Japão vai marcar um ponto decisivo no futuro da competição, que eventualmente conduzirá ao seu alargamento a 20 equipas no futuro próximo, mesmo tendo em consideração o significado de próximo para a World Rugby.....

No passado já outras (grandes) equipas do Tier 2 conseguiram chegar a esta fase, sendo elas Fiji (1987 e 2007), Samoa (1991 e 1995) e o Canadá em 1991 (vejam o quadro resumo no final), mas o rugby é hoje um jogo diferente, onde para chegar lá não pode ser com base num feliz acontecimento e sim no fruto de um trabalho altamente profissional, onde os acasos tendem a desaparecer...
O Japão já em 2015 tinha marcado uma forte posição, acabando por não conseguir passar à fase eliminatória da prova por causa dos tais pontinhos de bónus a que nem todos davam - nesse passado recente... - muita atenção.
Este ano, apesar das controvérsias a propósito do Tufão que assolou o Japão no fim de semana final da fase de apuramento, os japoneses não deixaram qualquer dúvida que merecem estar na fase final, custe isso muito à Escócia ou a outros potenciais participantes nos jogos decisivos da prova.

Fazer prognósticos para estes quartos de final é uma tarefa muito complicada, e basta olhar para a composição das equipas nos quatro jogos para perceber que nenhuma delas está a deixar de fora quem eventualmente pudesse fazer melhor dentro de campo...
Por outro lado os oito participantes destes jogos, não por acaso, ocupam as primeiras oito posições do Ranking da World Rugby - não existem penetras!

INGLATERRA - AUSTRÁLIA
O jogo inaugural desta fase será o Inglaterra-Austrália, que regista o regresso da Inglaterra a estes jogos eliminatórios depois de um humilhante terceiro lugar em 2015, no Mundial da... Inglaterra! Na frente a equipa da rosa vai encontrar o finalista vencido do último Mundial e campeão do Mundo em 1991 e 1999, e não vai ser fácil conseguir a passagem às meias finais, embora exista um certo sentimento de uma eventual superioridade inglesa, que lhe possa manter a esperança num segundo título - a Inglaterra venceu em 2003. A única coisa que se pode garantir é que serão 80 minutos de enorme intensidade, que só terminará depois da corneta final soar.


NOVA ZELÂNDIA - IRLANDA
Antes do Mundial começar, a Irlanda era número um do ranking Mundial, apenas perdendo o lugar depois de derrotada pelo Japão no primeiro jogo da fase de apuramento, mas agora é a Nova Zelândia que ocupa a posição cimeira da classificação.
Os All Blacks são o principal candidato ao título Mundial, mas os irlandeses não vão entregar o jogo de bandeja, e também aqui a única garantia que temos é de um jogo altamente emotivo, disputado centímetro a centímetro, e durante todos os segundos dos 80 minutos que lhe estão destinados.
E mesmo a derrota da Irlanda perante o Japão serve de referência para este encontro, podendo mesmo ter servido de alarme para os irlandeses.

PAÍS DE GALES - FRANÇA
Apetece fazer comparações com os jogos do Seis Nações, mas o Mundial é outra coisa, esqueçam tudo o resto porque tanto galeses como gauleses não vão para campo a pensar nisso, e o jogo não permite avançar com um vencedor antecipado.
E mesmo se o País de Gales é o atual detentor do título máximo do rugby europeu, isso não lhe dá qualquer vantagem antes de terminados os 80 minutos do encontro de domingo.
A França só disputou três encontros na fase de apuramento - tal como a Inglaterra (e a Nova Zelândia) - e isso pode significar que esteja em melhor condição física, mas custa a acreditar também nessa eventual vantagem.
Mais uma partida sem vencedor antecipado, onde a única garantia é que uma equipa europeia vai chegar às meias finais.

JAPÃO - ÁFRICA DO SUL
 Esta é a partida em que quatro anos atrás quase 100% dos apreciadores de rugby no Mundo apostariam na vitória dos springboks, e por larga margem! Mas hoje a situação é muito diferente, e a vitória do Japão sobre a mesma África do Sul, ou já este ano sobre a Irlanda e sobre a Escócia, alterou tudo isso, e embora reste uma vantagem para os sul-africanos, a verdade é que os japoneses podem muito bem cometer a proeza de chegar a uma meia final.
Você arrisca uma previsão? Pois nós não, e podemos mesmo dizer sem necessidade de segredo, que torcemos fortemente pelo Japão!


QUADRO RESUMO 1987-2015

1 comentário:

Leonardo disse...

Olá, tivemos jogos de alta intensidade... Os quartos de final foram fantásticos, estou a espera das meias de final 😁
Pena que o Japão não conseguiram passar

Esperamos que Portugal possa estar presente no próximo campeonato de mundo