19 de julho de 2015

RWC 2015 - MÃO DE MESTRE APRESENTA OS FINALISTAS - SAMOA *

* Paul Tait
Informações do País
Oficialmente o Estado Independente de Samoa e antigamente chamada Samoa Ocidental, é um estado soberano da Polinésia na Oceania, constituído pelas duas ilhas ocidentais (e maiores) das ilhas Samoa: Savai'i e Upolo.
O seu vizinho mais próximo é a Samoa Americana que é um território não incorporado dos Estados Unidos.

A economia de Samoa sempre foi dependente das exportações agrícolas tanto quanto quase dois terços da população dedica-se a agricultura, sendo a actividade mais importante a exportação de copra. O sector que mais tem crescido é o do turismo, que oferece emprego a uns 15% da população.


Samoa jogou em todos os mundiais desde 1991 mas Samoa Americana em nenhum. 
Mesmo assim há jogadores do país que já participaram pelos Estados Unidos e outros como o All Black Jerome Kaino que foi titular no final de 2011.


O país é uma das três poderosas nações conhecidas no rugby internacional simplesmente como as Ilhas do Pacifico - Fiji, Tonga e Samoa. 
Os três conseguiram vitórias incríveis em mundiais de rugby contra selecções formidáveis. 
De facto Samoa derrotou a Argentina, Itália e País de Gales em mundiais e chegou perto a derrotar outros como África do Sul em 2011 e Inglaterra em 2003.

O rugby é forte no país por causa da história e emigração para a Nova Zelãndia. 
Samoa conseguiu sua independência da Nova Zelândia em 1962 e desde então houve muitas famílias que se decidiram a mudar para a Nova Zelândia. 
É por isso que há muitos Samoanos nos All Blacks e muitos kiwis na equipa de Samoa.

O rugby no país é amador e provavelmente sempre será. 
A possibilidade de se criar uma equipa das Ilhas do Pacífico para jogar no Super Rugby sempre existe mas a SANZAR não está interessada por causa do mercado. 
A combinação disso com a prioridade de ter jogadores que podem ser All Blacks tem resultado que há poucos Samoanos no Super Rugby e muitos nas ligas europeias e no Japão.

A Previsão
Samoa pretende classificar-se para os quartos de final pela terceira vez na história, mas pela primeira vez na era de profissionalismo. 
Nas Copas do Mundos de 1999, 2003, 2007 e 2011 sofreu muito com seus grupos em que sempre houve dois candidatos à vitória no torneio. Em 2015, no entanto, terá apenas um - a África do Sul.

Samoa terá datas favoráveis e também uma óptima ordem de jogos para se classificar para os quartos de finais. 
A campanha começará na cidade de Brighton contra os Estados Unidos, uma equipa que tem condições de derrotar Samoa, apesar dos resultados anteriores serem favoráveis a Samoa.
Só houve três jogos entre eles até hoje com Samoa vencendo todos mas nunca por margens superiores a quatro ou sete pontos.

A última partida foi no Campeonato do Mundo de 2007 com a vitória da Samoa por 25-21 em St. Etienne. 
Hoje os Estados Unidos conta com muitos mais jogadores profissionais em ligas no exterior e seus jogadores de Rugby Sevens tem contratos com a confederação.

O segundo jogo da Samoa será na cidade de Birmingham contra os Springboks e é um jogo que Samoa não terá condições de vencer. 
O jogo é muito familiar com os países sendo adversários nos mundiais de 1995, 2003, 2007 e 1999. De facto desde que os Springboks voltaram a jogar rugby internacional os países ficaram no mesmo grupos em todos os Mundiais, excepto em 1999.

No total houve oito jogos com Samoa perdendo todos mas, ao contrário de em mundiais anteriores Samoa terá tempo suficiente para se preparar para jogo e também para próximo que será contra o Japão. 
Os países jogaram 14 vezes no total com o Japão vencendo a maioria mas perdendo 33-14 em 2014.

O nível actual do Japão é superior aos mundiais anteriores mas o de Samoa é semelhante. 
Assim Samoa realmente terá que jogar bem ou não conseguirá um bom resultado. 
Depois viajará até o norte da Inglaterra para enfrentar a Escócia na cidade mais próxima da fronteira que receberá jogos no Campeonato do Mundo.

Caso Samoa vença dois dos seus três jogos antes da Escócia, é provável que o jogo decida quem vai aos quartos de final junto com a África do Sul. 
O jogo será muito disputado mas a Escócia será o grande favorito. 
No total a Escócia venceu sete vezes mas a única vitória de Samoa contra a Escócia foi em 2013. 
As equipas nunca se enfrentaram no Campeonato do Mundo.

A previsão é que Samoa perderá seus quatro jogos, sendo eliminada na fase grupal.


Sem comentários: