9 de julho de 2015

RWC 2015 - MÃO DE MESTRE APRESENTA OS FINALISTAS - JAPÃO *

* Paul Tait
Informações do País
Localizado no Oceano Pacífico o Japão é um país insular da Ásia Oriental. É um país arquipélago consistindo de 6852 ilhas cujas quatro maiores são Hokkaido, Honshu, Kuushu e Shikoku. Os caracteres que compõem seu nome significam 'Origem do Sol'.

Com uma população de 128 milhões de habitantes é o segundo maior país entre os vintes participantes que jogarão no Campeonato do Mundo de 2015. 
A Região Metropolitana do Grande Tóquio é a maior área metropolitana do mundo, com mais de 30 milhões de habitantes. 
Ou seja a capital japonesa conta com uma população maior que a Austrália.


Como uma grande potência económica o Japão possui a terceira maior economia do mundo em PIA nominal e a quarta maior em poder de compra. As principais atividades econômicas do Japão circulam entre as quatro ilhas mencionadas acima. O país é atravessado por uma eficiente rede rodoviária e ferroviária, que liga o país de norte a sul.

O Rugby no Japão é um desporto popular. Em termos de número de jogadores Japão ocupa o quarto lugar entre todos os países do planeta, e o desporto é praticado no país há mais de 100 anos. 
Nos últimos anos o Japão cresceu como muita força e pode integrar em breve a lista dos dez melhores do mundo em termos do Ranking Mundial, onde hoje ocupa a 13ª posição.

O país tem rugby profissional e também é muito popular entre os universitários. 
O actual campeão da Top League do Japão é o Panasonic Wild Knights, uma equipa que deverá ter vários atletas no Campeonato do Mundo. 
O Japão vai participar no Super Rugby em 2016 com uma equipa, para melhorar a sua selecção com a intenção de ir longe no Mundial de 2019 que será disputado no país.

A Previsão
A melhor equipa asiática terá que fazer o impossível no começo da sua campanha - enfrentar África do Sul e Escócia no espaço de apenas cinco dias. 
De facto nenhum outro participante no mundial terá que jogar duas vezes com três dias de descanso contra dois ex-Semi Finalistas da prova.

O enorme erro mostra a falha dos organizadores em conseguirem um Mundial justo para os participantes em desenvolvimento e simplesmente é inaceitável. 
O Japão, entretanto, jogará com seus titulares em ambos os jogos, já que de acordo com o seu treinador Eddie Jones, os asiáticos não colocarão reservas no campo como titulares em nenhum jogo.

Será o primeiro Mundial em que Japão enfrenta os Springboks e além disso o primeiro jogo entre eles na história. A África do Sul será favorita, porém Japão tem condições de perder por um marcador respeitável. 
Já houve um total de oito jogos entre o Japão e a Escócia, com os europeus vencendo sete vezes incluindo os jogos nos Mundias de 1991 e 2003.

Seu terceiro jogo, contra Samoa tornou-se habitual em anos recentes por causa do Pacific Nations Cup. Os países jogaram 14 vezes no total, com o Japão vencendo em 1999, 2010 e 2014. 
A vitória no ano passado foi contra uma selecção sem seus titulares, mas, mesmo assim foi importante. O resultado de 33-14 mostrou o progresso dos asiáticos que também derrotaram a Itália e País de Gales desde o Mundial de 2011.

Houve 21 jogos entre o Japão e os Estados Unidos, com os norte americanos vencendo a maioria. Nos últimos anos o Japão ganhou todas as partidas vencendo os cinco jogos desde o Mundial de 2003. A derrota por 39-26 nesse Mundial, não se deve repetir em 2015. A outra vez em que os países se defrontaram em mundiais foi em 1987 com os Estados Unidos ganhando por 21-18 também na Austrália.

A previsão é que Japão fará história com duas vitórias pela primeira vez em mundiais de rugby. Também terá duas derrotas mas terminará em terceiro lugar no grupo. 
Independentemente do lugar que o Japão ocupar, o país já está classificado para Mundial de 2019 porque será o anfitrião.


Sem comentários: