14 de julho de 2015

RWC 2015 - MÃO DE MESTRE APRESENTA OS FINALISTAS - ITÁLIA*

* Paul Tait
Informações do País
A República Italiana é a quarta nação mais populosa da Europa e a 23ª do mundo.
Com mais de 60 milhões de habitantes é um dos maiores mercados entre todos os participantes no Mundial de 2015. O país é uma república democrática que tem um alto padrão de vida e um PIB per capita elevado.

O país é um líder em comércio mundial e exportações e também conta com um setor enorme de turismo.
De facto a Itália é o quinto país mais visitado e que mais lucra com o turismo no mundo. Mesmo assim a economia italiana hoje sofre de vários problemas. 
As taxas médias de crescimento anual tiveram uma performance ruim nas décadas de 1980 e 1990 que teve como resultado a estagnação do crescimento económico.


A dívida pública italiano ficou em 116% do PIB em 2010, classificando-se o rácio da dívida como o segundo maior depois da Grécia com 126%. 
Estes números trazem uma preocupação sobre a possibilidade de organizar o Campeonato do Mundo de Rugby em 2023. 
A Itália está se candidatando para receber o evento contra África do Sul, França e Irlanda.

Como seus três concorrentes Itália é um país com rugby profissional. Os conjuntos de Treviso e Zebre jogaram no Pro 12 junto com equipas de Irlanda, País de Gales e Escócia. 
Também existe uma liga semi-profissional nacional. 
A diferença entre Itália e os três outros candidatos é que enquanto os outros já organizaram mundiais anteriormente a Itália não.

A Previsão
Itália terá uma sequência de jogos irregulares. 
Nos dois mundiais anteriores a ideia era para priorizar a lista de jogos da terceira melhor selecção no grupo. 
Ou seja, a Itália fechou a fase grupal em 2007 contra a Escócia em St. Etienne no último sábado, e em 2011 fechou contra a Irlanda em Dunedin no último domingo do fase grupal.

Esse ano será diferente com a Itália já enfrentando França e Irlanda no primeiro e terceiro fins de semana e assim completará sua campanha contra Roménia naquele que poderá ser um jogo sem influência na tabela. 
Para se classificar para quartos de final a Itália precisará a vencer França ou a Irlanda. Isso é, claro, além de derrotar Canadá e Roménia.

A explicação para a ordem do jogos é que os organizadores não tiveram a mesma liberdade ou acesso aos estádios como foi o caso em mundiais anteriores. 
Como vai acontecer durante a época de futebol no país, os estádios nas cidades de Birmingham, Brighton, Leeds, Manchester e Newcastle só estarão liberados em datas específicas.

Como os organizadores quiseram o máximo retorno dos jogos de França-Itália e França-Irlanda, esses jogos serão nos maiores estádios disponíveis, e o jogo entre Irlanda e Itália foi colocado no terceiro estádio de Londres. 
Simplesmente faltaram estádios para organizar jogos no terceiro fim de semana e consequentemente a Itália saberá antes do seu quarto jogo, se jogará nos quartos de final ou não.

De facto só um jogo no terceiro fim de semana do evento será num estádio grande de futebol: o Argentina-Tonga em Leicester. 
O Escócia-África do Sul será na cidade de Newcastle, o mais próximo da Escócia, e o outro jogo de alto nível será Inglaterra-Austrália em Twickenham.

A campanha da Itália abrirá contra a França no segundo dia do torneio e será fora da Inglaterra. 
Entre os 66 jogos na história a Itália venceu apenas quatro, mas dois foram em anos recentes - 2011 e 2013. 
Curiosamente será a primeira vez que os vizinhos se enfrentaram num Mundial de rugby.

A qualidade do Top 14 e as atletas de França deverão fazer a diferença no jogo porem o treinador dos bleus foi criticado, com razão, por não ter noção de como montar uma estratégia no campo. Entretanto a Itália não entrará como favorita e uma vitória seria uma conquista extremamente considerável.

Sete dias depois a Itália jogará na cidade de Leeds contra o Canadá naquela que será apenas a segunda vez que eles se enfrentam na história do Campeonato do Mundo. 
Em 2003 os europeus venceram por 19-14 em Camberra e o Canadá também sempre deu muito trabalho aos italianos em amistosos. 
Os norte americanos venceram em 1983 e 2000 enquanto a Itália venceu os cinco outros jogos, o mais recente sendo por 25-16 em 2012 na cidade de Toronto.

A Itália terá condições de vencer e deverá vencer. Assim chegará no seu terceiro jogo precisando vencer ou cair fora do mundial. Será oito dias depois do jogo contra Canadá e assim terá tempo suficiente para ficar totalmente preparada.
A Itália já mostrou ter a qualidade necessária para derrotar a Irlanda, mas a possibilidade não é consideravelmente alta.

Entre os 24 jogos na história, a Itália venceu quatro vezes - em 1995, duas vezes em 1997 e em 2013. A vitória em 2013 foi notável, com a Itália realmente merecendo o resultado. 
A Irlanda, porém, jogou sem titulares como Tommy Bowe, Gordon D'Arcy, Stephen Ferris, Cian Healy, Paul O'Connell e Jonathan Sexton. 
Nos Torneios das Seis Nações de 2014 e 2015, a Irlanda voltou a vencer por 46-7 e 26-3.

A única vez que as equipas se enfrentaram em mundiais de rugby foi em 2011 com a Irlanda dominando o segundo tempo para vencer por 36-6. 
Os resultados positivos contra a Irlanda na década de 1990 foram uma grande parte da campanha para a Itália ser incluída no antigo Cinco Nações, mas actualmente a Irlanda voltou a ser poderosa e será a grande favorita para jogo no Olympic Stadium.

Depois de sete dias de descanso Itália enfrentará a Roménia no último dia da fase grupal. Historicamente a Roménia era superior à Itália, porém depois do fim de comunismo no país em 1990, a Itália conseguiu melhores resultados. 
No total a Itália venceu 22 dos 41 jogos incluindo 10 dos últimos 12.

O único jogo entre os dois países no Mundial de rugby foi em 2007, com a Itália vencendo por 24-18 na cidade de Marselha. Foi o segundo jogo dos italianos e o primeiro da Roménia. Como resultado, a Itália jogou com suas reservas. 
O jogo anterior foi uma zebra com a Roménia ganhando em casa por 25-14 em 2004.

Infelizmente para o rugby europeu e até global, a Itália não está jogando tanto contra as equipas da Tier 2 como anteriormente. 
Além da Roménia a Espanha, Geórgia, Portugal e Rússia deveriam receber jogos contra a Itália e a Escócia também. 
Os resultados no Seis Nações, Campeonatos do Mundo e o Ranking Mundial mostram isso.

A previsão é que a Itália ganhará seus jogos contra Canadá e Roménia mas perderá contra França e Irlanda. 
Assim será eliminado no fase grupal e terá que esperar mais um Mundial para chegar nos quartos de finais pela primeira vez na história.


Sem comentários: