8 de julho de 2015

EM INGLATERRA ÚLTIMA ETAPA DO GRAND PRIX SERIES 2015

O Grand Prix Series regressa este fim de semana com a realização do Exeter Sevens, em Inglaterra, depois de ter cumprido as etapas de Moscovo e de Lyons, para determinar não apenas o campeão europeu do ano, mas também - e especialmente! - a equipa que terá direito ao acesso directo aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e aquela que vai assegurar o primeiro dos quatro lugares do continente no torneio final de repescagem olímpica (Final Olympic Qualification).

Na verdade a vitória final da França parece inevitável, já que lhe basta chegar às meias finais para garantir o sucesso. Os sete pontos de vantagem que leva neste momento sobre a segunda classificada, a Rússia, assim o determinam, pois a diferença entre o primeiro e o quarto de cada etapa é de apenas seis pontos no ranking oficial.
Já para o segundo lugar a pressão sobre a Rússia é grande pois a Espanha que está apenas a cinco pontos de distância, pode constituir um perigo, embora seja improvável.

Infelizmente para nós, Portugal está praticamente afastado destes dois primeiros lugares, já que para lá chegar não bastaria vencer em Exeter, mas seria também necessário que a França não comparecesse a esta terceira etapa, e a Espanha ficasse classificada abaixo do oitavo lugar no torneio inglês, já que a diferença entre a nossa selecção nacional e os gauleses é de 20 pontos e  é de 14 pontos para os nuestros hermanos - isto sem contar com a Rússia - de quem estamos separados por oito pontos - ou da Alemanha que está apenas a 4 pontos.

Restará a Portugal, a presença na repescagem europeia que se realiza no fim de semana de 18/19 de Julho em Lisboa, que vai atribuir os três restantes lugares na Final Olympic Qualification, onde - aí sim - a nossa equipa tem obrigação de conseguir um dos lugares em aberto.

No primeiro dia de Exeter Portugal terá pela frente duas equipas teoricamente acessíveis - Alemanha e Roménia - mas vai também encontrar a líder isolada da competição, a França, que parece imparável na luta pelo título, quer em termos de jogo-jogado, quer em termos da sua estratégia administrativa.

Fique com o quadro dos jogos do primeiro dia e o habitual frente a frente com os adversários iniciais, a constituição da equipa portuguesa nesta prova e ainda a classificação actual do GPS.




Duarte Moreira do Belenenses foi substituído à última hora por João Diogo Silva, da Académica de Coimbra, que se estreou na selecção nacional de sevens em Fevereiro deste ano, tendo participado nas etapas de Wellington (Nova Zelândia) e Las Vegas (E.U.A.). O João Diogo tem 22 anos (DDN 13-05-1993).


Sem comentários: