21 de julho de 2015

A ÉPOCA INTERNACIONAL DO RUGBY FEMININO PORTUGUÊS *

* Miguel Staniford
A época internacional terminou com um brilhante 3º lugar alcançado no torneio europeu de repescagem olímpica realizado em Lisboa no último fim de semana.

Com este resultado a equipa portuguesa vai participar no torneio final mundial de repescagem olímpica a realizar em 2016. Foi o feito maior de uma equipa feminina portuguesa e que a coloca numa posição cimeira no conjunto de todas as modalidades colectivas femininas portuguesas.

Durante a época 2014/2015 a seleção nacional de sevens participou em Hong Kong em Setembro 2014, no torneio de qualificação para a séries mundiais da World Rugby, em dois torneios do campeonato da Europa realizados em Kazan e Brive e no torneio de repescagem olímpica europeu realizado em Lisboa.

Fruto da classificação no europeu de 2014 ( 6º lugar ) a selecção foi integrada no projecto olímpico Rio 2016 nível B, beneficiando assim do apoio financeiro do Comité Olímpico de Portugal. 
Esse apoio possibilitou a realização de um plano de treinos anual, com um pequeno apoio financeiro às atletas escolhidas para participação nesse plano, que constou de treinos trissemanais no CAR do Jamor, para as atletas da zona de Lisboa, e no Porto e Coimbra para as atletas dessas regiões. 
Alista de jogadoras incluídas nunca foi divulgada pela FPR mas integrou cerca de 20 atletas.

Apesar do apoio do Comité Olímpico de Portugal as limitações financeiras apenas permitiram a realização de um estágio em Valladolid e Ávila com a seleção espanhola, tendo sido disputados quatro jogos, todos com vitória das espanholas, e a participação em Paris, no torneio organizado pela Universidade Paris Centrale e em que a selecção nacional se classificou em 3º lugar, obtendo quatro vitórias e sendo apenas derrotada, na meia-final pela selecção universitária francesa.

Com a possibilidade de ainda lutar por um lugar nos JO Rio 2016 a seleção feminina vai manter-se integrada no projecto olímpico com o consequente apoio financeiro do Comité Olímpico de Portugal, esperando-se que esse apoio seja concretizado em ações que contribuam para uma melhoria competitiva da nossa selecção e não desviado para outros fins. 
As atletas bem o merecem.

Os resultados obtidos, 8º lugar no torneio de Hong Kong e 10º lugar no europeu são superiores àquilo que a realidade competitiva nacional do rugby feminino justificaria. 
Esses resultados devem-se à elevada dedicação das jogadoras que participaram no plano de treinos nacional e ainda da sua qualidade técnica e entrega total ao jogo, que demonstraram.

Se compararmos esta preparação com as das outras seleções europeias que participaram em variados torneios antes do europeu, facilmente se constata a inferioridade com que a nossa seleção se confrontou.

Aliás, nos diversos jogos que realizou nos dois torneios da competição europeia, verificou-se que as jogadoras portuguesas estão a um nível igual ou mesmo superior no que respeita a técnica individual e estratégia de jogo, notando-se que lhes falta ritmo competitivo, o que apenas se alcança com jogos de nível superior e com regularidade.

Num ou noutro jogo, derrotas com Itália e Escócia em Kazan e com o País de Gales em Brive, deixaram escapar vitórias que lhes possibilitariam disputar a Cup e assim alcançar uma posição nas seis primeiras. 
Mas o objectivo principal no Europeu, manutenção no grupo Elite, foi, embora com dificuldade, atingido.

Nas 4 competições em que participaram,  o responsável nacional João Mirra utilizou 16 jogadoras, distribuídas pelos seguintes clubes: 
Benfica - 6, Técnico - 5, Sport Club do Porto - 2 Agrária de Coimbra - 2, Queens University Belfast - 1 ( que em época anterior representou o Benfica ). 
Mas nos últimos três torneios a escolha limitou-se a 13 jogadoras.

Uma referência ainda para o excelente comportamento da seleção feminina Sub-18 que participou no 1º campeonato da Europa desse escalão etário, em Setembro 2014, e que obteve um honroso 6º lugar entre 10 países concorrentes.

Mas a época terminou com a girandola final do 3º lugar no torneio de Lisboa com uma grande vitória sobre a Holanda no jogo decisivo para a qualificação olímpica mundial. 
Parabéns a todas e todos que estiveram envolvidos neste feito histórico do rugby feminino português.

Fotos: António Simões dos Santos

Sem comentários: