5 de julho de 2015

QUATRO CANDIDATOS AO MUNDIAL 2023 COM DECISÃO ATÉ MAIO 2023

Estão finalmente anunciados os candidatos à organização do Campeonato do Mundo de Rugby de 2023, com a expressão tardia da vontade da França, que se junta assim aos europeus Irlanda e Itália, e à África do Sul.

Ficam assim desfeitas as expectativas dos que defendiam a estreia da prova nas Américas, fosse no Norte, através dos Estados Unidos, ou no Sul, por intermédio da Argentina, e ainda a ausência da Oceania ou da Ásia nesta corrida.


A história da prova mostra-nos que, alternadamente, a competição se realizou no hemisfério Norte e no hemisfério Sul, nas suas primeiras oito edições, mas vai repetir-se em 2019 no hemisfério Norte - no Japão a seguir a Inglaterra - o que poderia indicar uma prévia tendência para a realização na África do Sul em 2023.

No entanto essa tendência foi agora abalada, depois da decisão francesa de concorrer ao evento, embora seja ainda muito cedo para se falar num destino preferencial.

As quatro candidaturas deverão preparar os seus cadernos por forma a que a World Rugby tome uma decisão até Maio de 2017.

Quanto às eventuais candidaturas americanas, se a Argentina nunca mostrou vontade para a empreitada - numa tendência que inclui a desistência de organizar uma etapa do Circuito Mundial de Sevens que chegou a ser anunciada - já quanto aos Estados Unidos a sua não formalização se fica mais a dever à atribuição do Mundial de Sevens de 2018, e ao empenho e esforço que esse evento vai representar.

O Campeonato do Mundo de XV foi organizado, desde a sua introdução, em:

1987 : Nova Zelândia/Austrália 
1991 : Inglaterra
1995 : África do Sul 
1999 : Reino Unido 
2003 : Austrália
2007 : França
2011 : Nova Zelândia 
2015 : Inglaterra
2019 : Japão

E para saber o que se passou em cada uma destas edições, consulte o nosso hot-site Rugby World Rugby

Sem comentários: