10 de dezembro de 2014

OS ADVERSÁRIOS DE PORTUGAL EM PORT ELIZABETH

Depois de disputar 809 jogos num total de 144 torneios, Portugal avança para o Port Elizabeth 7's com um total de 425 vitórias, 12 empates e 372 derrotas.

Nestes 809 jogos Portugal já defrontou 70 selecções nacionais contra as quais realizou 759 jogos repartido por 390 vitórias, 12 empates e 357 derrotas, e, afinal, tudo começou em 1992, quando se disputou um qualificativo mundial para o Campeonato do Mundo, que teria a sua primeira edição em 1993, na Escócia, Murrayfield.


Nesse torneio de qualificação, em que Portugal falhou  o objectivo por uma unha negra - derrota frente à Espanha por 10-6 no jogo decisivo - a estreia absoluta da nossa equipa nacional de sevens aconteceu contra a Namíbia, e no conjunto Portugal perdeu cinco dos nove jogos disputados.

Aproveite e veja toda a história da selecção nacional de sevens no hot site que lhe dedicamos, conheça todos os nossos 159 internacionais, os resultados de todos os jogos realizados, as nossas participações em Mundiais e Europeus, enfim tudo o que há para saber e você só encontra pela mão do Mão de Mestre...

Note que as estatísticas que lhe são fornecidas pela World Rugby (IRB) se referem apenas à participação nas Séries Mundiais, não incluindo portanto os jogos de qualificação para os Mundiais, os próprios Mundiais, os Campeonatos da Europa e, muito menos, os torneios particulares em que Portugal participou como selecção nacional. Aqui, você encontra tudo isso!

Desde então muito se evoluiu, o jogo de sevens deixou de ser uma brincadeira de final de época para se tornar num acontecimento mediático que mobiliza milhões de espectadores cada vez que se disputa uma etapa do Circuito Mundial, ou dos Campeonatos do Mundo.

Infelizmente a Rugby Europe nunca teve arte nem engenho, nem vontade, de fazer o mesmo com o Campeonato da Europa, mas isso é apenas uma questão de tempo.

O dia chegará em que os cérebros do rugby na Europa chegarão à conclusão que, devidamente geridos, os sevens são uma máquina de fazer dinheiro.

Entretanto na presente época, o Circuito Mundial avança para a sua terceira etapa, na África do Sul, e Portugal vai ter mais um difícil primeiro dia, enfrentando duas equipas de nível superior, e uma outra que deve estar ao nosso alcance.

AUSTRÁLIA
O primeiro adversário do fim de semana é a poderosa Austrália, finalista vencida do Torneio do Dubai na passada semana, a quem, apesar de tudo, Portugal já venceu em três ocasiões, a primeira das quais aconteceu no Dubai em 2006 (vitória por 12-10), uma equipa de que ainda restam no activo Adérito Esteves, David Mateus e Pedro Leal. 

Faziam ainda parte dessa equipa António Aguilar, Bernardo d’Eça, Tiago Girão, Valter Jorge, João Mirra, Francisco Moreisa, Paulo Murinello e Frederico de Sousa.

Curiosamente nesse mesmo torneio, Portugal perdeu com a Argentina nas meias finais da Bowl...

A segunda vitória lusitana frente à Austrália aconteceu em 2008 em Londres (vitória por 28-12), e além de Adérito Esteves, David Mateus, Diogo Mateus, esteve também presente Diogo Miranda (Pedro Leal não esteve lá...), e ainda Pedro Cabral, Sebastião Cunha, Valter Ferreira, Gonçalo Foro, João Mirra, António Pinto, Pedro Silva e João Uva.

Apurada para a Cup após vencer o Canadá (17-14) e perder para as Fiji (0-39), a equipa portuguesa registaria derrotas nos quartos de final perante Samoa (7-17) e nas meias finais da Plate frente à Nova Zelândia (14-28).

Finalmente a terceira vitória aconteceu um ano mais tarde, de novo em Londres, num torneio em que depois de empatar com a Argentina (21-21), perder com a Nova Zelândia (7-43) e vencer o Canadá (24-7), Portugal perdeu para a Escócia nos quartos de final da Cup por 21-22, vencendo então a Austrália nas meias finais da Plate (19-10), para perder na final da prova frente às Fiji por 10-24.

Dessa jornada em Londres participaram Adérito Esteves, Pedro Leal, Diogo Mateus, Duarte Moreira, António Aguilar, António Vieira de Almeida, Sebastião Cunha, Gonçalo Foro, Sérgio Franco, Francisco Mira, Frederico Oliveira e Pedro Silva.

ARGENTINA
O segundo adversário de Portugal em Port Elizabeth, é a Argentina, e frente a ela a nossa equipa conseguiu duas vitórias e um empate.

O empate entre as duas equipas (21-21) já aqui foi referido, aconteceu em Londres em 2009, e a primeira vitória chegou nos Jogos Mundiais de Kaoshiung, Taiwan, por 19-12 nas meias finais que nos levou à final com as Fiji, e a mais uma derrota, desta vez por 10-43.

Em Kaoshiung estiveram Pedro Leal, Diogo Mateus e Hugo Valente, além de Manuel Costa, Sebastião Cunha, Ricardo Dias, Gonçalo Foro, Frederico Oliveira, Francisco Serra, Pedro Silva, Bernardo Silveira e Veltioven Tavares.

A segunda, e última vitória das nossas cores frente aos argentinos (por 17-10) ocorreu na fase de apuramento do Campeonato do Mundo de 2013, em Moscovo, e Adérito Esteves, Pedro Leal, David Mateus, Diogo Miranda, Duarte Moreira e José Vareta faziam parte da equipa, juntamente com Francisco Vieira de Almeida, Pedro Bettencourt, Gonçalo Foro, Miguel Lucas, Frederico Oliveira e Rafael Simões.

ZIMBABWÉ
Para encerrar a fase de apuramento, Portugal defronta o Zimbabwé, e das oito vezes em que as equipas se encontraram, os portugueses venceram sete, sendo que a única derrota foi em setembro de 2009, em Windhoeck, na Namíbia, por 7-27.

A primeira vitória foi no Mundial 2001, em Mar Del Plata (19-14), a que se seguiram George em 2006 (14-12), George de novo em 2010 (26-19), Port Elizabeth em 2011 (24-12), Hong Kong em 2012 (21-17), Glasgow no mesmo ano (24-14 ee, finalmente, Port Elizabeth de novo em Dezembro de 2012 (17-12).


Como se vê, Portugal deu-se bem sempre que defrontou o Zimbabwé na África do Sul, primeiro em George e depois em Port Elizabeth – duas vezes em cada um dos torneios.

Dos jogadores portugueses que vão estar em Port Elizabeth, seis já defrontaram o Zimbabwé, e se nenhum deles esteve em Mar del Plata dois estiveram no jogo seguinte em 2006 - Adérito Esteves e Pedro Leal - e dois outros estiveram na derrota na Namíbia, em 2009 - Diogo Miranda e Hugo Valente.

Aqui fica a lista desses seis jogadores: 
Adérito Esteves (George 2006; Port Elizabeth 2011, 2012; Hong Kong 2012; Glasgow 2012)
Pedro Leal (George 2006, 2010; Port Elizabeth 2012; Hong Kong 2012; Glasgow 2012)
Diogo Miranda (Namíbia 2009; George 2010; Port Elizabeth 2011, 2012)
Hugo Valente (Namíbia 2009; George 2010)
Carl Murray (George 2010; Port Elizabeth 2011; Hong Kong 2012; Glasgow 2012)
José Vareta (Port Elizabeth 2012)


7 comentários:

Anónimo disse...

Em Londres quando ganhamos à australia quem jogou foi o Gonçalo Foro e não o Gonçalo Malheiro.

https://www.youtube.com/watch?v=ePrf-4dPIeg

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 09:22
Tem razão, já está corrigido.

luis disse...

E não esquecer que, para além do Circuito Mundial e do Campeonato do Mundo, vamos ter, pela primeira vez, os Sevens nos Jogos Olímpicos (Rio de Jan eiro, 2016)o que terá motivado muitos países do "planeta Rugby" a investirem, a sério, e com mais meios técnicos e financeiros, nesta variante, que a tornou ainda mais atractiva. Qualificar Portugal para os Jogos pode ser uma utopia, mas se não sonharmos...

Ricardo Oliveira disse...

Eu acho que a nossa qualificação para os JO é muito provável uma vez que será feita a seleção a nivel europeu e temos a escocia, inglaterra e gales a jogarem como apenas uma seleção.

Anónimo disse...

A classificação é possível, mas se a Inglaterra não terminar as IRB 7s Series num dos primeiros 4 lugares (conseguindo assim a qualificação automática), vai ser muito difícil.

Nesse caso, Portugal no Grand Prix europeu, terá que ficar à frente de pelo menos uma destas duas equipas: Inglaterra e França (Gales e Escócia não entram para estas contas) para continuar com hipóteses. Isso não será fácil.

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 12:05
Se a Inglaterra não ficar entre os quatro primeiros do Circuito, então para que Portugal seja apurado directamente no GPS tem que ficar na primeira posição, não contando com a Escócia e o País de Gales, pois apenas se apura uma equipa.
Depois ainda há uma repescagem, para o qual o representante europeu será encontrado num outro torneio a realizar em princípio de Agosto...

Anónimo disse...

Obrigado pelo esclarecimento.