29 de janeiro de 2014

TUDO O QUE PRECISA SOBRE A QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDIAL 2015 *

* Paul Tait
O ano de 2014 começou com treze equipas confirmadas no mundial de 2015 na Inglaterra e País de Gales, e antes do fim do ano todos as vagas na competição estarão definidas.

Um total de 84 países estiveram envolvidos na fase de classificação e restam apenas vinte e três que podem participar na prova.



África (CAR)

Quatro países africanos ainda tem chances de se classificar para o Mundial.
O vencedor da classificação continental, a Divisão 1A da African Cup deste ano, classifica-se como África 1.
A Divisião 1A será composta por Madagascar, Namíbia, Quénia e Zimbabwé e o torneio acontecerá na cidade de Antananarivo entre 26 de Junho e 6 de Julho.
O vencedor classifica-se directamente enquanto o segundo colocado será confirmado como África 2 e jogará na repescagem com a possibilidade de também SE classificar para o Campeonato do Mundo como vencedor do Play-Off.
Os outros dois países serão eliminados.

África 1 jogará no Grupo C contra Argentina, Nova Zelândia, Tonga e um país europeu.
Entre os quatro candidatos a Namíbia jogou em quatro mundiais com um recorde de zero vitórias e quinze derrotas, enquanto o Zimbabwé jogou nos mundiais de 1987 e 1991 e perdeu todos os seus seis jogos.

Previsão: Namíbia classificada como África 1, Madagascar na repescagem



Américas (NACRA, CONSUR)

As Américas é a única zona definida pela IRB que já tem o vencedor da classificação definida - o Canadá classificou-se como Américas 1 em Agosto de 2013 com duas vitórias contra os Estados Unidos.
O resultado significou que para os Estados Unidos se classificarem terão que enfrentar o vencedor do Campeonato Sul Americano, o Uruguai.
A disputa entre os países acontecerá em Março com o primeiro jogo em Montevideo no dia 22 e o segundo em Atlanta no dia 29 .
O prémio será a classificação como Américas 2 e um lugar no Grupo B que já conta com África do Sul, Escócia e Samoa.
Ásia 1 também jogará no grupo.
O perdedor entre os EUA e Uruguai ainda terá ainda a possibilidade de jogar no Mundial através da repescagem.



Previsão: EUA classifica-se como Américas 2, o Uruguai joga a repescagem.



Ásia (ARFU)

Cinco países do continente oriental ainda tem chances de se classificar para o Mundial.
Mesmo assim todo mundo estará prestando atenção ao Japão. O país é o único da Ásia que jogou num Campeonato do Mundo e, na verdade, o Japão jogou em todos.
Japão também sediará o Mundial de 2019 e assim é praticamente garantido que o Japão se juntará a Américas 2 na competição.

O Asian Five Nations definirá quem jogará no mundial e participam na prova a Coreia do Sul, Filipinas, Hong Hong, Japão e Sri Lanka.
As datas ainda não foram confirmadas mas o torneio tem a tradição de ser realizado em Abril e Maio.

O Japão nunca perdeu um jogo na prova até hoje e a equipa está mostrando uma qualidade superior ao que mostrou no Mundial de 2011.
A batalha para o segundo lugar é mais aberta.
Em 2010 o Casaquistão foi Ásia 2 mas em 2014 o país está fora do Asian Five Nations porque foi rebaixado.
No lugar do Casaquistão é provável que Hong Kong ou Coreia do Sul terminem o torneio na segunda posição.
Ásia 2 entrará na repescagem e enfrentará Américas 3 pelo direito de avançar para disputar a final contra o vencedor de África 2-Europe 3.



Previsão: Japão classifica-se como Ásia 1, Hong Kong entra na repescagem.



Europa (FIRA-AER)

Dez países europeus ainda tem possibilidades de jogar no mundial de 2015. Os que podem classificar-se são Alemanha, Bélgica, Espanha, Geórgia, Holanda, Moldávia, Polónia, Portugal, Roménia e Rússia.
Entre eles, seis jogam o Europeu das Nações 2014 (ENC) com Geórgia e Roménia atualmente bem
posicionados (após o Europeu de 2013, que representou 50% do apuramento para o Mundial) à frente da Rússia no terceira lugar.

Bélgica, Espanha e Portugal tem menos pontos na tabela mas, em teoria, podem classificar-se.

Os dois melhores colocados do acumulado dos Europeus de 2013 e 2014 classifica-se como Europa 1 e Europa 2 enquanto os quarto, quinto e sexto serão eliminados.
O terceiro colocado precisará enfrentar um país europeu de uma divisão inferior e, caso ganhe, disputará a repescagem.
A Holanda ainda está com chances como vencedor da divisão 2A. Enfrentará o vencedor da divisão 1B que tem Alemanha, Moldávia e Polónia com possibilidades de classificação. O vencedor do Holanda contra o campeão da divisão 1B, enfrentará o terceiro colocado ENC, e o vencedor desse jogo entrará na repescagem como Europa 3.

Europa 1 entrará no Grupo C, enquanto Europa 2 jogará no Grupo D contra Canadá, França, Irlanda e Itália.
Cinco dos seis países do ENC já jogaram em, pelo menos, uma copa do Mundo de rugby.
A Roménia jogou em todos e a Geórgia em três.
Espanha, Portugal e Rússia jogaram num torneio cada mas todos estão melhor colocados no Ranking Mundial do que Namíbia.
O ENC será jogado entre 1 de fevereiro e 15 de março.



Previsão: Geórgia e Roménia classificam-se como Europa 1 e 2, Rússia entra na repescagem. 



Oceania (FORU)

Só restam duas nações na Oceania que ainda podem classificar-se para o mundial - Fiji e as Ilhas Cook.
Fiji jogou muito mal no Mundial de 2011 contra todos seus adversários.
África do Sul e País de Gales dominaram os fijianos e Fiji também não jogou bem contra a Namíbia e Samoa mas venceu contra os africanos.
As Ilhas Cook será o seu adversário porque a selecção venceu o Oceania Cup 2013 que também contou com as Ilhas Salomão, Papua Nova Guiné e Taiti.
Só haverá um jogo em vez de dois e acontecerá em Fiji no dia 26 de Junho.
O vencedor não só se classifica para o Mundial mas entrará no Grupo de Morte e terá que enfrentar na abertura do torneio a Inglaterra em Twickenham.
Para piorar a situação Oceania 1 também terá que jogar contra País de Gales no Millennium Stadium, um local fora da Inglaterra.
De fato, Oceania 1 terá que enfrentar as duas nações nos estádios deles e também jogará contra os Wallabies e o vencedor do Play-Off.

O segundo colocado entre Fiji e as Ilhas Cook será eliminado porque ao contrário de todas as outras regiões não há uma vaga na repescagem para Oceania 2.

Previsão: Fiji classifica-se como Oceania 1.



Repescagem

Na Repescagem estarão África 2, Américas 3, Ásia 2 e Europa 3 e será realizado em duas etapas em datas ainda não determinadas em 2014.
A primeira fase, provavelmente a ser jogada em Julho, terá os jogos África 2-Europa 3 e Américas 3-Ásia 2 numa eliminatória a uma mão com o país melhor colocado no Ranking Mundial sediando o jogo.
A segunda etapa será diferente com os vencedores jogando em duas mãos provavelmente em Novembro.
O vencedor do Play-off assumirá a última vaga no Mundial e jogará no Grupo A.
O prémio será os jogos contra Austrália, Inglaterra, Oceania 1 e País de Gales, tendo que enfrentar uma agenda controversa.
O Play-Off Winner enfrentará Oceania 1 e Inglaterra apenas com três dias de intervalo.



Previsão: Uruguai classifica-se como Vencedor do Play-Off.

7 comentários:

Anónimo disse...

O artigo está muito bom e interessante, agora prever que o Uruguai vai ser o vencedor do Playoff???? loool. Eles este ano ganharam à justa, em casa, por 1 ponto à Espanha e no ano passado perderam 25-32 contra Portugal, em Montevideu. Imagino como será se for contra a Russia com os jogadores rápidos que eles têm. Enfim, são opiniões...

Anónimo disse...

senhor cabral, isto é mesmo fazer pouco da familia do mundo oval! estamos a 3 dias do jogo romenia-portugal e ainda nao foi comunicado a lista dos 23 eleitos para sabado!!!

Anónimo disse...

Então e as jovens promessas onde estão Amlin Cup não servia exactamente para preparar jogadores mais novos para as nações B não se ia deixar de utlizar pensos Rápidos(Expressão de Frederico de Sousa) os novos são Aguilar 36 anos, Pipas 35, vasco 33, enfim a palhaçada do costume mais vale não falarem e limitarem-se a apresentar a equipa.

FRANCISCO FERNANDES
AS BÉZIERS HÉRAULT
2 JOAO CORREIA (Capitão)
GD DIREITO
3 TONY MARTINS USAL LIMOGES RUGBY
4 ERIC DOS SANTOS BIARRITZ OLYMPE PAYS BASQUE
5 GONÇALO UVA
RACING CLUB NARBONNE MÉDITERRANÉE
6 VASCO UVA GDDIREITO
7 AURELIEN BECO
COLOMIERS RUGBY
8 JACQUES LE ROUX COVENTRY RUGBY CLUB
9 FRANCISCO PINTO MAGALHÃES CDUL
10 DIOGO MIRANDA
CF OS BELENENSES
11 CARL MURRAY
CDUL
12 JOSE LIMA
RACING CLUB NARBONNE MÉDITERRANÉE
13 PEDRO BETTENCOURT CDUP
14 GONÇALO FORO CDUL
15 ANTONIO AGUILAR GDDIREITO
16 JORGE SEGURADO GDDIREITO
17 MIKE TADJER BARBOSA RUGBY CLUB MASSY ESSONNE
18 BRUNO ROCHA AEISTECNICO
19 FERNANDO ALMEIDA AEISAGRONOMIA
20 RUI D’OREY GDDIREITO
21 LUIS SALEMA GDDIREITO
22 EMMANUEL REBELO
S.DIJONNAIS
23 FRANCISCO APPLETON CDUL

Anónimo disse...

Boa tarde!
Podem dizer mal do Pipas e do Aguilar, são opiniões! agora do Vasco, nunca o vi jogar mal e eu nem sou muito simpatizante do Direito, mas penso que se tivesse mos 23 Vascos não ficávamos nada mal servidos...

Anónimo disse...

Bom, grande surpresa na não convocação do Pedro Leal para a Roménia. Gostaria, então, de saber quem chuta aos postes... Para além disso parece-me ousado deixar o Barbosa e o Rebelo no banco. É para servirem como às na manga para a segunda parte? Espero que quando entrarem ainda seja para discutir o resultado.

Anónimo disse...

A Amlin Cup serve para preparar jogadores para a selecção A, não quer dizer que vão ser todos convocados num curto espaço de tempo. Também serve para dar ritmo aos que são normalmente titulares e que jogam num campeonato com um ritmo muito inferior ao internacional.

Serviu para dar experiência a Francisco P. Magalhães, Miranda, Bruno Rocha, Fernando Almeida, Rui D'Orey, Luís Salema, Pedro Ávila. Deu ritmo ao Pipas, Uva, Segurado, Carl, Foro, Aguilar.

Para além disso começou a preparar jogadores internacionais dos escalões mais baixos e que estão a fazer a transição para séniores. É essencial que estes jogadores mantenham uma actividade internacional até estarem em condições de serem convocados para a selecção A. ex: Fragoso Mendes, Bruno Medeiros, João Diogo Silva,Rodrigo Figueiredo, João Almeida.

Já para não falar em dar ritmo aos que neste momento são possíveis seleccionáveis: Rafael Simões, Nuno Penha e Costa, Luís Portela, Duarte Moreira, entre outros.

Só uma visão muito curta é que acha que o único objectivo da Amlin é rodar a equipa que vai jogar o 6 nações B. Especialmente porque grande parte dos seleccionáveis não pde jogar o 6 Nações B.

Em resumo, a Amlin serve para dar expoição internacional aos selecionáveis que jogam em portugal num campeonato de ritmo muito inferior ao internacional e experiência internacional sénior aos jogadores internacionais que estão a fazer a transicção para o escalão sénior.

Podemos gostar mais ou menos das pessoas que lideram os projectos,mas isso não deve influenciar o reconhecimento dos benefícos da participação na Amlin. Basta perguntar a que participou.

Anónimo disse...

http://p3.publico.pt/raguebi/opiniao/10620/raguebi-um-jogo-para-gente-bem-educada

relativamente À falta de respeito nos campos de rugby em Portugal que tanto se tem falado neste blog, aqui fica um bom texto para ser levado a sério por todos os que mancham o nome do desporto