21 de janeiro de 2014

SEIS INGLESAS NOS QUARTOS DE FINAL DA AMLIN

Com seis equipas nos quartos de final da Amlin Cup, os ingleses dominam os quartos de final e têm desde já garantidas duas equipas nas meias finais, enquanto aos franceses sobraram os outros dois lugares, com o Stade Français a ser a única das francesas a jogar em casa.

E se a última jornada da fase de apuramento apenas confirmou os vencedores dos Grupos, sem que houvesse qualquer surpresa, o mesmo não aconteceu com os repescados da Heineken Cup, com o Gloucester a safar-se mesmo à justa, e apenas nos factores de desempate com Cardiff Blues.


No Grupo 1 os Sale Sharks partiam para o último encontro com quatro pontos de vantagem sobre o Biarritz e podiam perder a liderança e o apuramento na sua deslocação à estância balnear do País Basco.
Mas não, com três pontapés certeiros de Rob Miller, os ingleses destruíram o sonho de apuramento dos franceses que não foram além de um solitário ensaio transformado.
Em Worcester os Warriors cumpriram a sua obrigação e derrotaram o Oyonnax, ficando no entanto muito longe da zona de passagem.

No Grupo 2 o Bath já estava apurado, mas não deixou os seus créditos por mãos alheias e venceu o Bordeaux-Begles por 54-13, terminando a fase como a melhor equipa da competição.
O Newport cumpriu calendário com uma vitória em Itália, deixando o Mogliano emparelhado com os Lusitanos, com zero pontos na tabela classificativa e com o menor numero de pontos marcados.

No Grupo 3 o Brive tinha três pontos de avanço sobre o Newcastle Falcons, mas conseguiu uma boa vitória sobre os italianos do Calvisano em casa, desforrando-se do empate na primeira volta em Itália, e ficou fora do alcance do perseguidor.
Os Falcons venceram o Bucareste mas com a vitória dos franceses, ela não serviu para nada.

No Grupo 4 os Londons Wasps já estavam nos quartos de final, e a vitória sobre o Viadana apenas serviu para lhe garantir uma primeira eliminatória em casa.
O Grenoble derrotou o Bayonne , mas como nas outras séries, também esta vitória só serviu para o cumprimento do calendário.

Finalmente no Grupo 5 o Stade Français garantiu o apuramento ao conseguir um bónus de ataque em Lisboa, mas a verdade e que os Lusitanos deram que fazer aos franceses e ao intervalo o empate que se registava, com um ensaio para cada lado, chegou a pôr em causa a qualificação dos finalistas da prova no ano passado.
O London Irish cumpriu e venceu com bónus, os italianos do Cavalieri, terminaram empatados em pontos com os franceses, mas nos factores de desempate estes levaram vantagem.

QUARTOS DE FINAL
Aos cinco vencedores dos Grupos da Amlin, juntaram-se o terceiro, quarto e quinto segundos classificados da Heineken Cup, o Northampton, os Halequins e o Gloucester, por esta ordem.

Os jogos dos quartos de final ficaram assim escalonados:

Bath v Brive
London Waps v Gloucester
Sale Sharks v Northampton Saints
Stade Français v Harlequins

Fique com o quadro completo dos resultados e a classificação final de cada grupo:



Fotos: ERC

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma bola curta para meditação de todos os clubes da DH e da FPR:
Hoje no JOGO mais uma reportagem de duas páginas sobre o Groundlink Caldas. Esta já deve ser a quarta ou quinta reportagem em jornais nacionais que o Caldas tem, só esta época, para além das reportagens na SIC.

Á atenção da FPR e dos clubes da DH, como é que um clube de um escalão secundário consegue aquilo que mais ninguém consegue no rugby em Portugal? como é que o Caldas consegue tamanha exposição mediática? se calhar o projecto deles é bem melhor do que se dizia aqui pela DH, se calhar estão a ser bem mais profissionais e competentes na divulgação da modalidade que os clubes da DH e a própria FPR.

Seria bom que a FPR da próxima vez que se metesse nas Amlin tentasse perceber como o Caldas faz as coisas para ter mais impacto na comunicação social que a Selecção Nacional que joga a AMLIN. Seria bom que os clubes da DH procurassem saber como é que um clube da 1 Divisão consegue mais divulgação que o Direito a jogar a Taça Ibérica.

Se calhar muita coisa que está mal no rugby em Portugal não tem tanto a ver com falta de dinheiro mas com falta de competência e profissionalismo. Esta exposição mediática do Caldas é bem capaz de estar a comprovar isso.

Anónimo disse...

Por acaso o comentário anterior e bem pensado. Quem ouvia algumas pessoas da DH e da própria federação a falar do Caldas e do seu projecto pensaria que o projecto não valia nada mas agora, pelo menos nos média, consegue em meia dúzia de meses aquilo que a FPR e os clubes da DH todos juntos não conseguiram em anos.

vamos ver as cenas dos próximos capítulos, se eles conseguirem no plano desportivo aquilo que estão a conseguir no plano meditativo eu diria que dentro de poucos anos estarão em condições de fazer frente a qualquer clube. Pode-se no entanto ver a coisa de outra forma que não é o Caldas estar a fazer grande coisa mas serem os clubes da DH e a FPR que são completamente incompetentes e não conseguem mostrar resultados.