30 de janeiro de 2014

MAIS UM ADIAMENTO NA PRIMEIRONA DIFICULTA ANDAMENTO DA PROVA

Mais um jogo adiado na 1ª divisão, desta vez por conta do Évora, que eleva a conta dos adiamentos para três, o que é uma situação que os clubes têm que resolver.

Neste caso, como num dos adiamentos do Setúbal, a situação fica a dever-se a falta de campo, e embora compreendendo as limitações de cada clube, os problemas que existem na sua relação com as autarquias, e tudo o mais, a verdade é que quem pretende competir, pelo menos nas divisões de âmbito nacional, tem que garantir que tem os direitos de utilização sobre um terreno homologado, por um período de tempo de quatro ou cinco anos, renováveis anualmente!

Já aqui falámos noutras ocasiões sobre a questão das obrigações dos clubes, e esta é, obviamente uma das mais importantes.

Como compreender que um clube - que nos merece o máximo respeito e consideração - com legítimas aspirações a subir ao degrau mais elevado do nosso rugby, não possa assegurar um dos requisitos indispensáveis à prática da modalidade?

Porque sem campo não se pode jogar...

Quanto a outro elemento indispensável para o progresso do nosso rugby, os árbitros, vamos ver o que se passa este fim de semana, mas temos sérias dúvidas que o problema esteja resolvido, pelo que seria bom que os clubes tratassem de encontrar soluções antecipadamente.

Com o líder em descanso forçado, os olhares desta jornada viram-se para o encontro entre segundo e quarto, na Sobreda da Caparica.
O encontro da primeira volta foi favorável ao Groundlink Caldas, nas Caldas da Rainha, numa altura em que os encarnados ainda lambiam as feridas da época passada, e os pelicanos davam os primeiros passos na ambiciosa tentação da subida...
Hoje o Benfica deixou para trás o passado recente, é uma nova equipa com um futuro à sua frente, que mesmo que não passe pela promoção este ano, parece estar a cimentar um conjunto de respeito.
O Groundlink Caldas, pelo seu lado, já acertou as suas agulhas, e ninguém dúvida que é um dos principais candidatos à promoção, mesmo que esse objectivo não apareça no menú para esta época...
Em especial depois do empate dos encarnados na Lousã, este é um encontro para tripla, com uma leve tendência para que os forasteiros deixem uma lembrança amarga na Sobreda...

Um jogo a realizar na casa do visitante, por efeito da troca de campo verificada na primeira volta, em que o quinto da tabela visita o penúltimo, depois de uma vitória leonina no primeiro jogo apesar de uma boa réplica dos cavaleiros.
Nas jornadas mais recentes, o Sporting venceu com tranquilidade em Coimbra e foi perder nas Caldas com um resultado aceitável, enquanto o Santarém conseguiu a sua única vitória na prova frente ao São Miguel, e viu o seu jogo adiado na semana passada, ficando por saber se esse descanso inesperado terá efeitos benéficos na equipa, ou se pelo contrário vai enferrujar a máquina...
Os lisboetas são favoritos, mas não será surpresa que o bónus defensivo fique com os escalabitanos, que num dia de forte inspiração podem mesmo ir mais longe...

O Loulé joga finalmente em casa no ano de 2014, depois de três jornadas nos campos dos adversários,  e para não perder a sua posição no grupo de apuramento, tem que ganhar, pois o sétimo classificado, que tem dois jogos em atraso, está apenas à distância de uma vitória bonificada...
A Agrária somou duas derrotas nos dois últimos jogos, e leva na bagagem nesta altura do campeonato duas vitórias assim como um jogo em atraso, e tem o pior ataque com apenas 70 pontos marcados, e a pior defesa com 383 pontos sofridos.
A vantagem é dos algarvios que podem mesmo conseguir o seu primeiro bónus da época, enquanto os charruas terão muita dificuldade para conseguirem o bónus defensivo...

Talvez o mais importante jogo da jornada, com os sadinos a fazerem o seu segundo jogo de 2014 e a registarem dois adiamentos no quadro de jogos, e os buldogues numa curta deslocação a Setúbal que lhes pode trazer a tão esperada primeira vitória na prova.
A equipa do Vitória de Setúbal tem demonstrado algumas dificuldades na constituição da sua equipa, e isso pode ser aproveitado pelo São Miguel para se desforrar da derrota sofrida na primeira volta, em que conseguiu cobrar um dos seus três pontos de bónus.
E mesmo que uma eventual vitória da equipa de Lisboa não traga alterações na tabela classificativa, vai com certeza trazer um novo ânimo ao grupo de trabalho.
Mas atenção, que os setubalenses não estão arrumados e podem muito bem ter aproveitado os adiamentos que solicitaram para recomporem as tropas, e apresentarem-se renovados no corpo e na alma para esta jornada doméstica.

15 comentários:

Anónimo disse...

Deixou de publicar mensagens? Onde anda a msg que publiquei esta tarde?

Anónimo disse...

o que foi feito dos comentários que aqui estavam ???

Manuel Cabral disse...

Não sei o que aconteceu... Parece ser apenas nos comentários a este texto.
Mas não foi nenhuma iniciativa do Mão de Mestre...

Anónimo disse...

Como é possível gastar-se tanto dinheiro na Amlin Cup (ainda mais passando-se uma vergonha por nem sequer se terem enchido as convocatórias) e não ter dinheiro para se pagar aos arbitros pondo-se em risco os campeonatos nacionais?

Ao menos depois não reclamem que os campeonatos nacionais sejam fracos!!!

Anónimo disse...

Independentemente de quem ganhe ou perca este fim de semana e espero que o Groundlink Caldas ganhe, é mais importante que existam grandes jogos de Rugby, cheios de entrega e querer.

Preocupa-me que existam tantos jogos adiados nesta divisão, antecâmara da divisão principal, preocupa-me que existam jogos adiados por coisas tão fúteis e simultaneamente falsas como sejam a falta de transporte ou a falta de campo. Preocupa-me que a verdade desportiva esteja a ser manipulada através destes expedientes.
Preocupa-me que exista greves de árbitros, nada sei se vão existir árbitros ou não, a meio do campeonato e como isso descredibiliza um desporto (O que vai acontecer se um jogo não acabar por cenas violentas motivadas pela não existência de arbitro?).
Preocupa-me que Presidente da FPR e Director Técnico Nacional falem de Selecção na Roménia como se tudo estivesse tão bem no rugby nacional que a selecção fosse o mais importante.

No meio de tudo isto, que é mau para o rugby, uma palavra á equipa do Sporting, do ponto de vista táctico e do ponto de vista do querer é do melhor que se tem na Primeira Divisão, são tecnicamente fracos mas enquanto conjunto têm princípios de jogo mais próximos da DH do que de todas as equipas, SEM EXCEPÇÃO, da primeira divisão.

Os "endinheirados" da Lousã e os "príncipes" das Caldas devem-se apressar a subir á DH porque esta equipa do Sporting com mais quatro ou cinco bons jogadores fará "misérias" no próximo ano.

Aos que desejam a descida do Sporting, desenganem-se o Sporting tem o quinto lugar garantido e só perde jogos contra os de cima e nem sei se perderá todos.

Anónimo disse...

Prevejo uma jornada só de vitórias caseiras

Anónimo disse...

a visão da Lula

benfica-caldas (vitória do caldas com ponto bónus defensivo para os encarnados)

Loulé-agrária (vitória com ponto bónus ofensivo para os algarvios)

santarém-sporting (vitória dos ribatejanos)

vitória-são Miguel (vitória dos sadinos com ponto bónus)

Anónimo disse...

quem será o arbitro na Sobreda ? O director de equipa do Benfica e arbitro Ricardo Rodrigues ?

Anónimo disse...

Quando falas do Sporting fazes-me lembrar o Caparica, a U. Livre, Campomaiorense, Setúbal, à bem poucos anos. Grandes projectos que só parariam no topo. Depois o problema não quando um clube sobe. Nessa altura são os maiores e estão com o "balanço" da subida. Estão a viver a festa. A gaita é após a segunda e terceira época, quando a novidade da subida deixou de ser novidade e algumas derrotas pelo meio fazem os ratos abandonar o barco. Por isso a tua certeza no futuro do Sporting tem o valor da certeza dalguns políticos....

Anónimo disse...

´o Sporting tem o quinto lugar garantido` , não sei , vamos a ver , favas já contadas......

Anónimo disse...

Um desconto de um ou dois pontos na classificação vai garantir os esforços dos clubes para não adiar os jogos .

Anónimo disse...

Ao das 9.40. Ainda me estou a rir à gargalhada. Bem dizia o das 20.12 que tinhas tanta certeza como alguns políticos. Quando parar de me rir, fico com pena, pois não fossem certas alarvidades dalguns comentários, concordo que o projecto do Sporting tem pernas para andar. Eles fazem falta ao rugby portugues.

António Ferreira Marques disse...

E a Lula só falhou o ponto bónus para o Loulé.
Boa vitória do Santarém ... em Santarém, deixando o Sporting perceber, ao contrário do que tinha deixado transparecer na semana passada nas Caldas, que fora não tem o mesmo ... empenho. É pena porque competir é tb jogar sempre, mesmo quando as condições não são as mais confortáveis.
O Santarém, ficará, espera-se, na Primeirona, o que para o Oeste é um bom prémio.

Anónimo disse...

Grande vitória do Santarém, com uma entrada de Leão e uma garra pouco vista na maior parte das equipas portuguesas! Excelente atitude que culminou com um prémio merecido! quanto ao sporting, aos 10 minutos estava completamente desorientado, um autentico comboio tinha-lhe passado por cima! quere-se mais atitude para uma equipa que ambiciona tanto!

Manuel Cabral disse...

António Ferreira Marques
Não estive na Sobreda, vou utilizar o teu comentário na crónica do dia!
Entra em contacto comigo através do mrrcabral@maodemestre.com
Abraço