27 de janeiro de 2014

PRIMEIRONA SEM ALTERAÇÕES E COM DOIS JOGOS EM ATRASO

A 10ª jornada da primeirona ficou marcada com um facto conhecido antes do fim de semana, e que perturba o normal andamento da prova.

Falamos de mais um adiamento solicitado pelo Vitória de Setúbal, que assim já tem dois jogos por realizar, um porque não tinha campo, e outro porque não tinha transporte.

A verdade é que esta situação anómala não devia acontecer e era bom que a FPR tivesse uma conversa com os sadinos para ver o que se passa, antes que seja tarde de mais.

Quanto ao fim de semana não houve qualquer alteração na tabela, já que os quatro primeiros venceram, todos com ponto de bónus, ficando tudo na mesma até à próxima jornada que terá lugar no dia 1 de Fevereiro.

Resultado corrigido pela FPR *59-0
O jogo foi apitado por Arsénio Tomás, um antigo árbitro que não teve problemas e que contou com a colaboração das equipas que tiveram um comportamento que ajudou bastante.
Quanto ao jogo pouco há a dizer, apenas referir que este foi o segundo resultado mais volumoso conseguido pelos serranos, e a mais pesada derrota dos algarvios em toda a prova.
A Lousã mantém assim a liderança e a vantagem sobre os mais directos concorrentes, que, todos eles, somaram também pontos de bónus.

Foi o jogo mais equilibrado da jornada, e foi dirigido também por um antigo árbitro, Paulo Murinello, que mostrou dois amarelos a jogadores do Groundlink Caldas, e provou que continua actualizado com as Leis do Jogo.
Apesar da ausência de David Mateus, em Las Vegas com a selecção de sevens, os pelicanos souberam contornar as dificuldades e conseguiram com a marcação de quatro ensaios, dos quais o primeiro foi de penalidade, logo aos 17 minutos de jogo, contra apenas um do Sporting, o ambicionado ponto de bónus, que lhes permite manter a distância para o líder.
Os leões apesar da derrota mantém a quinta posição, e a diferença para o sexto, o Loulé, pelo que o dano não foi muito grave.

Com o ponto de bónus conseguido, o Évora manteve-se isolado na terceira posição, com um ponto de vantagem sobre o Benfica, enquanto o São Miguel continua na última posição, sendo a única equipa que ainda não ganhou.
Os chaparros marcaram um drop, igualando a Lousã que era até este fim de semana a única equipa a ter conseguido um - obtido na 1ª jornada, em Loulé.
Curiosamente os buldogues, apesar da sua posição na classificação, marcaram mais pontos que qualquer outra das cinco equipas da parte de baixo da tabela, e entre as mesmas equipas apenas o Setúbal marcou mais ensaios do que eles (16), e a Agrária, menos (7).
Loulé e Santarém marcaram o mesmo que eles, 13 ensaios.

Esperava-se uma melhor resposta da Agrária, apesar de não se duvidar da vitória bonificada do Benfica, mas o volume do resultado foi algo inesperado, e é mesmo o mais expressivo que os encarnados conseguiram este ano, depois dos 50-0 da primeira volta, frente aos mesmos charruas.
Com a vitória e o bónus, o Benfica mantém a quarta posição a um ponto apenas do Évora, enquanto que com a derrota a Agrária mantém a oitava posição, já que o Santarém não jogou e o São Miguel continua a seis pontos de distância.
A Agrária tem também um jogo em atraso, contra o Setúbal, como o Santarém.

Foto: António Simões dos Santos

16 comentários:

Pimentas disse...

Este adiamento do Setubal faz me uma certa confusão.

O ano passado quando o Santarém andava com a casa as costas, nunca teve transporte e este era feito em carros pessoais, sem nunca faltar a um jogo.

Parece-me a mim que num campeonato nacional, adiar um jogo por falta de transporte nunca será um razão plausível.

Anónimo disse...

Belíssimas arbitragens que tivemos hoje na Agrária pelos responsáveis da Agrária (João Luis)na 1ª parte e do Benfica (Ricardo Rodrigues) na 2ª parte. Parabéns.

Anónimo disse...

Caro Manuel Cabral,

Queria fazer apenas um pequeno reparo,
Em relação aos drops, no jogo com a Lousa vs Groundlink Caldas o Bernardo D'Eça (Jesus Carter) meteu um drop.
Nunca percebemos porque não foi contabilizado, secalhar passou.
fica aqui o reparo.

Anónimo disse...

Nenhuma equipa pode estar a pedir adiamento do jogo só porque não tem autocarro, quantas equipas é que não andam nos seus carros, a F.P.R tem de atuar e penalizar as equipas que faltam aos jogos, e o Santarém não tinha nada que concordar com o adiamento, eles que fossem de barco ou de comboio....

Anónimo disse...

Realmente nos tempos actuais não faz sentido adiar um jogo por falta de transporte. Há que tomar previdências urgentes. O exemplo do Santarém na ultima época deve ser elogiado. Ou o do Évora à duas/três épocas atrás.

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 10:22
São os clubes que fornecem as informações semanalmente, o que não impede que por vezes - poucas, esperamos... - nós façamos alguns erros na transposição dos dados.
Mas não foi o que aconteceu neste caso, e nos elementos fornecidos pelo Groundlink Caldas nesse jogo com a Lousã, os 19 pontos obtidos pela equipa foram assim distribuídos:
1 ensaio, 1 transformação e 4 penalidades.
Ab

Manuel Cabral disse...

A propósito de arbitragem, podem informar quem apitou o jogo São Miguel-Évora?
Já sabemos que:
Lousã-Loulé = Arsénio Tomás
Groundlink Caldas-Sporting = Paulo Murinello
Agrária-Benfica = João Luis/Ricardo Rodrigues

Anónimo disse...

E o Sporting a provar que se vai bater pelo 5.º Lugar com facilidade.

E o São Miguel a provar que é a pior das piores equipas desta 1.ª Divisão, vai continuar no seu lugar e só não desce por causa deste alargamento milagroso.. outra vez. ?!

Coincidências ! Que se cale a propaganda anti Sporting !

Anónimo disse...

hoje todos os clubes conseguem o que querem da fpr. Palavra-chave: "ou fazem ou não apoiamos o Cabé". isto é tudo estratégia pq são três jogos (são Miguel é o próximo) que obrigatoriamente têm de ganhar.

Anónimo disse...

Podemos informar que perdemos na Lousã, mas o árbitro esteve impecável. Para quando o regresso dele à competição.

Anónimo disse...

O Vitória solicitou-nos o adiamento do jogo em meados de novembro, pelo que, em nome do desportivismo e bom relacionamento entre clubes, não vimos qualquer motivo para não aceitar o adiamento.

Anónimo disse...

em Novembro já sabiam que não tinham autocarro. que os barcos de setubal só vão para troia. que em setubal os pneus de todos os carros iam aparecer furados...
uma vergonha, mais uma, do nosso rugby!

Anónimo disse...

Caro Manel respondendo ao teu pedido esse jogo foi arbitrado por um elemento do staff do C.R.Évora, que conheço, pois arbitrei-lhe muitos jogos na Quinta de Santo António, mas não me lembro do nome. O jogo decorreu sem problemas de maior e apesar do resultado de 16-36, foi bastante equilibrado, tendo os jogadores compreendido a situação do árbitro e ajudado o seu desempenho. No entanto ao ler o comentário, de um anónimo, sobre o São Miguel e visto que esses comentários são prática corrente no teu blog, gostava de dizer o seguinte. Sou sócio do Sporting desde que nasci(54 anos), com as quotas em dia e conheço o Manu a quem arbitrei alguns jogos quando jogava pelo Cascais. Não faço parte da Direção do São Miguel mas andei durante muitos anos com o Clube às costas. Neste momento o trabalho sério feito pela sua atual Direção permite que mais de 220 atletas, inscritos na FPR, joguem rugby. Conheço o projeto atual e se os seus seniores tiverem que descer, descem, o Clube não acaba, ao contrário de outros que andam presos por arames. Se estes anónimos quiserem conhecer a realidade do Clube é só dizer, pois tenho todo o prazer de conversar com pessoas que gostam da mesma modalidade que eu, no entanto peço a todos os anónimos para aparecerem no Inatel e verificar o trabalho que lá se realiza, entre as 19H00 e as 23H00 todos os dias. Por favor acabem com os comentários sobre o que não conhecem e no final do campeonato logo se vê quem desce e quem sobe. Peço aos anónimos do São Miguel que tenham maneiras quando abordam as outras equipas. Neste momento é importante a união de todos os homens e mulheres do Rugby pois vêm aí tempos agitados para a nossa modalidade. Abraço Kiko Pimentel

Manuel Cabral disse...

O árbitro do São Miguel-Évora foi o António Moura Dias.

Anónimo disse...

Parabéns ao Sr. Arsénio Tomás, grande arbitragem no sábado. Das melhores que vi nesta divisão. Apesar de ser "Serrano" deu um ótimo exemplo, mesmo estando fora dos relvados há cerca de três anos. Deixando a um canto árbitros responsáveis pela formação de novos árbitros em portugal.

Anónimo disse...

Parabéns ao Ricardo Rodrigues que fez uma excelente arbitragem na 2ª parte do jogo Agrária-Benfica e que mostrou que a sua paixão e dedicação pelo Benfica e pelo Rugby é enorme, disponibilizando-se sempre em prol do clube e da modalidade. Fazem falta mais pessoas destas no Rugby Nacional.