30 de janeiro de 2014

SÁBADO É O DIA DA VERDADE NA ALCATEIA LUSITANA

Portugal joga no sábado a sua primeira cartada na tentativa de apuramento para o Mundial 2015, e parte para a contenda com um handicap preocupante, já que não lhe basta ser melhor do que a concorrência, mas também que o seu mais directo adversário se atrapalhe e perca a vantagem de sete pontos que trás da primeira volta.

Não podendo controlar a eficácia dos russos - ou num menor grau de importância, dos espanhóis ou belgas - Frederico de Sousa reuniu para este primeiro encontro um conjunto de jogadores que não estará muito longe do melhor possível.
Na verdade, apenas há um jogador não incluído na lista que teria lugar reservado no XV inicial, não fosse a lesão que o aflige - Julien Bardy - e sente-se a falta de um chutador ao nível da equipa...

Do resto pouco há a dizer, pois mesmo que outro responsável pudesse escolher um ou outro jogador diferente dos 23 que viajaram, isso não iria alterar significativamente o rendimento do conjunto, e se bem que na convocatória pudesse estar mais um ou dois jogadores que jogam no estrangeiro, a verdade é que os jogadores escolhidos que jogam em Portugal beneficiaram de uma preparação nunca vista numa equipa portuguesa.

Por isso dizemos que sábado é o dia da verdade, pois se reunidas todas estas condições - os melhores jogadores, a melhor preparação - não for possível vencer a partida, então vai ser difícil encontrar um plano b, já que, em condições normais, será necessária uma vitória sobre a Roménia ou a Geórgia para poder encarar os russos em situação de vantagem...

Claro que é sabido que as condições climatéricas na Roménia nesta altura do ano não são as melhores para o estilo de jogo da nossa equipa nacional, mas a acreditar nas notícias que nos chegam de Cluj, a organização da prova manteve o terreno de jogo com uma cobertura durante os nevões que se fizeram sentir nos últimos dias, o que deve garantir o estado firme do piso.

A verdade é que as condições climatéricas previstas no local não são as mais apreciadas pelos portugueses, com temperaturas entre os 2 e os 7 graus negativos, felizmente sem chuva, neve ou ventos fortes, mas se o terreno se mantiver seco, Portugal pode tirar partido da sua excelente linha de três quartos, onde sobressai a dupla de centros com Pedro Ávila e José Lima.

Quanto aos avançados o conjunto é muito bom, e apesar da referida ausência de Bardy, a verdade é que Jacques Le Roux, que deve estar com muita fome de bola, Aurelien Beco e Vasco Uva, os dois a atravessarem excelente momento, compõem um trio de muito respeito!

Por outro lado a inclusão de Francisco Fernandes e de Tony Martins, vem dar à primeira linha nacional a consistência e o poder que lhe pode ter faltado nos nove jogos disputados esta época, enquanto Gonçalo Uva e Eric dos Santos asseguram uma segunda linha de grande qualidade.

Sábado, quando forem 14 horas em Lisboa, esteja atento, porque o jogo é transmitido ao vivo na Sport.Tv 2, e deve também ter transmissão assegurada na internet.

Veja a classificação após a primeira volta, e o calendário dos jogos deste ano, e a constituição da equipa como apresentada pela FPR.




Foto: https://www.facebook.com/fpr.pt
Quadro: http://fira-aer-rugby.com/group-125.htm

8 comentários:

Leonardo disse...

Concordo Senhor Manuel, esta equipa é seguramente a melhor dos ultimos tempos.
So faltam o grande e enorme Julien BARDY e se calhar uma dupla com mais experiencia de grandes jogos (como Samuel MARQUES + Fabio DA SILVA).

Eu tambem cria lembrar que temos um jovem jogador que esta a ser titular na equipa de BRIVE no TOP 14.
O Thomas LARANJEIRA que joga tanto como 10 e 12. Ele é tambem um excelente chutador ao postes (melhor marcador na AMLIN : 62 pontos).
http://www.ercrugby.fr/statistiques/22515.php?includeref=dynamic&player=104135


Mensagem para a FPR : o conselho que posso dar é de nao esquecer este jovem jogador... e ao chamar pelo XV nacional antes do XV frances!
Eu nao me esqueco do caso Morgan PARRA...


Je suis totalement d'accord, cette equipe est certainement l'une voir même la meilleur de ces derniers années.
Il nous manque juste le grande Julien BARDY ainsi qu'une paire avec plus d'expérience des grands matchs (de types Samuel MARQUES et Fabio DA SILVA).

Je voulais également rappeler à tout le monde que nous avons un jeune qui explose tous dans l'équipe de BRIVE du TOP14 où il a reussit à s'imposer dans le XV titulaire.
Thomas LARANJEIRA joue aussi bien en numero 10 que 12. Il est d'ailleurs le meilleur marqueur dans la compétition AMLIN avec 62 points).
http://www.ercrugby.fr/statistiques/22515.php?includeref=dynamic&player=104135

Le conseil que je peux donner à la FPR est de ne pas oublier ce jeune joueur et de l'appeler très rapidement!!! avant qu'une autre nation ne le fasse... je me rappel juste du cas Morgan PARRA...

Anónimo disse...

Não quero ser pessimista, mas vou ser realista.
Não me parece que tenhamos hipotese de ganhar este jogo, e muito menos de ir ao Mundial. Acho que esta é a equipa possivel que o Pico possa fazer jogar, dada a fraca qualidade actual dos jogadores portugueses a jogar em Portugal, principalmente nos avançados.
Mas também é dificil pôr uma equipa a ganhar contra a Roménia, treinando 1 semana antes, para além de não termos uma dupla de médios minimamente razoável, sem um abertura de raiz que possa decidir bem ao pé quando necessário, ainda para mais num terreno que vai estar muito dificil.
Desejo o melhor resultado possivel, e que se entreguem de alma e coração. Se o fizerem, já não se pode pedir muito mais. Força malta!

Anónimo disse...

Deviamo-nos preocupar com o facto não termos um chutador de qualidade

Anónimo disse...

Há que ter em consideração que estes jogadores estão desde outubro a jogar juntos. Tem muitas capacidades . Podem conseguir vencer perfeitamente. Não vejo porque não!!

Anónimo disse...

Quer parecer-me que no sábado por volta das 16h00 haverá alguns velhos do Restelo a engolir os agoiros.

Eu acredito.

Força Lobos.

Miguel M.

Anónimo disse...

BOAS,
Aqui fica a convocatória da Roménia:
Cinsprezecele Romaniei va fi alcatuit din: 1.Lazar Mihaita (Castres), 2. Radoi Andrei (Ealying Pathfinders), 3. Ion Paulica (Perpignan), 4. Sirbe Marius (Tarbes), 5. Popirlan Valentin (RCM Timisoara), 6. Lucaci Viorel (CSA Steaua), 7. Macovei Mihai (St. Nazaire), 8. Burcea Stelian (RCM Timisoara), 9. Surugiu Florin (CSM Bucuresti), 10. Calafeteanu Valentin (RCM Timisoara), 11. Dumitru Ionut (CSA Steaua), 12. Vlaicu Florin (RCJ Farul Constanta), 13. Gal Csaba (CSM Baia Mare), 14. Lemnaru Madalin (RCM Timisoara), 15. Fercu Catalin (RCM Timisoara).
Rezerve: 16. Capatana Eugen (RCM Timisoara), 17. Ursache Andrei (Carcasonne), 18. Pungea Horatiu (Scarlets), 19. Munteanu Cristian (USRP), 20. Mitu Alexandru (CSM Bucuresti), 21. Manole Dorin (Orthez), 22. Ionita Florin (CSA Steaua), 23. Dinis Cristian (CSM Baia Mare).
FORÇA LOBOS!!!


Anónimo disse...

Certamente e um jogo dificil, mas possivel de ganhar! Para alem disso tenho tambem esperanca na vitoria da espanha frente a russia! embora a espanha nos metesse sob pressao, a verdade e que ficavamos a depender de nos proprios para o terceiro lugar precisando de vencer espanha russia e belgica! (isto, claro está, se a lógica imperar e a georgia e romenia nao perderem jogos com as outras equipas.. mas nunca se sabe)
De qualquer forma, enquanto for matematicamente possivel, vamos acreditar e dar tudo! Força Portugal!

Leonardo disse...

O Frederico de Sousa até podia chamar antigos jogadores que estao na reforma...
Porque chamar o Aguilar (que foi um dos melhores jogadores de Portugal no passado mas com a idade que tem penalisa o jogo portugues), e porque formar uma dupla 9/10 que nao tem nivel para estes jogos ?

Estas perguntas fazem parte des centenas que tenho e que queria perguntar aos responsaveis federativos pela esta tristeza que andamos!!!

Força LOBOS e coragem aos jogadores que dao alma e corpo para a selecao. Um dia vamos ter verdadaira equipa!
Obrigados a voces!!!