13 de janeiro de 2014

PALHAÇADAS ATÉ QUANDO?

Tenho mantido uma postura de não interferir na constituição da equipa portuguesa que tem participado na Amlin Chalenge Cup nem de levantar questões que possam de qualquer modo ser consideradas como desestabilizadoras da atividade da selecção nacional, mas tudo tem um limite.

Como manter esta atitude de não interferência quando somos consecutivamente bombardeados com decisões ou atitudes que apenas tentam branquear decisões que objectivamente em nada contribuem para o progresso do rugby nacional?

Alguém nos ouviu ao longo destes penosos meses algum comentário que pudesse de algum modo prejudicar o rendimento de uma equipa absolutamente artificial, que apenas consome o dinheiro que é de todos em favor de meia dúzia de jogadores?


Não. Temos sempre mantido uma atitude de deixar quem manda experimentar aquilo que acha melhor para o apuramento de Portugal para o Mundial de 2015 - pois foi esse o grande argumento para a constituição dos Lusitanos...

O que não podemos é ficar calados quando, depois dum jogo em que somos sovados por 79-3, e em que apresentamos apenas 19 jogadores, se tenha o descaramento de apresentar uma convocatória para dois treinos de ginásio e três treinos de campo, em que estão presentes 38 jogadores!

Alguém está a brincar com esta porra toda!

Com um jogo por realizar - que terá lugar na quinta-feira - como se pode compreender esta convocatória??

Será que se pretende criar a base de uma futura equipa para uma futura competição que ninguém sabe o que será, nem se será, às custas do erário público, sem consideração pelas necessidades do desenvolvimento do rugby pelo país fora?

Desculpem o desabafo, vou ficar por aqui, mas não façam de nós palhaços, pois chega de brincadeiras!

Despachem o jogo com o Stade Français, arrumem os Lusitanos, e contem-nos o que realmente se passa com o rugby português, porque não basta apelar ao "cuidado com o que se pode vir a passar" para que se dê espaço a todas as asneiras e a todas as loucuras.

Convocatória federativa para o jogo dos Lusitanos na quinta-feira, que inclui 15 jogadores do Grupo Desportivo de Direito, onde ainda faltam os nomes de Manuel Figueiredo, Américo Caetano Nunes, António Mário Carqueijeiro, Joaquim Cunha, Filipe de Jesus, Ferreira do Amaral, Miguel Ferreira, Roger Bennet Lopes, e tantos outros que poderia referir...

Tenham vergonha na cara!



38 comentários:

Anónimo disse...

e a culpa é do direito? um clube que fornece 10 jogadores para ir a londres e ainda assim ganha o seu jogo do campeonato. Será que são convocados jogadores do direito porque jogadores de outros clubes se recusaram a deslocar-se a londres? será que no treino de terça feira passada estavam dos 38 jogadores convocados apenas 10 jogadores do direito. Para falar é preciso saber os factos. Se fosse selecionador faria o mesmo. Esta equipa é o reflexo do bloqueio que alguns clubes pretendem fazer à selecção, nomeadamente o cdul e as suas politicas desta época. Não usem os jogadores como arma de arremeço contra o presidente da FPR!!!

Manuel Cabral disse...

Se tu soubesses minimamente quem eu sou e o que fiz no rugby português, nomeadamente como capitão de equipa ou treinador do Grupo Desportivo de Direito, saberias que nada me move - nem pode ! - contra o GDD!
Mas a verdade é que não há pior cego do que aquele que não quer ver, nem há nada que justifique uma convocatória de 38 nomes para um jogo que se realiza dentro de quatro dias, depois de realizados cinco jogos na mesma competição!

É óbvio que não passa de uma palhaçada!

Manuel Cabral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Temos que compreender que o GDD tem varios jogadores em fim de carreira. E preciso preparar a proxima equipa do GDD com jogadores mais rodados e nada melhor do que a seleccao e os Lusitanos.

Vejam a coisa pelo lado positivo, pelo menos sabemos para onde vao as verbas do rugby, nao vao para o desenvolvimento do Rugby mas para a preparacao do GDD pos epoca 2013/2014.

Nao nos devemos escandilizar pois se quem tem assento na AG da FPR nada faz e porque esta tudo bem, afinal ninguem anda aqui a brincar.

Anónimo disse...

Boa noite. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer, Manuel, pela excelente prespectiva que aqui colocou sobre a actualidade (péssima) do Rugby em Portugal.
Eu sou jogador, apreciador e espectador assiduo do Rugby Português, na minha opinião, quase tudo está errado, no que toca a decisões. O objectivo do Rugby Portugês, na minha modesta opinião, é que se consiga ter um campeonato mais competitivo e com menos diferenças, ou seja, não só tentar que os clubes mais "fracos" evoluam, como dar margem para os clubes "grandes" continuarem a evoluir. Com decisões como esta, da entrada na Amlin Cup, é impossivel que isso aconteça, simplesmente porque enquanto os jogadores dos clubes estão a ser complectamente esmagados (como se viu ontem) os clubes por cá ficam "ao Deus dará" e, lógicamente acaba por ganhar quem tem o melhor banco, diga-se.
Há sem duvida clubes prejudicados (ou beneficiados), como o GGDireito, que tudo bem, fica sem jogadores para o campeonato, mas é o unico clube portugues que pode dizer que em termos de convocatória só os seus jogadores faziam uma equipa (sendo eles 15). a questão é se isto é prejudicial ou benéfico, a meu ver, é benéfico, uma vez que, na minha opinião, o Frederico Sousa anda a brincar com isto. (sem querer tirar mérito a ninguém) Alguma vez cabe na cabeça de alguém, convocar malta como o Miguel Leal, Rui D'Orey, António Duarte, João Correia,Luis Portela entre outros, quando o objectivo de tudo isto é preparar desde já, e se não for para o mundial de 2015, que seja para o de 2019, uma equipa de jovens promessas que quando chegar esse ano, estejam no seu pico de forma com 24/ 25 anos?

Não cabe na cabeça de ninguém. por isso, volto a dizer que para mim, A entrada na Amlin cup é mal decidida, e que a convocatória não passa de meros caprichos/favores do senhor Frederico Sousa.


Um abraço, e mais um vez obrigado por continuar a tomar conta das bocas do rugby português.

Anónimo disse...

Manel

Grave é jogadores do Cdul 4 e 1 do Cascais, não
Comparecer no aeroporto, na minha opinião não iam SN
mais.
Sr presidente da FPR estamos a sonhar , num patamar que não é o nosso, e vamos ver já na Romênia.
Abraço pelo excelente blong

Anónimo disse...

A titulo de curiosidade sobre esta convocatoria e como e feita, refira se o caso de Vasco Marques do Cdup que por motivos profissionais foi morar para braganca e parou de jogar no Cdup a quase 1 mes, mas que continua a ser chamado aos treinos da seleccao. Sera que nonguem em Lisboa sabe disso, ou sequer se lembrou de perguntar. E para quando a divulgacao dos jogadores que nao apareceram mo aeroporto para viagem a Londres, razao apresentada e se tal comportamento tera consequencias diaciplinares, visto que regulamentos preveem punicoes para eates comportamentos.

Anónimo disse...

Não concordo em nada com esta análise.E peço desculpa por isso.O rugby português não é só selecções A. Neste momento até vejo, com entusiamo, alguns clubes regionais a aparecerem (crav, montemor, caldas, lousã, sporting, ..., podia citar bem mais). Em vários escalões. Muitas outras pequenas equipas estão a fazer o seu trabalho, com alguma dificuldade, mas existem. Esta presença no amlin cup, também tem permitido que se fale mais sobre rugby em portugal, mesmo perdendo, eu vejo que se discute em termos técnicos. Podiam ir outros jogadores? Sim claro, mas isso é apenas uma decisão do seleccionador com determinados objetivos (que eu nao tenho razoes, ou informações, para criticar). No limite temos de respeitar o seleccionador pelas suas escolhas. No limite substitui-se o seleccionador no final de uma temporada. Por isso acho completamente desajustada esta crónica do Manuel.Apenas entendo-a como uma opinião sempre possível.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 1:12,

Lá por os jogadores estarem na ficha de jogo nao quer dizer que tenham faltado deliberadamente ao jogo. Os jogadores João Almeida e Rafael Simões estão lesionados, mas apesar de nao estarems aptos a jogar portanto foram introduzidos na ficha de jogo para fazer 23 jogadores. E O Miguel Lucas apesar de estar inscrito na amlin decidiu dedicar se em exclusivo aos sevens e nem treinou com os lusitanos.
Logo os seus juízos sao feitos sem saber a realidade e injustos para os jogadores em questão!

Anónimo disse...

Apenas para relembrar como estes Lusitanos da Fpr começaram.
1º-Divulgação de um concurso para a imagem da equipa.
2º-Imagem da equipa escolhida sem divulgação do concurso. Saiu à "casa" ou a algum amigo da "casa".
Convocatória para o jogo de 5f com 38 jogadores, como foram dados 40 nomes no inicio da competição e faltaram ao embarque 4/5 jogadores , quer dizer que quem faltou continua nos planos do SN.Ou convocam 38 para terem a certeza que apresentam 23.

Anónimo disse...

A participação na Amlin poderia ser positiva... senão estivéssemos a falar de milhares de euros gastos para a suportar. Falou-se em 200 e tal mil euros ?

É uma brincadeira muito cara com dinheiro que podia ser usado para formar ou levar técnicos qualificados ao encontro de clubes da segunda e primeira divisão, é por baixo que se constrói o nível do rugby, e existem clubes até mesmo na segunda divisão com todos os escalões a funcionar que concerteza beneficiariam grandemente por acompanhamento técnico da FPR ...

Mas não se quer ajudar o vizinho a crescer pois não ?

Anónimo disse...

Penso que a análise do Manuel não toca no ponto principal do problema que é a equipa dos lusitanos..
A questão principal prende-se com os objectivos para os quais esta equipa foi criada e a forma como tem sido gerida para atingir esses mesmos objectivos. Pela minha analise ao texto (não sei se é a correta ou não, deixo para o sr. Manuel me responder), penso que é posto em causa a quantidade absurda de jogadores convocados para um jogo dentro de dias. Ora a problemática da questão não se prende com isto, este é apenas um problema menor, visto que foi assumido pela FPR que o grande OBJETIVO da criação da equipa dos lusitanos era preparar um conjunto de potenciais jogadores (e deste ponto de vista até percebo que se convoquem muitos) para o apuramento de Portugal para o Mundial de rugby de 2015. Assim sendo, o que é absolutamente hipócrita, é a constante convocatória de jogadores que se sabe à partida que não serão primeiras escolhas dentro de anos, ao contrário de jogadores mais jovens. Para não estar a falar de nomes em concreto, podendo estar a parecer preconceituoso para algum clube, falo de todos os jogadores com mais de 27-28 anos, e que, à partida não terão condições físicas para representar a seleçao nesse mundial.

Assim, a questão que coloco é o porquê de (tal commo foi dito pela FPR que iria ser feito) não se convocarem jogadores mais jovens, sejam de qual clube forem, para se preparar uma equipa de facto competitiva para 2015?
(Por muito bom jogador que tenha sido, não vejo o Sr. João correia fazer outro mundial..)

AA disse...

Vejo que infelizmente o que mais importa é cuidar da minha "quinta" e não do que é de todos! O grande problema é o Direito...é o grande culpado por ter todos os jogadores na Selecçao de XV 7's e Lusitanos...é o grande beneficiado!!! Continuem a olhar o rugby assim e nunca iremos longue...em 2007 o Direito tinha 11 jogadores na selecção...e o resultado foi mau! Mau para o Direito, que internamente nesses anos não ganhou nada! Mas ajudou à maior divulgação do rugby nacional de sempre (bem ou mal aproveitada isso agora não interessa). Ajudem o rugby em Portugal... António Abreu

Anónimo disse...

Exmo Sr Manuel Cabral, desculpe que lhe diga mas se e evidente que tem todo o Direito em criticar aquilo que bem entender no rugby nacional ja interferir nas escolhas é seguramente um direito que não lhe assiste,claro que para criticar também convém tentar perceber como funcionam as coisas, dos 38 jogadores convocados a maior parte deles seguramente não pode fazer parte dos jogos porque não estão inscritos para tal e porque seguramente não tem valor para tal mas eu quero acreditar que muitos dos miúdos que são chamados o são para poderem ser observados de perto pelos Seleccionadores, é facil criticar o fact de estarem tantos jogadores do gdd mas se calhar era bom que o sr Cabral conseguisse de vez em quando ir ver uns treinos da SN (eu sei que tal não le é possivel) e chegar lá e ver que os unicos jogadores que nunca faltam a qualquer chamada são precisamente os do Direito, também tenho pena que não tenha criticado a decisão de CDUL e Agronomia de anteciparem o jogo deles para 3ª feira à noite só para poderem utilizar os jogadores internacionais mesmo sabendo que assim prejuducariam a SN, e o que dizer aos jogadores que estando inscritos na amlin cup e convocados nem apareceram nos treinos nem se apresentaram no aeroporto? leio aqui muitos comentários de que isto devia ser uma equipa de miudos mas por outro lado leio fortes criticas aos resultados tão desnivelados, tem alguma duvida de que se a equipa não tivesse os mais experientes seriam resultados para cima de 100 pontos em todos os jogos?? Li também algures criticarem a chamada do Luis Portela , é mesmo de quem não sabe do que fala, pode ser ums dos melhores n8 de sempre de Portugal, o João correia é velho? pois é mas mesmo sendo médico casado e com filhos esta sempre pronto a dar o corpo ao manifesto enquanto que outros se baldam sem nada avisarem (eu sei que não ira publicar este post mas fica a minha opiniao)

Anónimo disse...

Bom dia,

1º-Lusitanos: A criação da equipa e paraticipação na AMLIN, pode ser boa para o rugby português, porque, queiramos ou não, os jogadores foram expostos a jogos com um nivel competitivo altamente elevado. Perder por 50 ou 60 pontos é o preço pagar e creio que todos tinham consciência desse facto. A convocatória de jogadores mais experientes é obrigatória, sob pena de os jogadores mais jovens serem dizimados nesta competição, fazendo todo o sentido serem convocados AMLIN, até porque são estes que vão disputar o decisivo VI nações.
O problema está, como se vê, que a manta é curta e apresentar 19 jogadores é o resultado de um trabalho mal feito. Queremos estar em todas as frentes e talvez não tenhamos quantidade suficiente para tal. Não é só a FPR, somos todos,ou alguem é capaz de ser honesto e afirmar que aplaudiria a decisão de deixar de parte uma qualificaçãoo para os JJOO em sevens ou o apuramento para o mundial de XV?
Queremos ambas as coisas? Então é colocar mais jogadores na óribta da selecção. Simples. Não interessa se têm quanlidade ou não. Precisamos de mais jogadores, portanto, temos que trabalhar com os que estão disponíveis. E assumir que participações na AMLIN Cup são importantes, mas que os resultados serão sempre desiquilibrados.
2º 24 Jogadores do GDD na convocatória:Logicamente, não se trabalha só em Monsanto. É verdade que trabalham muito bem para aqueles lados da cidade, mas se queremos um crescimento do rugby, convocatórias como as que estamos a assistir não deveriam acontecer. Não estamos a falar de superdotados do rugby,portanto não há razão para tal.Isso afecta, não só o nivel da actual selecção, como tem um impacto profundo no rugby interno que por sua vez tem impacto na qualidade geral do campeonato, que por sua vez tem impacto na qualidade da selecção...Como se vê, é um ciclo com impacto negativo sobre este desporto em PT e que deve ser quebrado quanto antes. A realidade é que neste momento, há 24 atletas do mesmo clube a treinar ao mais alto nivel todos os dias, a terem que cumprir treinos de ginásio diário, etc. Um jogador que convive com esta realidade diariamente, tem obviamente outras condições que outro qualquer em Portugal, não tem. Imaginem então, 24 jogadores. Imaginem os desequilibrios que isso representa quando chegar a Final 6 do campeonato. Será natural haver um grande desiquilibrio no campeonato. Não só não é justo, como tem o tal impacto negativo no nosso desporto.
Se me disserem que não há um atleta neste país, melhor do que qualquer um dos 24 jogadores do GDD, então eu calo-me e passo a achar que o GDD deveria jogar noutro país que não este, tal a diferença de qualidade.
3º-Prospecção de jogadores para as Selecções: O rugby é um desporto jogado por pouca gente em PT. Tem no entanto muitas quintinhas, onde quem lidera só o faz a pensar em proveito dos seus. Não só na FPR mas tambem nos clubes. Mas nos clubes até pode fazer sentido. O que a mim me faz confusão neste particular, é o facto de empregados da FPR, como os seleccionadores, não fazerem o que é o seu trabalho. Tenho a certeza de que estes treinadores não conhecem as equipas do campeonato em profundidade. Não vou entrar nesta tipica guerrinha de lançar nomes para cima da mesa, mas choca-me que um funcionário não cumpra com aquilo para que é pago. Como é possível, num campeonato com 10 equipas, não haver uma política de proximidade entre FPR e clubes/jogadores?! Aquilo que poderia ser uma das poucas vantagens competitivas da nossa diminuta dimensão é completamente desaproveitada não sei bem porque razão.

É hora de uma vez por todas, o rugby querer tornar-se um desporto sério. E passa por todos os agente envolvidos, profissionais ou não, trabalharem para este desporto que todos gostamos cresça até onde for possível. Se o que está em causa, não é o rugby mas sim o ego de cada um, então não se preocupem que estamos no caminho certo.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

http://www.ercrugby.com/matchcentre/lusitanos.php?section=3

Esta é a lista de jogadores inscritos para a Amlin Cup!

Aos entendidos percebam de uma vez por todas que não se pode agora chamar o jogador A ou B para vir jogar pq esses não estão inscritos!

Ha jogadores que são chamados aos treinos mas que nem podem jogar….

Anónimo disse...

Nao percebo alguns destes comentarios que aqui aparecem.
A preparacao do mundial 2015 comeca em primeiro lugar pela qualificacao que vai acontecer este ano (esta quase a comecar). Logo se a amlin serve para preparar o mundial, serve para preparar os jogador com melhores hipoteses de jogar a qualificao, sejam mais velhos ou mais novos. Mesmo assim tem sido lancados muitos jogadores novos e inclusive nos internacionais de novembro.
Obvio que os mais novos tem de ser lancados numa equipa minimamente competitiva com jogadores experientes. A convivencia em equipa com jogadores mais experientes ajuda uma equipa a ser competitiva e a evoluir os jogadores mais novos.

Anónimo disse...

Só falta e referir que muitos dos jogadores foram inscritos na mesma semana do jogo, caso do luis portela e do pipoca contra os London e outros casos noutros jogos...ridícula a gestão da equipa demasiados minutos dados a jogadores que aparecem do nada e jogam e outros que la andam diariamente...

Anónimo disse...

O comentador de 13 de Janeiro de 2014 às 02:02 já explicou por que é que 3 dos 4 jogadores que faltaram não foram. E não vale a pena mentir dizendo que eram 4 do CDUL. É falso. Eram 2 do CDUL, 1 de Belém e 1 do Cascais.

Agora o que falta saber é porque é que se incluíram nos 23 jogadores para Londres alguns lesionados ou que já tinham dito há muito tempo que esta época só jogariam sevens, caso fossem convocados para essa selecção.

Concordo com M. Cabral, apesar da minha opinião sobre a nossa participação na Amlin ser diferente: participar assim, desta forma, é uma palhaçada completa que envergonha o rugby português (não falo dos resultados, mas sim das convocatórias).

Aquela convocatória dos 24 já entrou no anedotário do rugby nacional. Bateu-se no fundo.

Claudio disse...

Já houvi dizer que para as proximas edições da Amlin o participante iberico (Espanha/Portugal) seria o vencedor da Taça Iberica. Isso podia acabar com algumas polemicas... E/ou criar outras...

Anónimo disse...

Na minha opinião é tão grave a convocatória como os jogadores de assumiram o compromisso de realizar mais um jogo da A Cup e a ultima da hora não foram, É UM FALTA DE RESPEITO pela equipa e por Portugal. Na minha opinião os referidos jogadores este ano não deveriam ser mais chamados...

Anónimo disse...

ai é? e chamas quem para preparar o mundial de 2015? aos treinos dos lusitanos têm ido cerca de 17 a 18 jogadores, como querem levar 23 jogadores se eles nao vao sequer treinar? ha que arranjar alternativas, e não é da forma que o sr presidente e o sr pico andam a fazer, que lá no fundo andam a fazer favores e a destruir o rugby portugues.

saudações rugbysticas.

Anónimo disse...

Caro Manel, conheço-te relativamente bem desde o tempo em que jogavas no GDD, foste treinador de Clube de da Seleção de Juniores, rugby revista, Clube do Rugby, trabalhei contigo no primeiro Lisboa Sevens. Peço desculpa por só agora ter lido este comentário. Tudo o que escreveste é verdadeiro. Infelizmente existem muitas pessoas que para aqui mandam comentários só para justificar os tachos que a FPR foi criando ao longo dos anos. Na tua análise abordas o tema dos Lusitanos, eu gostava de te dizer que a situação do nosso rugby é inqualificável. Sou pessimista por natureza e gostava de dizer que o Mundial de 2015 já era, os sevens nos Jogos Olímpicos já era.
Mais, a desorganização federativa, da qual podia citar alguns exemplos, dá-me vergonha. Trabalhei com o EngºAmado da Silva entre, 1992-1998, em Agronomia e digo-te que quando ele sair da FPR, não vai sobrar nada. Quando no outro dia comentaste um comentário meu, estás no teu direito, em que me referia ao secretário geral da FPR e ao diretor de provas, sei do que estou a falar. O primeiro, há uns anos, numa conversa telefónica, dizia-me que saía mais barato trazer o R. C. Loulé a lisboa sempre que tivessem que jogar do que fazer viajar até ao Algarve as diferentes equipas. Do diretor de provas posso referir-te que nunca jogou rugby. Esse senhor nasceu na África do Sul e o máximo que por lá fez foi o curso de bandeirinha. Um dia, estava eu na A.R. do Sul, na antiga sede da FPR, quando esse senhor me lá apareceu e eu ajudei-o no que pude. Mais tarde retribui o que fiz por ele com um valente pontapé no traseiro. Podia estar aqui a entupir o teu blogue com Histórias, da minha já longa atividade no nosso desporto favorito. Não conheço o teu projeto em relação ao Rugby português mas percebo que sintas necessidade de escrever um artigo como este. Tens o direito à indignação mas desconfio, pois já ouvi comentários a teu respeito do Engº Amado da Silva, que tudo vai acabar na mesma. Neste momento existe uma campanha a tentar branquear a entrevista que ele deu, ao jornal o Público, em que referia a sua demissão caso não houvesse apuramento para o Mundial de 2015. Tens toda a razão e se não fores tu, Manel, todos regressam às suas quintinhas e tudo vai continuar na mesma. Percebo se não publicares este longo comentário em jeito de desabafo. Desde 1977 que assisto a mais do mesmo. Abraço Kiko Pimentel

Anónimo disse...

A discussão já vai longa e certamente muitos comentários estão cheios de razão, outros talvez não.

A participação na AMLIN Cupo pode ter sido um flop, certamente que o foi em termos financeiros e os resultados desportivos não poderiam ser muito melhores do que os verificados até agora.

Assisti ao Toulon x Cardiff Blues e o resultado foi 43-20 entre equipas totalmente profissionais. Ou seja, encaixar 43 pontos (e 3 ensaios de penalidade fruto de melées a 5 metros) começa a ser normal. Mais normal será uma equipa amadora perder por muitos como foi o caso dos Lusitanos. O poderio físico e o ritmo de jogo está a milhas de distância.

O que me parece é haver alguma falta de compromisso de clubes e de jogadores para participar. Mas isso, creio que se deve À forma atabalhoada como foi decidida a participação nesta prova.

E, aí, só há que pedir responsabilidades ao Presidente da FPR. Sobretudo que explique preto no branco quando custou esta aventura aos cofres da Federação. Se os clubes não querem saber, isso é outra conversa.

Qualquer treinador gosta de ter os melhores ou aqueles em quem confia a treinar e as opções são dele, ponto final. Estabeleçam-se metas, objetivos, resultados práticos que podem ser alcançáveis (ai íncluido o Diretor Técnico Nacional e o Presidente, pois todos devem ser responsabilizados).

Se não cumprirem, venham outros procurar fazer melhor, é a regra da democracia. Mas, democracia é palavra desconhecida para os lados da Julieta Ferrão.

Anónimo disse...

Só a talhe de foice, para algumas afirmações postadas anteriormente nos comentários: Se bem sei, e conhecimento de causa não me falta, foram raras as ausências aos treinos dos Lusitanos dos jogadores convocados fora de Lisboa, que para poderem cumprir o programa estabelecido são obrigados a viagens frequentes, complementadas com treino depois da chegada a Lisboa. Mesmo aqueles que não fazem parte depois da convocatória para os jogos, dos que são convocados e ficam a ver o jogo no banco ou os que só entram pra fazer de conta. E, se bem estou informado, todas as ausências foram perfeitamente justificadas.
A grande questão é que alguns dos crónicos dinossauros da SN já deviam ter sido substituídos faz tempo. Perder por perder, como perdemos, que perdêssemos do mesmo modo com a espinha dorsal da futura seleção e não com quem já só pensa em sopas e descanso. Chega de espaço a vedetas.

Anónimo disse...

O selecionador nacional trata este assunto da amlin cup com total despautério e talvez por isso a base de recrutamento da seleção nacional seja apenas a do melhor clube português que não recusa a participação de qualquer jogador nas equipas nacionais. Porque não jogam determinados jogadores?

Anónimo disse...

Mas não foram 23 jogadores a Londres?!?!

Quem não apareceu no aeroporto afinal de contas?

Digam as coisas como elas são e não lançem boatos. se é verdade há que dizer

Anónimo disse...

A comédia divida dos comentadores de bancada , não perceber que muitos dos jogadores convocados são jovens jogadores que transitaram da selecção sub.19 , e não saber ver ou não querer ver , dizer que jogadores como Rafael , João Almeida , Francisco Tavares, Fernando Almeida,Vasco Mendes , Bruno Rocha ,Pedro Ávila , João Silva, Luís Portela ,Rodrigo Figueiredo , António Salgueiro, Bruno Medeiros ,Francisco Domingues , Luís Salema , Duarte Moreira , Francisco Vieira A. , Diogo Miranda , etc , Dizer que estes jogadores não poderão estar num mundial em 2019 parece uma miragem , Dizer que estes resultados são uma vergonha - É NÃO ENTENDER NADA DE DO QUE É A DIFERENÇA ENTRE AMADOR - PROFISSIONAL ,. Jogamos com os melhores dos melhores , 100% profissionais que treinam desde junho todos os dias juntos ,- não tínhamos que ganhar - QUANTOS DESTES JOGADORES PORTUGUESES OU OUTROS QUE NÃO CONSTAM NA LISTA MAS DE GRANDE QUALIDADE QUE NINGUÉM VÊ PODERIA OU TINHA CONDIÇÕES PARA ENTRAR NESTAS EQUIPAS - NENHUM , para se saber o Jack joga na 3 divisão Inglesa para que se perceba o nível , TODOS VIVEM POR AQUI A MANIA DA PERSEGUIÇÃO OU UM PSEIDO ENTENDIMENTO DO RUGBY NACIONAL E INTERNACIONAL , dá gosto ver semana a semana os grandes e gloriosos jogos do competitivo e de enorme talento campeonato nacional .

Manuel Cabral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

O futuro das seleçoes nacionais esta nas maos destes jogadores mais jovens, agora ha que apostar neles! Começar ja a preparar competiçoes futuras! E a habituar estes jogadores menos experientes ao alto nivel!

Filipe disse...

Luis Portela, Luis Salema, Miguel Leal, são jogadores que não deviam estar convocados!
Se é para servir de preparação para o Mundial pq não convocam jogadores como Manuel Vilela (GDD), José Batista de Almeida (Lousã), João Diogo Silva (AAC), João Paulo Lopes (Agronomia), etc, que são jogadores novos e com muita qualidade? Mais qualidadade que alguns que estão convocados...
É que não se percebe mesmo... Se por um lado apostam em jogadores novos para a 1ª Linha (tirando Segurado e Pipas que já têm outra idade) pq não o fazem para o resto?!
João Diogo Silva fez um jogo muito bom (provavelmente o melhor em campo) contra os Cavalieri e depois não é chamado para o jogo com os London Irish? É uma vergonha... É por não ser de Lisboa?!
Senhores da Federação, deixem-se de tretas e metam o rugby em Portugal para a frente! Aumentem o leque de convocados!

Anónimo disse...

Anónimo das 15:57, João Diogo Silva da AAC foi convocado inicialmente, tendo solicitado dispensa por motivos académicos. Sejamos honestos nas nossas considerações. Já em relação aos tempos de jogo de alguns dos donos do XV, Uva, Correia e mais uns quantos, à muito que está na hora de dar lugar a quem pode render ainda nos próximos anos...

Filipe disse...

Anónimo das 20:45, obrigado pela informação! Mas mesmo assim há outros jogadores que poderiam ter sido chamados e não foram...

Anónimo disse...

senhores treinadores da sn, para quando jogadores do Groundlink Caldas na selecção? estamos a fazer um trabalho como nunca foi feito no rugby português. pelo menos 4 jogadores teriam lugar no XV inicial.já chega de brincadeiras. olhem para a primeirona e vejam o domínio avassalador que temos tido. venham ver os nossos jogos e o rugby de top que jogamos.

Caldas 4ever!

Anónimo disse...

Domínio avassalador.... Tenham um pouco de calma. Se estivessem na DH estariam a disputar a descida com o Montemor. Já vi os jogos dos 4 últimos da DH e pelo menos de 3 equipas da primeira divisão, entre as quais o Caldas é uma delas. O Caldas é mediano e não vejo que possa evoluir muito mais com os atletas que tem.

Anónimo disse...

Neste momento o montemor se jogar com o Caldas da-lhes um cabaz.

Anónimo disse...

O KIKO Pimentel , vulgo mancha branca em grande. Diz que trabalhou seis anos com o Engº Amado da Silva em Agronomia e que com ele não ficará pedra sobre pedra.Foi isso que todos sabemos que aconteceu. Quando o Eng Amado da Silva chegou a Agronomia havia o que havia, nada portanto, e quando saíu, deixou o que todos sabemos e como MDM já noticiou a equipa com melhores resultados desportivos nos últimos dez anos.
Ao que se chega. Deus queira que consiga fazer o mesmo na Federação.
Juízo, Kiko .

Anónimo disse...

O KIKO Pimentel , vulgo mancha branca em grande. Diz que trabalhou seis anos com o Engº Amado da Silva em Agronomia e que com ele não ficará pedra sobre pedra.Foi isso que todos sabemos que aconteceu. Quando o Eng Amado da Silva chegou a Agronomia havia o que havia, nada portanto, e quando saíu, deixou o que todos sabemos e como MDM já noticiou a equipa com melhores resultados desportivos nos últimos dez anos.
Ao que se chega. Deus queira que consiga fazer o mesmo na Federação.
Juízo, Kiko .