27 de janeiro de 2014

O QUE PRETENDE A FPR AO FAZER AGORA ALTERAÇÕES PARA 2015/16?


Numa altura sensível para o rugby português, com o apuramento para o Mundial de 2015 a ser disputado a partir do próximo fim de semana, a FPR surpreendeu os clubes portugueses ao avançar, em regime de urgência, com um importante conjunto de alterações à forma de disputa da Divisão de Honra, enquanto descobriu que a Segundona precisa de uma avaliação de um modelo a implementar  (...) com preocupações logísticas, financeiras e desportivas.

Mas esta pressa de Amado da Silva anula a possibilidade de discutir com tempo e calma com todos os intervenientes, por forma a que se chegue a um consenso sobre o que é melhor para o rugby nacional.


Mas vamos, rapidamente, dar uma ista de olhos às duas propostas que a FPR apresentou, e que apenas mudam na forma como se chega ao objectivo final, que é a redução da Divisão de Honra para seis equipas.

Para chegar a este objectivo, a FPR imaginou duas soluções.
A primeira prevê que na próxima época (2014/15) a Divisão de Honra seja alargada para 12 equipas, e depois, na época de 2015/16, seja dividida em duas divisões de seis equipas (Top-6 e DH), a 1ª divisão mantém-se com 10 equipas e a 2ª divisão fica para posterior decisão....
Esta proposta é uma espécie de ioiô de curta duração.

A segunda é mais imaginativa e propõe que em 2014/15 se mantenha o esquema actual, para depois, em 2015/16 se manter o esquema actual apenas com a reintrodução da disputa do jogo de apuramento do 5º classificado, para finalmente em 2016/17 a Divisão de Honra ser reduzida para seis equipas, não explicando como ficaria a 1ª divisão nem a 2ª divisão.
Esta é a proposta marca passo.

Ou seja, em nenhuma das propostas o objectivo declarado - a redução para seis equipas - é atingido em 2014-2015, e as épocas intermédias, entre a actual e a de concretização do objectivo, NÃO SERVEM ABSOLUTAMENTE PARA NADA.

E se não servem para nada, porquê esta pressa de publicar as alterações até à próxima sexta feira, 31 de Janeiro de 2014, se poderiam tranquilamente ser publicadas até 31 de janeiro de 2015 ou mesmo de 2016??

PORQUE O REAL OBJECTIVO NÃO É A ALTERAÇÃO DAS COMPETIÇÕES!
Para compreender qual o verdadeiro objectivo desta iniciativa de Amado da Silva, convém ler a carta que ele enviou aos presidentes dos clubes, em especial quando diz:

No meu entender, e no entender de algumas pessoas qualificadas auscultadas para o efeito, há uma necessidade imperiosa de reduzir o número de Equipas da Divisão principal assegurar a permanência de uma equipa nacional a disputar a Amlin Cup ou competição equivalente e respeitar um período de repouso indispensável à recuperação de atletas com este nível competitivo, o que actualmente não acontece.

Por outro lado, e por consequência, tendencialmente os melhores jogadores devem estar mais disponíveis para integrar as Seleções Nacionais sendo libertados para os Clubes apenas e quando esse for o entendimento dos treinadores nacionais. Tal situação implicará futuramente um maior vínculo contratual de um grupo de jogadores com a FPR que, apesar disso, não deixará de estar atenta aos interesses dos Clubes, nomeadamente promovendo um Calendário que permita a utilização desses jogadores nas alturas mais decisivas das competições nacionais.

Ou seja, o objectivo não é alterar as competições e sim garantir desde já que a selecção nacional vai ter cada vez mais importância e que os clubes se tornem cada vez mais e apenas,  dependentes da selecção e dos treinadores!

Na verdade o que se está a fazer é reavivar uma ideia que tem quase 30 anos, e que se resume em poucas palavras - Amado da Silva quer criar um Super Clube que ficará na dependência da FPR, mesmo que para isso tenha que acabar com os clubes existentes, na forma e independência que eles têm e sempre tiveram!

Reparem que os melhores jogadores apenas serão libertados para os clubes quando esse for o entendimento dos treinadores nacionais.

É ainda curioso que o levantar de toda esta questão aconteça numa altura em que existe um problema na 2ª Divisão que mostra um conflito óbvio entre a Direcção e o Conselho de Justiça, e outro problema está na ordem do dia demonstrando claramente que existe um outro conflito entre a Direcção e os árbitros nacionais.

Vamos ver com que disposição os clubes se apresentarão na reunião de hoje, convocada por Amado da Silva, mas do que se sabe parece que grande parte dos clubes não vai embarcar em mais esta manobra do Presidente, que cada vez está mais isolado e com o futuro dependendo do apuramento de Portugal para o Mundial 2015.

Amado da Silva exigiu a realização das eleições 2010 poucos dias antes do apuramento para o Mundial 2011, que não foi conseguido, e teve todo o tempo do mundo para preparar o apuramento para 2015.

Agora, a poucos dias dos jogos do apuramento para o Mundial 2015 deita este very light ao ar e quer mais poder e autoridade para a selecção nacional e os treinadores, com vista ao Mundial de 2019...

Mas do rugby interno, continua a nada fazer, como é bem demonstrativo o facto de em nenhuma das propostas de alteração das competições se dizer uma palavra sequer sobre a 2ª divisão, que fica para posterior análise - ou seja, ao fim de quatro anos na presidência da Federação, Amado da Silva continua sem saber o que há-de fazer com o rugby interno.

Foto: daespiral.blogspot.com

33 comentários:

Paulo Fontes disse...

A mim sempre me disseram que construir uma casa pelo telhado nunca dá bom resultado. E este parece uma proposta desse tipo.

Alterações devem começar sempre na Base, para mim a base é mesmo a formação nos escalões mais baixos e a captação de jogadores. Deixar de torrar dinheiro a perseguir quimeras e gastar pelo menos parte ajudando os clubes a melhorarem a forma como oferecem formação de rugby.

Eu sei que levaria uma década a produzir resultados mas teríamos conseguido a sustentabilidade da modalidade no longo prazo e um dar uma chance a Portugal de se manter no TOP 15 da modalidade.

PaddyG disse...

É 'very light' ou 'fairy light'?...
Brincadeiras e políticas à parte, não terá um efeito positivo no rugby interno uma boa prestação/ a simples participação num mundial? Certo, não resolve a questão das competições internas, mas teria um efeito, sobretudo nos escalões juniores e escolas, muito positivo e promovia o rugby em Portugal, com todos os efeitos secundários que isso traz.
Rugby em Portugal é tão pequeno, não entendo como se conseguem arranjar tantos atrites e intrigas tristes. Não há espaço para tanta divisão no nosso mundo rugbista.
Paddy
Viseu

Anónimo disse...

Como é que é?

«...e por consequência, tendencialmente os melhores jogadores devem estar mais disponíveis para integrar as Seleções Nacionais sendo libertados para os Clubes apenas e quando esse for o entendimento dos treinadores nacionais»?

Mas os jogadores são inscritos pelos clubes e, como tal, dependem dos clubes e da sua livre vontade para jogar ou não jogar na seleção. a FPR não pode obtigar nem um jogador a jogar pela seleção nem sequer a que um clube liberte os jogadores.

É mais uma megalomania à la Cabé.

E assim se vai cavando a sepultura do rugby nacional.

A seleção de XV está moribunda, a caminho da eliminação do apuramento para o Mundial.

A seleção de 7s começa a ficar na corda bamba e corre sérios riscos de sair do grupo de core teams do IRB Series.

A seleção de 7s feminina só por milagre ficará no grupo principal da FIRA.

Juntem-se as ilegalidades com regulamentos, o incumprimento no pagamento a árbitros e a jogadores e o gastar dinheiro com salários, com equipamentos que nunca foram usados (continuando a fazer publicidade gratuita à Adidas)os contratos dados a amigalhaços e outras coisas mais, num extenso rol.

Portanto, o panorama é este... o cortejo fúnebre está em preparação.

Rugby português R.I.P.

Anónimo disse...

No meio disto o Presidentes esquece-se completamente dos interesses dos jogadores.
Para ele os bons jogadores têm que estar obrigados a vincularem-se com a FPR se não ficam automaticamente fora das Selecções, esquecendo-se que estes têm prazer em jogar nos clubes em que se formaram, têm familias, Estudos, Trabalho etc...
Já os Luso-descendentes por não viverem em Portugal, conseguem jogar nos clubes que gostam, treinar todos os dias no clube, para depois 3 dias antes dos jogos da seleção virem fazer um treino e terem oportunidade de ser convocados, oportunidade essa que não é dada aos bons jogadores que actuam em Portugal, que não querem ter o vinculo com a FPR.

Paulo Sousa

Anónimo disse...

Caro Manuel, não porcento porque este texto tão tendencioso. Espero que tu não estejas (como também ou vi dizer) ligado a um grupo de pessoas que não gostam e ver o cabe como presidente. Esta ideia de um top6 não me parece má. No entanto custa-me ver os outros clubes a perderem dimensão. Apesar de tudo não me vou pôr a avaliar ou analisar uma proposta que de oficial nada vi. Manuel, Não faça este tipo de campanha que em nada dignifica o nosso Rugby e o nosso pais.

Anónimo disse...

Antes de mais comentários, o Presidente comunicou expressa e publicamente que o modelo competitivo da Divisão de Honra iria ser revisto até 31 de Janeiro. Fê-lo na Asssembleia Geral de dia 3 de Dezembro. Daí que só há surpresa para quem está desatento. Fica a nota.

Anónimo disse...

Ficamos a saber pelo ultimo comunicado exposto no site da FPR, o que pensa o sr Presidente sobre o rugby em Portugal . Se dúvidas ainda existissem . O que interessa são as seleções e as actividades internacionais. Esquecendo por completo no referido comunicado os jogos que houve de competição interna e não foram poucos. O telhado é mais importante que os alicerces ,que todos nós fazemos nos clubes . O rei vai nú. Por quanto mais tempo...

Anónimo disse...

SENHOR CABRAL O QUE é URGENTE é CONTRATAR UM SELECIONADOR DE ALTO NIVEL PARA A SELECAO! E DISSO VOCE NAO FALA! VEJA O QUE SE ESTà A PASSAR COM AS CONVOCATORIAS!DEIXAM ATLETAS DE FORA QUE é PARA FAZER ESPAçO PARA ALGUNS PREVILEGIADOS! NO FIM DO TORNEIO, QUANDO DEIXAR-MOS O GRUPO B TALVEZ O SENHOR CABRAL SE ACORDE! MAS Jà VAI ATRAZADO! POR FAVOR DEIXE-SE TAMBEM DE SER AMADOR!PUBLIQUE AS VERDADES

Anónimo disse...

Caro Mão de Mestre

Aceito o seu fair play mas andar em fair play há tanto tempo não vai ajudar a resolver nada.
Espero que com esta opinião se acabe de vez com a peneira que tapa o Sol do Rugby em Portugal.
Conheço pessoalmente os principais atores desta tragédia.
Lutei por eles, alguns, e contra eles todos à vez
O que se passa neste momento na FPR pode ser identificado como um saco de gatos.
Os 4 intervenientes principais, Cabé,TM,Pico e JPB ,não podem uns com os outros e apenas se toleram enquanto os seus interesses pessoais estiverem salvaguardados.
Todos eles acreditam que têm um plano para tornar o Rugby mais forte e competitivo, mas os planos são todos diferentes e pior que isso, opostos na sua aplicação. Por isso é impossível o consenso num plano comum e a contínua luta para fazer prevalecer o “melhor” plano.
Todos eles passaram pelas situações abaixo ou estão agora nela, e este é o problema principal do Rugby Português.
Ou eram dirigentes de clubes ou treinadores de clube e tinham uma política terrorista contra a Direção dessa altura e funcionários dessa Direção ou fazem parte da atual Direção e são seus funcionários e estão em conflito permanente com os clubes.
Como é possível que um grupo de pessoas que não tem nada em comum, não se respeitam até se desgostam pessoalmente pode tomar decisões coletivas em prol de uma ideia comum.
Esta “novidade” transmitida a todos clubes, mas que só afeta os suspeitos do costume, em tempo diminuto de decisão, é uma técnica já velha e praticada por estas pessoas do” ato consumado”.
O rugby em Portugal sempre foi um desporto amador e que a influencia do dinheiro era diminuta nos resultados desportivos.
Após 2007” os malucos tomaram conta do asilo” e deu nisto, tudo á pancada e tentar e conseguir ganhar dinheiro e a permitir visibilidade comercial que sem o Rugby nunca teriam atingido.
Por isso como diz a Ágata na sua cancão:
Podes ficar com as jóias, o carro e a casa
Mas não fiques com ele.
E até as contas do banco, e a casa de campo,
Mas não fiques com ele.
Podes ficar com o resto e dizer que eu não presto,
Mas não fiques com ele.
Tira-me tudo na vida, e o mais que consigas,
Mas não fiques com ele.
Deixem o Rugby em PAZ

Anónimo disse...

Todas as revoluções começam com a contestação a decisões ridículas no seu conteúdo mas importantes nas suas consequências. Vamos esperar que isto seja o início de uma revolução e que as mudanças que venham façam o rugby evoluir no bom sentido.

Vamos esperar que as capelinhas não funcionem, vamos esperar que este grupo não seja substituído por outro grupo, vamos esperar que todos se sentem e discutem o que se quer para o rugby e como deve ser feito, vamos esperar que se faça um plano e vamos esperar que todos sejam incluídos desde os clubes da DH até ás escolinhas de formação porque o rugby português é demasiado pequeno para os podermos dar ao luxo de excluir alguém.

Anónimo disse...

esta proposta decorre de uma tentativa de alguns clubes para não descerem de divisão. um deles subiu por via de alargamento e agora quer novo alargamento para não descer.
o rugby português no seu melhor. em dois anos ninguém desce. é a melhor forma de agradar o eleitorado.

Anónimo disse...

Está a tapar-se o Sol com uma peneira o objetivo desta pressa toda é unicamente para desviar atenções ads campanhas vergonhosas da Seleção de Sevens em Las Vegas sofre perto de 300 pontos 22 ensaios em 5 jogos 4 derrotas, e a de qyunze que nos ultimos 15 meses apenas somou 2 vitorias contra as Ptencias do Rugby Mundial Brasil e Belgica e um empate contra Espanha tudo o resto foram derrotas Amlin Cup incluido 6 jogos perto de 400 pontos sofridos por amor de DEUS acordem este não é o nosso nivel não inventem não queiram tudo vamos acabar sem nada fora do circuito Sevens fora do grupo B das Nações ou em ultimo penultimo lugar vamos ver se ganhamos á Belgica

Anónimo disse...

Para quando um post para a grande jornada do fds?

FINALMENTE Direito e Tecnico vão se defrontar e o Tecnico vai mostrar que é mesmo candidato ao titulo. Direito desfalcado (e mesmo que n tivesse) n terá hipoteses contra a armada estrangeira das Olaias que mesmo com as convocatorias surpresa para os sevens (pq terá sido) não salvara os de Direito. Duelo de Mabecos: Mabecos de Monsanto Vs Mabecos das Olaias.

Bem haja

Anónimo disse...

Os clubes têm de se unir, e o melhor seria a Segunda Divisão sentar os responsáveis dos clubes a uma mesa e começar a definir o seu próprio futuro, porque continuar a permitir que a FPR e as competições sejam assim geridas é uma burrice, não basta só remoer entre dentes, o Rugby é um desporto pautado por grandes valores, está na altura de haver uma verdadeira união.

Senão não há futuro. Esta política de salvar o melhor e deixar o resto morrer à fome vai ser o fim das competições internas.

Se calhar está na hora de contar à IRB a verdade sobre os 73 clubes e o porque da FPR não querer prestar contas. Como em todos os barcos a afundar, os ratos já abandonaram o barco e não foi há muito tempo...

Anónimo disse...

esta proposta decorre de uma tentativa de alguns clubes para não descerem de divisão. um deles subiu por via de alargamento e agora quer novo alargamento para não descer.
o rugby português no seu melhor. em dois anos ninguém desce. é a melhor forma de agradar o eleitorado.

Anónimo disse...

http://p3.publico.pt/raguebi/nacional/10573/roma-e-pavia-nao-se-fizeram-num-dia-diz-o-presidente-da-fpr

Anónimo disse...

"Roma e Pavia não se fizeram num dia"

Ora bem, vamos lá esclarecer umas coisas:

- O Presidente Amado da Silva entra para a FPR em 2010/2011 a meio do Apuramento do RWC 2011 na NZ. Quando ele entra Portugal (ao fim de uma volta inteira) está em 1º lugar empatado com a Georgia. Portugal tinha empatado com a Georgia em casa, ganhou por 1 pt na Roménia, tinha dado 40 à Espanha, etc ... Depois da sua entrada Portugal desatou a "nacionalizar" jogadores e por incrível que pareça consegui não ser apurado para o Mundial depois de ter acabo a 1ª volta em primeiro lugar! MAS ROMA E PAVIA NÃO SE FIZERAM NUM DIA!

- Depois disso o Presidente Amado da Silva foi buscar o Errol Brain para dar a volta ao rugby português, tendo o mesmo sido corrido anos depois. No fim ainda escreveu uma carta sobre esse despedimento vergonhosa achincalhando o treinador pessoalmente e profissionalmente, e se desresponsabilizando a ele próprio, mas tendo sido o próprio a contratar o Errol Brain, isto num desporto como os supostos valores do rugby. MAS ROMA E PAVIA NÃO SE FIZERAM NUM DIA!

- Os árbitros estão como estão! Desrespeitados e endividados! MAS ROMA E PAVIA NÃO SE FIZERAM NUM DIA!

- O campeonato está está como está! MAS ROMA E PAVIA NÃO SE FIZERAM NUM DIA!

- A situação financeira da FPR está como está! Pessoas apanhadas a roubar! Assinaturas falsificadas! Casos de polícia! MAS ROMA E PAVIA NÃO SE FIZERAM NUM DIA!

- Agora esta ideia de reorganizar os Campeonatos em 3 dias! MAS ROMA E PAVIA NÃO SE FIZERAM NUM DIA!

- O objectivo de Portugal já não é o apuramento para o Mundial mas sim a não desproporção! MAS ROMA E PAVIA NÃO SE FIZERAM NUM DIA!

ROMA E PAVIA NÃO SE FIZERAM NUM DIA, POIS NÃO ... NÃO SE FIZERAM NUM DIA! MAS RUIRAM NUMA NOITE!

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 16:22
É pena que se façam afirmações que não são verdadeiras, pois acaba por tirar credibilidade aos comentários.
As informações relativas ao apuramento para o Mundial de 2011 não estão corretas.
Podem consultar todos os dados aqui:
http://www.europeu.maodemestre.com/p/dossier-2008-2010.html

Anónimo disse...

http://p3.publico.pt/raguebi/nacional/10575/frederico-sousa-os-estrangeiros-foram-uma-especie-de-penso-rapido

Anónimo disse...

JORNAL PUBLICO / David Andrade
18/05/2012 - 00:04
O seu mandato termina no final de 2015, se Portugal falhar o apuramento...
Se conseguir a qualificação não sei se fico, é pouco provável. Se falhar vou embora

O PUBLICO / 27/01/2014 :
Texto de Tiago Pimentel • 27/01/2014 - 14:34
A situação da selecção portuguesa no apuramento para o Mundial 2015, em Inglaterra, é complicada. E poderá vir a pesar na decisão de Carlos Amado da Silva voltar ou não a candidatar-se à presidência da Federação Portuguesa de Rugby (FPR).

“É uma das questões a ponderar. Ainda temos muitas coisas para fazer
------------------------------
Bom....1º demitia-se se não se apurasse ... ...agora é para ponderar ... ...

Merece credibilidade?! Tem muitas coisas para fazer?! Então faça, mas longe do rugby antes que não reste nada!!!
É preciso alguem que dê credibilidade ao rugby, que não contribua para os escandalos que começam a vir ao de cima (regulamentos, campeonatos, desvios, etc) , que invista na base da piramide (desporto escolar, clubes mais pequenos, provincia) e não se preocupe apenas com resultados imediatos e com a capital!!!Assim não se progride, não se desnvolve a modalidade!

Anónimo disse...

ATENÇÃO À ÚLTIMA RESPOSTA!!!

«Não admito falhar o Mundial de 2015» - Amado da Silva
Extraído de: ABola Outubro 21, 2011


Por Elsa Bicho
A Federação Portuguesa de Rugby está hoje a votos para o reeleger presidente para o quadriénio 2011/2015. O intento de Amado da Silva é fazer da modalidade desporto nacional. Concorre sem oposição e aposta na formação e na massificação da bola oval. Quanto aos Lobos é taxativo: «Saio se falharmos o Mundial de 2015!»

- Esteve ano e meio na liderança da Federação depois de uma eleição renhida. Agora concorre sozinho. É sinal de trabalho reconhecido, ou de falta de interesse e vitalidade?-É o reconhecimento do trabalho desenvolvido neste último ano e meio. Se não tenho opositores ou entraves, é porque o meu trabalho tem agradado. É a minha única leitura.

- Disse, recentemente, que o râguebi consegue passar ao lado da crise. Será assim no seu próximo mandato?
-Será. Quanto cheguei à Federação encontrei uma dívida de 600 mil euros, contraída a pensar nos dividendos que receberíamos da presença no Mundial da Nova Zelândia , a que não fomos. Tive de contrair um empréstimo bancário que está a ser pago. As contas estão controladas e a gestãoapertada. Na nossa Federação o FMI chegou mais cedo. Consegui credibilidade junto dos nossos credores e parceiros. Já reduzimos o orçamento em 30% no ano passado e, mesmo assim, aumentámos em 70% a nossa actividade. O que é sintomático.

-Qual o orçamento anual da Federação?
- O nosso orçamento é feito com base nas acções a desenvolver e não o contrário. Cifra-se no milhão e meio de euros por ano. Temos encargos fixos, mas mantivemos os nossos principais patrocinadores, que nos possibilitam a actividade.

-Confirma que o prémio dos jogadores da Selecção campeões europeus estão em atraso? Os do último Europeu e os do Campeonato de há três anos?
- Confirmo mas é o Estado quem está em dívida com os jogadores. Havia um prémio referente a este último Europeu de Sevens que foi pago pela Super Bock. Quanto ao restante, e ao Europeu de há três anos, elementos havia no Governo que desvalorizavam o título em comparação com outras modalidades que têm Europeus todos os anos. O Estado deveria valorizar o nosso esforço, pois o nosso Europeu tem cinco etapas e nós batemos todos os outros.

-O Mundial de 2015 será o próximo evento de grande visibilidade. E se os Lobos não se conseguirem qualificar ?
- Nem concebo tal ideia. Não podemos falhar. Não admito esse cenário. Temos todas as condições para assegurar participação. Rectificámos a estrutura a pensar nisso. É certo que falamos dum jogo onde tudo pode acontecer. Mas se não formos ao Mundial de 2015 bato a porta. Demito-me. Será um falhanço total.

Anónimo disse...

" Estamos a investir e a apostar na juventude.”
Estou nos escalões de formação e, depois de ler o que Cabe disse, preciso de ajuda. Onde está o investimento e aposta na formação? Assisto precisamente ao contrário. Digam-me lá!

Anónimo disse...

Olhar para a convocatória da seleção de XV publicada hoje pela FPR, é confrangedor... tudo, tudo cada vez mais na mesma... e, pior que tudo, até alguns dos nomes menos habituais nas chamadas à seleção, são por si só, uma aberração... Pergunto-me, do alto da minha ignorância dos pressupostos da equipa técnica: destina-se tal facto a poder justificar as derrotas pesadas que se adivinham e o mau rugby praticado??? Ah pois é... parece-me bem ser esse o busílis da questão...
Por outro lado, qualquer dia precisamos de um curso rápido de línguas para poder pronunciar o nome dos jogadores do nosso XV...

Anónimo disse...

Roma e Pavia
Não entendoesta preocupação com a saída do Cabé.
Quem será o louco que quer ir para a FPR após esta gestão?
Os malucos tomaram conta do asilo, mas não são parvos.

Anónimo disse...

para o frederico sousa.
olha se nao fosse os ( penso rapido) jà estavas a treinar na devisao C ! podias ter mais respeito com aqueles que talvez sejam mais portugueses que tu!

Anónimo disse...

Quero aqui dar os parabéns a todos os clubes que tiveram ontem na reunião da FPR , por não estarem de acordo com o que Amado da Silva ( TM, JPB e FS) queriam para o Rugby Português.
Os clubes sabem bem o querem para o bem do Rugby nacional, que este é o melhor Campeonato, que desenvolve mais jogadores jovem, existe clubes que utilizam mais de 50 jogadores numa época.
Mas cuidado o Senhor Julieta Ferrão pode aprovar , tem todo o poder para isso.

Anónimo disse...

E qual foi o conteúdo da Reunião ?

Anónimo disse...

Boa tarde,

Quem é TM, JPB E FS ?
Não estou em Portugal, mas vejo as noticias no excelente blog do meu amigo Cabral.

Saudações

Anónimo disse...

clubes presentes:
HONRA
- CDUL
- GDD
- Agronomia
- Belenenses
- Académica
- Cascais
- Montemor
- Técnico
- CRAV
- CDUP
1ªDIVISÃO
- SL Benfica
- Groundlink Caldas RC
- Santarém
- CR São Miguel
- Sporting

Anónimo disse...

tomaz morais, joão paulo bessa e o terceiro e frederico sousa

Anónimo disse...

Tomás Morais, João Paulo Bessa e Ferdinando Sousa

Anónimo disse...

O terceiro é o Ferdinando e não o Frederico de Sousa. O treinador da seleção não esteve presente.

Manuel Cabral disse...

Sobre a reunião de ontem, o Mão de Mestre ainda hoje vai falar no assunto...