16 de janeiro de 2014

NO NORTE/CENTRO A SEGUNDONA ACERTA O PASSO *

* José Silva

Esta semana jogam-se os dois jogos que faltam da 7ª jornada (já se jogou o Guimarães-Aveiro) e cumpre-se o jogo em atraso da 1ª jornada entre candidatos à vitória.

Este jogo, disputado em Famalicão por uma troca de campo, pode lançar os bravos na conquista do primeiro lugar, ou contribuir para uma disputa mais apertada entre todos os candidatos ao apuramento.

Com uma eventual derrota do líder, quem mais beneficia é a Bairrada, partindo do princípio que vence o Braga em casa.


Começamos então por este jogo grande em Famalicão.


No Campo 2 do Municipal de Famalicão encontram-se dois dos mais fortes candidatos à subida ao grupo da Final Four.
Os Bravos de Guimarães têm mandado este ano no Campeonato, têm cinco vitórias em outros tantos jogos e já bateram dois dos concorrentes aos lugares de topo – Bairrada e os Garranos.
Na cidade berço respira-se confiança! Os homens de Jeremias Soares têm cumprido sem espinhas no campeonato…mas o histórico apresentado é-lhes desfavorável, incluindo um jogo para a Taça de Portugal já esta época.
Eis o que pensa Jeremias Soares, treinador do Guimarães sobre o jogo de sábado;
“Bom dia,
Conforme referiu, este jogo é importantíssimo para ambas as equipas e para a Bairrada. 

Este jogo poderá abrir uma porta para o GRUFC estar mais confortável para a segunda volta mas também poderá dificultar as contas para a definição do acesso as meias finais.
O GRUFC irá fazer tudo para chegar à vitória, mesmo com as limitações do momento devido a lesões e saídas temporárias de alguns jogadores por motivos profissionais.
Mas este jogo será encarado como um final, podendo colocar o GRUFC em posição de acesso as meias finais.
Penso que não há muita coisa a dizer sobre este jogo, ambas as equipas já se conhecem bastante bem e ambas querem garantir o acesso as meias finais o mais cedo possível.
Aproveito a oportunidade para agradecer todo o apoio e acompanhamento feito pelo Mão de Mestre.
Atentamente
Jeremias Soares”

Mas o Famalicão com certeza que não quererá ficar para trás, e após os 16 ensaios contra o Braga, virá com a máquina afinada para não perder terreno frente ao adversário do dia e ao Bairrada.
A equipa de Pedro Campos Costa tem sido apontada como uma das principais favoritas à vitória do Grupo, e apesar da derrota na Moita da Anadia, em casa não irá facilitar.
As palavras de Pedro Campos Costa, treinador do Clube de Rugby Famalicão:
“Antes de mais, desejo que seja mais um bom jogo entre estas duas equipas. 
Embora seja um dos adversários directos, tenho em Guimarães bons amigos, um deles o Jeremias (treinador/jogador) que tem feito um trabalho dedicado e sério com resultados á vista, por isso Jeremias, boa sorte no jogo, e que após os 80 minutos possamos dizer que as “nossas” equipas subiram mais um degrau.
Este ano de 2014 é um ano em que o CRF dá um salto gigante, pois após um grande trabalho da Direcção ao ter captado bons patrocínios, deu melhores e mais condições ao clube, pois temos um Team Manager (João Pedro Araújo) que tem feito um trabalho incansável internamente e nas relações camarárias, permitiu-nos ter mais um treinador nos seniores (Bernardo Vasquez) e passar de 2 para 3 treinos semanais, material, etc., etc.
Penso que irá ser um jogo renhido, disputado e sério, onde ambos os 23 convocados irão estar ultra motivados, pois é para estes jogos que todos trabalham, é nestes jogos que os erros não são permitidos, o erro trará provavelmente pontos sofridos. 
Por fim, esta semana temos trabalhado muito bem com alguns dos 14 lesionados/indisponíveis de volta, o que fará com que as dinâmicas da equipa voltem a valores normais permitindo que o nosso modelo de jogo seja a nossa melhor arma.
Convido-vos todos a virem a Famalicão ver o jogo no Sábado, dia 18 às 19h30.
Bom Jogo,
Pedro Campos Costa”

Jogo emocionante, de tripla…a ver!



Em Tomar os comandados de Joaquim Santos recebem os Garranos na sua mais longa deslocação.
A equipa de Tomar tem sido discreta no campo, e fora dele, pelo que toda a informação tem sido muito escassa.
Sabemos que jogou e perdeu 3 jogos, mas verdade seja dita, foram contra equipas teoricamente mais fortes e com duas viagens.
Insistimos que podem causar alguma surpresa pois ainda não jogou com as equipas da parte “de baixo” da tabela, e foi a Trás-os-Montes “roubar” o ponto bónus defensivo.
Aguardamos.
Mas para já tem pela frente uma das mais fortes equipas do grupo pelo que terão de dar o seu melhor para conseguirem pontuar e descolar do fundo da tabela.
Os Garranos, após derrota caseira frente ao líder, decerto que quererão dar a volta por cima e somar pontos para subir mais alto na classificação.
Os homens de João Pedro Azevedo e Jorge Peixoto têm aqui uma longa deslocação o que poderá enfraquecer o grupo, mas decerto que vão à terra dos Templários, para jogar e ganhar e não fazer turismo…
Damos a vantagem aos homens do norte.


O fim de semana na Segundona Norte/Centro termina no domingo na Aldeia do Rugby, onde o clube local recebe os aflitos bracarenses.
Os Bairradinos entram em campo já a saber do resultado do jogo entre Guimarães e Famalicão pelo que sabem se terminam a ronda no segundo posto ou se chegam à liderança da prova.
Para isso, claro, terão de ganhar, e com ponto bónus, o que neste momento não parece difícil, tendo em conta os diferentes ritmos e resultados dos dois clubes.
O Braga Rugby, de Pedro Aguilar, tem tido um ano menos bom, e deverá querer preparar a equipa para os jogos que se aproximam, com adversário do “seu” grupo.
Claramente que apostamos na vitória com ponto bónus, na equipa de Rui Rodrigues e Furio Cinti.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde,
Para quando a actualização dos boletins e dos marcadores da Zona Norte?
Traria interesse redobrado nesta jornada.
Parabéns pelo trabalho
Abraço

Manuel Cabral disse...

Como sabes, a informação que damos tem origem nos clubes, e em relação à última jornada ainda não conseguimos recolher toda a informação.
Assim que tivermos, faremos a publicação.