17 de janeiro de 2014

LUSITANOS TERMINAM PARA COMEÇAREM OS LOBOS

Excelente resultado conseguido pelos Lusitanos frente ao Stade Français, que deu algum brilho ao conjunto da participação portuguesa na Amlin Challenge Cup, com o marcador a registar uma igualdade a 10 pontos ao intervalo.

O segundo tempo não foi tão bom, valendo o fechamento com chave de ouro e o segundo ensaio da equipa, para um resultado final de 15-48.

Encerra-se assim a participação lusitana na competição, que viu o seu adversário da noite ser apurado para os quartos de final, com um total de seis jogos e seis derrotas.


Pode consultar o boletim do jogo aqui, juntamente com todos os dos outros encontros do Lusitanos XV na Amlin Challenge Cup - ao abrir a página, os boletins destes jogos estão após os dos jogos da selecção
nacional.

A partir de agora todas as expectativas e esperanças estão viradas para a tentativa de classificação para o Mundial de 2015, que tem o seu início dentro de duas semanas, frente à Roménia.
Recorde-se que o apuramento será decidido pela classificação acumulada dos Campeonatos da Europa das Nações de 2013 e 2014, e você pode ver qual a situação actual da nossa equipa representativa nas nossas páginas exclusivamente dedicadas à história da nossa participação na competição.

COMO FOI A PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA NA AMLIN

No conjunto da participação dos Lusitanos, a equipa marcou oito ensaios, cinco pontapés de transformação e seis penalidades, num total de 68 pontos, contra os 325 sofridos, entre os quais 40 ensaios.

O melhor marcador da equipa portuguesa foi Vasco Fragoso Mendes (Três ensaios, 15 pontos), seguido por Nuno Penha e Costa (11 pontos, 4 transformações e uma penalidade) e por Salvador Cunha que marcou 10 pontos como resultado de dois ensaios.

Pedro Cabral (nove pontos, três penalidades), Rodrigo Figueiredo, Gonçalo Foro, Pedro Bettencourt e Diogo Miranda (cinco pontos cada na conclusão de ensaios) e Pedro Leal (três pontos, uma penalidade) completam o lote dos marcadores da equipa.

No capítulo disciplinar registaram-se cinco cartões amarelos - João Correia, jorge Segurado (2), Rui d'Orey e Fernando Almeida - e foi utilizado um total de 32 jogadores, como pode ver no quadro a seguir.





Veja o quadro conjunto de todas as participações de equipas portuguesas nas competições europeias, desde o seu início.


Fotos: António Simões dos Santos/Mão de Mestre

23 comentários:

Anónimo disse...

Felizmente ACABOU

Anónimo disse...

Mais um Pateta! LB

Anónimo disse...

o comentário anterior só pode ser a gozar

Anónimo disse...

Os resultados não foram bons, não se conseguiu uma vitória, seria dificil.

Mas há que tirar boas lembranças destes jogos, e uma delas é que se lançaram jovens jogadores e lhes deu experiência internacional que poderá ser muito importante no futuro.

Anónimo disse...

Não foram só lembranças! Foi jogar a um nível que não se joga em Portugal. Falem com os jogadores e oiçam a opinião deles. Valeu muito esta participação. Terá que ser para continuar!LB

Anónimo disse...

Falem com os jogadores?!Mais que as palavras os actos demonstram o interesse que esta competição teve para os jogadores! Lembrar só que apresentámos DEZANOVE jogadores em Inglaterra (vergonha nacional!)e a dificuldade para arranjar jogadores para o jogo de ontem, com vários a serem chamados à ultima hora!Argumenta-se que é a jogar com os melhores que se evolui...é verdade...teóricamente, pois sem massa critica relativamente à quantidade de jogadores para estarem em 3 competições internacionais ao mesmo tempo, chamando jogadores que "não são de selecção" e que já tem quase 30 anos, esfrangalhando o que resta das competições internas, não é possivel haver qualquer tipo de evolução!Evolui-se a jogar com os melhores, mas desde que haja alguma "competição" durante esses jogos e não indo para taças destas em que só levamos cabazes.Não se evolui quando uma equipa faz o que quer da outra e, sejamos honestos, foi isto que se passou em 90% dos minutos jogados nestes 6 encontros.Mesmo que se queira evoluir por esta via, essa evolução não pode ser feita a qualquer custo e o que as competições internas sofreram com a Amlin é muito superior a qualquer proveito que possa ter vindo desta participação.Evoluiem tambem disputando bons jogos no nosso campeonato, e isso foi drásticamente afectado com a imposição por parte da FPR na particpação nesta competição.
19 jogadores em Inglaterra e a manta de retalhos apresentada ontem falam por si...

Leonardo disse...

Caro "Anonimo das 12:50",

"Evoluiem tambem disputando bons jogos no nosso campeonato" concordo totalmente mais devemos ser realiste... o nosso campeonato é FRAQUINHO. Temos que aproveitar essa competição europeia para nos desenvolver!
Porque nao é no nosso campeonato que os melhores jogadores portugueses vao se desenvolver.


Ponto positivo : Talvez algums jogadores dos Lusitanos XV foram observados pelas equipas adversarias e quem saibe? Para o ano, o Pedro Bettencourt Ávila pode ser jogador do Stade Francais...
Isso seria muito bem pela selecao!!!

Anónimo disse...

Meus caros

O pesadelo ainda agora começou, esperem pelos jogos com Roménia, Georgia, Russia, mesmo com toda a armada françesa (que supostamente apenas vinham 2 ou 3 , dai a razão da presença na Amlin Cup), aposto que vem pelo menos 5 ou 6 e mesmo assim não temos a minima hipotese acordem.

Anónimo disse...

"Mesmo que se queira evoluir por esta via, essa evolução não pode ser feita a qualquer custo e o que as competições internas sofreram com a Amlin é muito superior a qualquer proveito que possa ter vindo desta participação" IMBECIL, só pode!A única equipa que poderia ser atingida pela Amlin CUP foi o GDD e veja-se a resposta dada em campo. Qual foi a competção prejudicada pela aparticipação na AC?

Great_Duke disse...

Quanto à falta de jogadores, permitam-me apenas um comentário: só podem ser convocados jogadores inscritos para a prova pela FPR.

Não se pode ir buscar um tipo qq só porque no fds x jogou bem ou precisamos dele para tapar um buraco.

Só jogadores inscritos é que podem jogar e no site da Amlin só constam 38...o que não quer dizer que não se conseguisse 23, note-se.

Anónimo disse...

não vou entrar pelo campo das ofensas pois quero crer que se és adepto de rugby isso foi um descuido, uma pequena imbecilidade...
Não afetou o GDD ?! Para afirmares isso é pq não vais aos jogos! Claro que afectou e MUITO!Ou pelo facto de ter ganho ao VRAC, que cá ficava no grupo B, que dizes isso?!Jogos alterados, equipas desfalcadas,(CDUP, CDUL e Belenenses não foram afectados?!) alterações de calendários, equipas na 2ª volta e outras não acabaram a 1ª...Afectou e muito!

Anónimo disse...

Nem vale a pena comentar!A participação na Amilin CUP foi um claro beneficio para o Rugby nacional. Espero que continue por muitos e bons anos. só temos a ganhar.LB

Anónimo disse...

Mesmo que haja falhas ao nível da organização (informação e promoção dos jogos, por exemplo) parece indiscutível que os 6 jogos a um ritmo mais elevado do que o habitual (mesmo a Taça Ibérica não teve o ritmo do jogo de ontem, por exemplo)ajudaram a preparar não só os jogos decisivos das próximas semanas como um futuro a médio prazo com o lançamento de muitos jovens muito promissores. Agora, temos de aguardar pela convocatória para o 6 Nações B. Mesmo com o reforço dos jogadores que estão lá fora, parece que continua a faltar um nº 10 e o facto do Pedro Leal e do Diogo Miranda não estarem convocados para os sevens indicia que vão ser eles a opção. Com as lesões de Vieira de Almeida e de Pedro Cabral, não seria preferível "pedir" ao Gonçalo Malheiro ou ao Duarte Cardoso Pinto que fizessem o "sacríficio" de voltar aos Lobos? Até o Aguilar, com a sua ratice, poderia dar uma mãozinha a ponta ou até 15. Enfim, são meras opiniões...

Anónimo disse...

.. o maior fracasso foi, sem dúvida, a fraquissíma adesão do público (seria bom o MDM passar a informar quantos espectadores assistem aos jogos). Parabéns aos jogadores que deram o seu melhor.

Manuel Cabral disse...

De acordo com o site da ERC, no EUL estiveram 350 pessoas.

Claudio disse...

Vejam o tweet do 2 linha sul africano do stade français, por ter jogado,deve saber do que está a falar...

https://mobile.twitter.com/SFParisRugby

Anónimo disse...

Que tem o tweet? Secalhar não vi o que referiu mas pelo menos o que vi só diz "bem jogado lusitanos" nada de mais.

Muitos dizem que é bom por ser outro nível, dar um ritmo elevado aos jogadores, ser muito bom para a selecção, há até quem diga que servirá para vir buscar jogadores no futuro etc.

Tudo certo, não deixam de ter alguma razão, até se deu o exemplo de o Ávila ir jogar para o SF por exemplo. Mas a quem servirá isto? Servirá só e apenas para a SN o que é óptimo mas o problema que muitos parecem não ver é que tudo o que se retira de bom dos lusitanos e destas participações é apenas e só para a selecção. Quem está no poder e no meio dos compadrios óbvio que aplaude e gosta. Permite-lhes andaram a pavonear-se todos lá fora a dizer que conseguiram isto e aquilo.

Agora e internamente? Continua tudo uma miséria. Sim lá vem a ladaina do costume mas parece que não entendem. É preciso crescer sustentadamente. Por cá é precisamente o contrário que se faz. Se tivessem "esturrado" este dinheiro por cá, pelos clubes (acções de formação, equipamentos, estágios, etc etc)e tivessem começado finalmente a entender que é preciso desenvolver cá dentro primeiro para poder vir a ser bom lá fora de forma sustentada tinham feito bem melhor.

Mas claro que isso não interessa aos "padrinhos" que lá estão e que gostam de mandar naquilo a seu belo prazer e meterem lá os "sobrinhos" que quiserem. Lá vão conseguindo algumas prestações boas no meio de muita mediocridade e isso vai dando para se regojizarem.

Anónimo disse...

Se falas de padrinhos e afilhados com tanta certeza é porque estás por dentro disso. Até diria que já por lá passaste e perdeste o poiso.

Claudio disse...

Claro o Tweet é curto. Mas para quem têm accesso ao facebook, vale a pena ler alguns dos comêntarios dos adeptos franceses depois do jogo na pagina do Stade Français ou até mesmo na paginal do Rugbynistère…

https://www.facebook.com/#!/photo.php?fbid=10152607926964782&set=a.10150091295824782.297089.53366179781&type=1&theater

« Nul n’est prophète en son pays » (o dicionário Editoria diz que dá em português « santos da casa não fazem milagres »).

Por acaso, tenho muito pouco conhecimento da situação dos clubes em Portugal. Por isso, não vou tomar o risco do debate. Não sei se o dinheiro é bem ou mal empregado. No entanto, tenho certo conhecimento do mundo desportivo e, por isso, parece-me que das coisas que mais fazem crescer uma mobilidade é a visibilidade que pode obter num país/no mundo, quer pelos resultados de um grupo, quer pela fama de um individu. Os clubes que são capazes de pagar milhões de euros para contratarem um só jogador, bem sabem de isso.

Apesar de Portugal não ter ganho um so jogo no mundial de 2007, ninguem pode negar que, no rugby português, houve um antes 2007 e um post 2007. A Amlin não é o Mundial. Mas se a presência de Portugal na Challenge Cup permitiu dar uma outra dimensão a modalidade em Portugal, e lá fora, criando interesso pela disciplina, vocações, ambições, oportunidades para jogadores, então não podemos negar que é uma coisa positiva. Se, ainda por cima, no final, essa participação aparece a todos como uma preparação que facilitou o que todos esperamos no torneio das 6 Nações, então nimguem mesmo vai negar que o risco valia a pena de ser tomado.

Pode a Amlin não ter sido positiva para todos os clubes em Portugal, tal como os jogos da equipa de França têm por consequência de « roubar » jogadores de grande talento a grandes clubes que os pagam bastanto carro em alturas de grandes desafios no campeonato nacional.

No entanto, o interesso geral não é a soma dos interesses particulares, não deve ser. Acho que todos temos que procurar o interesso geral, mesmo esse indo contra alguns interesses particulares e sem se preocupar de saber se a realização do interesso geral serve, no mesmo tempo, alguns interesses individuas.

O interesso geral parece-me ser, no momento, o desenvolvimento a nível nacional da modalidade. Portanto se, como eu o penso, isso tem mais sorte de acontecer com uma presência de Portugal no Mundial de 2015, então tudo que permitirá essa presência tem que ser aplaudido porque, no fim, todos os praticantes e todos os clubes vão ganhar com isso.

Anónimo disse...

.. 350 espectadores é tristemente pouco (a Georgia já enche estádios de 20.000 lugares!). Ainda mais se tivermos em conta que cerca de metade seriam apoiantes do SF. Ou seja, quase que só foram os pais, irmãos e demais parentes dos jogadores. Onde estão os amantes da modalidade? Amar o râguebi é, também, saber apoiar uma equipa, mesmo que não seja a nossa, que entra em campo representando o râguebi nacional. É saber apoiar os jogadores, todos eles portugueses, que tentam fazer o melhor que sabem e podem contra adversários que estão muitas vezes entre os melhores do mundo.
Querem que o râguebi evolua em Portugal? Apoiem-no dentro e fora de campo, e deixem de lado essas guerrinhas de pequenos fidalgos de provincia. Com o apoio de todos e com menos tricas os resultados aparecerão.

Anónimo disse...

Referenta a espectadores , como é possível termo amais , sendo uma 5 feira a noite, dia de treinos dos clubes de diversos escalões ( já sei que alguns vão dizer que é mais importante ver o jogo) . O mesmo se passou com os jogos de novembro e provavelmente irá passar em Fev e Março caso no próprio dia sejam marcados jogos , será que é difícil entender isto...
Em relação a A Cup está foi muito produtiva principalmente para os jogadores mais novos, esses sim tiveram um boa experiência que jogando na DH nunca poderiam ter.
Financeiramente foi um muito mau , já se sabia que iri ser assim, mas o D Julita achou que tínhamos capacidade para abrir mais o buraco .
Agora mais uma vez temos que tirar conclusões e seguir em frente.

Anónimo disse...

Gonçalo Malheiro à seleçao!! Vai com certeza fazer um grande trabalho! É um grande jogador, cheio de experiência e "saber do jogo". Dada a ausência dos nºs 10 ja referida, penso que o Gonçalo e uma excelente opçao, se nao a melhor.

Anónimo disse...

Jovens Jogadores - Vasco Uva, Pedro Leal e outros...

É bom jogar a este nível... ???? os mais novos aprenderam oque? que nunca vão ser nuinguém no rugby ?

Oiçam a opinião dos jogadores... Propaganda que lhes foi dada.. "digam todos que isto foi muito bom para aprender" é notório o discurso comum que todos têm, ainda ontem durante o jogo iam saindo e iam sendo entrevistados e dizendo sempre o mesmo... até o comentador nosso amigo da sport tv...

É MUITA BOM MAS GASTOU-SE DINHEIRO E A IRB CURTOU OS APOIOS E A 2ª DIVISAO SUL LISBOA ESTÁ TODA DESMONTADA POR PARVOICES FEDERATIVAS !

Mas participámos na challenge cup com uma equipa que fez uma boa primeira parte contra o Stade Français que tem tanta consideração pelo rugby que se joga neste país que veio com uma equipa desfalcada e sem vontade de jogar, dai o empate ao intervalo, porque se eles viessem a sério eram mais 70.

O Rugby tem de ser trabalhado por baixo e a modalidade tem de cair na realidade Amadora que tem neste país, chega de megalomanias ! Somos AMADORES não profissionais nem semi profissionais ! Limpe-se a casa que há ai agiotagem ligada ao rugby nacional e a viver à custa dele sem necessidade !