24 de janeiro de 2014

LINCES TROCAM DE TRUNFOS PARA LAS VEGAS

Uma equipa com cinco alterações em relação àquela que se deslocou ao Dubai e Port Elizabeth e oito em relação à que esteve em Gold Coast, e que apresenta ainda quatro estreias absolutas, está em Las Vegas para defender a 11ª posição no ranking do Circuito Mundial, com mais um ponto que a Escócia, cinco que o Canadá, 10 que os Estados Unidos e 15 que a Espanha.

Recorde-se que o 15º da geral, no final da competição, é despedido das suas funções como equipa residente e passa para o escalão secundário do rugby sevens mundial. Neste momento é a Espanha a ocupar essa ingrata posição.


André Aquino, António Marques e Bernardo Batista, todos do Técnico, e Manuel Vilela do Direito estreiam-se na selecção nacional de sevens, enquanto Tomás Noronha tem a sua terceira participação seguida na equipa e Afonso Rodrigues faz parte do grupo pela quarta vez, sendo que a primeira foi em Lyon em Junho de 2013.
Vasco Fragoso Mendes regressa à equipa, o que já não acontecia desde Setembro de 2012, quando esteve no Safaricom, o mesmo acontecendo com Luis Sousa que participou pela última vez em Lyon, em Junho do ano passado.
Os restantes quatro jogadores são os únicos a fazerem o pleno deste ano e é em especial sobre os ombros de David Mateus e Adérito Esteves que recai a maior carga de responsabilidade, já que são destacadamente os mais internacionais de toda a comitiva, com 66 viagens para Adérito e 64 para Mateus.


Portugal inicia a prova americana defrontando o Uruguai, no sábado à 1,50 h de Lisboa, um adversário que está perfeitamente ao seu alcance, apesar da igualdade verificada no frente a frente, e na derrota sofrida um ano atrás neste mesmo local, por 7-5.
Os Teros terminaram o Viña del Mar 7's na segunda posição, atrás do Chile, e qualificaram-se para o torneio de Hong Kong que vai determinar quem sobe ao grupo das residentes.

Depois a coisa aperta, e o segundo adversário do primeiro dia é a Inglaterra, que embora tenha um histórico muito favorável, já tropeçou nos portugueses em seis ocasiões, a última das quais precisamente há um ano em Las Vegas quando os portugueses venceram por 21-5. O jogo é disputado no sábado às 04,46 horas de Lisboa, na sexta feira.

No terceiro jogo da fase de apuramento, a disputar no sábado às 21,28 horas de Lisboa, os portugueses defrontam Samoa, um adversário também muito complicado mas que defrontámos pela última vez, e vencemos por 14-10, em Hong Kong em Março de 2013.


Fique com o quadro completo dos jogos da primeira fase, sabendo que os quatro primeiros de cada grupo se disputam na sexta-feira e os restantes no sábado.


11 comentários:

Anónimo disse...

Manuel, tem a certeza dos horários que colocou? é que eu acho que esses são os horários em Las Vegas em Portugal é a 01H50, 04h46 e finalmente 21h28

Anónimo disse...

Não haverá confusão de fusos horários?

Anónimo disse...

Grupo mais acessível que tivemos este ano. Mas com este grupo de jogares que por um lado menos expedientes mas por outro talvez que queiram mostrar algo. Veremos. Espero que me/nos surpreendam

Manuel Cabral disse...

comentário das 09:10
Isso é o que lá está! Se olhares bem verás que tem o horário de Las Vegas, depois o de Lisboa, depois o de Paris, o de Brasília e finalmente o de Salvador...
Embora a maior parte dos leitores do MdM sejam de Portugal, há muitos que nos lêem em França e no Brasil, por isso o calendário múltiplo...

Anónimo disse...

não reparei no quadro e tem toda a razão, os horários aí estão correctos mas eu estava-me a referir ao texto

Manuel Cabral disse...

E eu não reparei no texto! Tens toda a razão...vou já corrigir! O que vale é o quadro!

Anónimo disse...

Pool C: Samoa, Portugal, England, Uruguay


Samoa finished third in Las Vegas in 2013 and should navigate their way out of this group alongside England, with Portugal tricky but beatable. Viliamu Punivalu makes two changes from Port Elizabeth. Kelly Meafua makes his debut and experienced flyer Tom Iosefo comes back into the side.


Portugal, who did well to reach the Cup quarter-finals in Port Elizabeth, are missing key men in the likes of Pedro Leal and Frederico Oliveira.


Meanwhile, England coach Simon Amor gives the captaincy to Tom Mitchell, who takes over from Tom Powell. Mike Ellery returns to England's squad. Chris Cracknell and Christian Lewis-Pratt also return to the team in the place of John Brake, Sam Edgerley while Mat Turner misses out this time.


Luis Pedro Achard's Uruguay side are the only non-core team to feature this weekend and will hope to pick up some form ahead of the World Series promotion qualifier in Hong Kong in March, which they have already qualified for. Uruguay defeated Portugal last year to reach

Anónimo disse...

Massacre completo da Inglaterra a Portugal... fazem o que querem, este meninos é que são a elite ?

As manias do costume a dar frutos.

Deus permita que se perca o lugar como Core team para ver se isto acaba.

Anónimo disse...

comentários como o das 05:01, é para deixar triste (já sabemos que não tá la o pipoca e falta o miguel lucas e o carl murray que são fundamentais nesta equipa)a frança deu 47-0 à espanha (e a diferença de nível entre as duas não é abismal, o pais de gales levou 43 secos da africa do sul) eu sei que o que interessa são os nossos resultados mas há jogos que correm mal e a equipa é inexperiente por isso rogar para percamos o lugar como equipa residente é de quem não é Português

Anónimo disse...

É de quem sabe que para sustentar isto está se a comprometer o futuro da modalidade a nível nacional

Anónimo disse...

A ida ao torneio é sustentada pela IRB!! Os ordenados são outro assunto! Deves ter ficado fora da convocatória com essa ressabia toda...