7 de janeiro de 2014

GROUNDLINK CALDAS APROVEITA DESLIZE DO BENFICA

Uma jornada quase tranquila, com um jogo adiado que esperamos se realize com a máxima brevidade, e em que o Groundlink Caldas se isolou na segunda posição, depois da derrota do Benfica na recepção ao Évora.

A primeira volta aproxima-se do fim e aumenta a curiosidade sobre as posições relativas das equipas para o arranque da segunda volta, já que o primeiro está ao alcance do segundo, o segundo ao alcance do terceiro e o terceiro ao alcance do quarto, enquanto o quinto, o sexto, o sétimo e o oitavo também podem ficar todos ao alcance uns dos outros na conclusão da jornada, e, finalmente, os dois últimos estão à distância de um ponto um do outro...


Veja o que se passou no fim de semana:

Vitória sem surpresa da equipa da Lousã com direito a ponto de bónus, num jogo em que os leões
ofereceram uma boa réplica, apesar de terem ficado longe do ambicionado ponto de bónus.
Com a derrota o Sporting foi apanhado na tabela classificativa pelo Loulé, apesar de de ter a vantagem da vitória que conseguiu no jogo já realizado entre as duas equipas (em Lisboa na 6ª jornada por 18-7).
A Lousã continua invicta, continuando com o melhor ataque e a melhor defesa, mas perdendo a posição de equipa com o maior número de ensaios marcados para o segundo classificado, o Groundlink Caldas.

O Groundlink Caldas conseguiu em Santarém a vitória por maior margem e com o maior número de pontos marcados da competição, ultrapassando-se a si próprio após a vitória na última partida de 2013 por 81-6 sobre o São Miguel.
Agora isolados na segunda posição, os pelicanos confirmam o seu potencial ofensivo e destacam-se como única verdadeira ameaça ao líder da prova, a Lousã.
O Santarém continua na penúltima posição, com três pontos de bónus, mais um que o lanterna vermelha, o São Miguel, com quem vai travar um emocionante duelo no próximo fim de semana.

Excelente vitória do Évora na Sobreda, naquele que foi o único resultado que contrariou a lógica do campeonato, apesar da vitória que os chaparros já tinham conseguido para a Taça de Portugal, sobre o mesmo adversário.
Num jogo de fraco recorte técnico, o Benfica foi incapaz de ultrapassar as dificuldades e a nervoseira que atacou a equipa e que acabou por lhe retirar a possibilidade de alterar o resultado do jogo nas penalidades de que dispôs nos últimos minutos do jogo, deixando assim fugir o Groundlink Caldas, ficando agora na terceira posição da tabela classificativa, apenas com dois pontos de vantagem sobre o seu adversário do fim de semana.
O Évora com esta importante vitória aproximou-se do terceiro lugar, do qual está apenas a dois pontos, e abrindo a sua vantagem para o quinto classificado (e para o sexto...) para 12 pontos, segue tranquilamente a caminho do play-off...

Importante vitória do Loulé sobre o São Miguel, em Lisboa, que o fez subir ao quinto lugar em igualdade pontual com o Sporting, apesar da desvantagem da derrota frente aos leões, e que lhe garante a manutenção
na luta por um lugar no play-off, mesmo que o Setúbal venha a conseguir (improváveis) cinco pontos frente à Agrária.
O São Miguel falhou na tentativa de conseguir o bónus defensivo, que lhe poderá vir a fazer muita falta no lavar dos cestos, e continua na última posição, com um ponto menos que o Santarém, com quem joga na última jornada da primeira volta, já no próximo final de semana.


Foto: António Simões dos Santos

10 comentários:

Anónimo disse...

completei este fds a minha visão sobre todas as equipas desta divisão

Lousã - vai estar na final

Caldas - é uma equipa de final e portanto se lá chegar será campeã

Benfica - pode chegar à final

CRÉ - atinge facilmente as meias-finais

Loulé - melhor equipa do "outro" campeonato que se disputa nesta divisão. vai ao play-off

Setúbal - vai discutir com Loulé o 5ºlugar. atingirá facilmente o play-off

sporting - equipa de fraca qualidade que jogará praticamente toda 2ª volta fora de casa. não vai aguentar a pressão e pode por isso mesmo descer de divisão.

agrária - equipa em clara subida de forma. vai já demonstrar este fim-de-semana contra o sporting (ponto bónus ofensivo). vai facilmente garantir manutenção.

santarém - irá discutir o jogo da descida com sporting

CR São Miguel - equipa que demora a encontrar-se. cheia de talentos individuais mas que ainda não são uma equipa. irá no play-off da descida garantir a manutenção logo no primeiro jogo.

Anónimo disse...

Marcadores Groundlink?

Pedro disse...

São Miguel equipa cheia de talentos :)...

Anónimo disse...

que comentário mais rídiculo... na minha opinião está trocado o comentário do São Miguel com o do Sporting , o Sporting sim está cheio de talentos individuais e com alguma dificuldade em se encontrar...

O São Miguel tem zero, a única esperança do São Miguel é o já histórico Santarém estar pior, mas isso vemos este fim de semana.

Anónimo disse...

Atenção a Bernardo Gonçalves, um portento fisico que se redescobriu no Caldas e que já devia ser chamado para os Lusitanos a 12, seguindo as pisadas dos seus ex-colegas de equipa Salema e LEal. Olhos postos neste menino que fisicamente se assemelha a Nonu!!!Mais 3 ensaios este fds em Santarem...ponham os olhos nele

Joaquim Ferreira disse...

Não desrespeitem as equipas, quaisquer que sejam.
Todas as equipas têm talentos, umas mais que outras. Umas conseguem fazer vale-los como o Caldas. Outras têm menos mas colmatam com mais equipa e experiência.

Considero que tanto o Sporting como o S. Miguel têm talentos, embora o Sporting tenha mais jogadores experientes de "outras vidas" e o S. Miguel tenha vários jogadores que começaram a jogar rugby há 3-4 anos e outros apenas este ano e não deixam de ser titulares. Talvez por isso lhe chamem "talentos" e não "confirmações".

Mas convenhamos que dizer que o Sporting pode descer e o S. Miguel já garantiu a manutenção é muito prepotente. Além de que o Sporting, pela experiência que tem, demonstrou na final do ano passado que joga finais e consegue subir de forma e unir-se quando precisa. Uma equipa que esteve vai não vai para se qualificar mas garante a meia-final e ganha a final sem margem de dúvidas foi quase como um GDD da 2ª.

Ainda falta muito campeonato, infelizmente sempre com lesões, subidas e descidas de forma.

Há é sem dúvida 3 campeonatos interessantes:

- 4 da frente - Caldas, Lousã, Benfica, Évora (quem garante as meias logo)
- 3-4 do meio - Sporting, Loulé, Setubal e talvez Agrária (quais 2 chegam ao play-off)
- 3 do fim - Agrária, Santarém, S.Miguel (quem desce)

Tinha ideia que quem descia era quem ficasse em último na fase regular ou isso mudou como na DH e ainda há play-off?

Anónimo disse...

Sou sócio do Sporting Clube de Portugal desde que nasci mas no rugby só joguei pelo São Miguel. Fico estarrecido com os comentários, tão pouco objectivos, que o mão de mestre, ainda bem que existe, publica. Neste fim de semana vai disputar-se, unicamente, a 9ª jornada da primeirona, ainda faltando toda a segunda volta. Em qualquer campeonato sempre houve vitórias, empates e derrotas e vencedores, vencidos, subidas e descidas. Que eu saiba ninguém vai salvar o pai da forca, o rugby é só um desporto. Por favor vejam se começam a ver o Rugby como tal. e deixam de ser facciosos nos comentários, que o Manel Cabral, simpaticamente, acolhe no seu blogue.

Anónimo disse...

Daqui a um bocado querem levar para os lusitanos todos os jogadores do groundlink Caldas!!!!! Pelos comentários que foram feitos no início da época por esta altura já deviam ir isolados na frente mas estão em segundo e vamos ver como corre a segunda volta.
Estão de parabéns com o investimento e a vontade em querer evoluir, mas não pensem que são os maiores....

Anónimo disse...

sobre as equipas

1. Lousã
equipa recheada de reforços que irá com naturalidade atingir a final

2. Caldas
equipa cheia de dinheiro. jogadores estão lá por isso e não pelo projecto. serão igualmente com naturalidade finalistas.

3. Sport Lisboa e Benfica
a grande surpresa da prova. estarão nas meias-finais e estou certo que tudo farão para estar na final.

4. CR Évora
eterno candidato. estará nas meias-finais mas como no passado será eliminado.

5.sporting
só está em quinto por ter feito 6 jogos em casa. é evidente para toda a gente que aqueles meninos vão ter muitas dificuldades nas deslocações porque não gostam de sair de lisboa. é forte candidato à descida.

6.RC Loulé
estará com toda a certeza no play-off. equipa cada vez mais madura.

7.Setúbal
a melhor equipa das 6 que lutam para não descer. tem excelentes jogadores. vão com o Loulé ao play-off.

8.agrária
é evidente a forte recuperação que estão a desenvolver. esta semana virão com toda a certeza esmagar o sporting. perderam alguns pontos na 1ªvolta que lhes vão custar caro. vão ficar na 1ªdivisão

9. santarém
juntamente com o sporting são os grandes candidatos à descida. sofreram várias saídas importantes esta época.

10. CR São Miguel
vão surpreender na 2ªvolta. este fim-de-semana vão vencer com ponto bónus em santarém. clube com um grande desportivo. vão ficar na 1ªdivisão.

Anónimo disse...

O seu ponto 10 já está mal. Ponto bonus sim, mas vitória nem ve-la! Não falem com tanta antecedencia, e não menosprezem equipas como a do Santarem na luta pela manutenção e Évora na luta pela subida, elas dao-se bem com o orgulho ferido, sao equipas de garra!