25 de outubro de 2013

QUEM VAI MANTER A INVENCIBILIDADE NA PRIMEIRONA?

Depois de termos publicado esta semana a listagem dos marcadores das equipas participantes na Primeirona - com excepção dos marcadores do Vitória de Setúbal - continuamos a apresentar os jogos da jornada com o histórico entre as equipas no respectivo quadro (últimos quatro encontros, desde 2009 - os locais dos encontros estão assinalados com < ou > do lado da equipa que deu o campo, e os jogos a contar para a Taça de Portugal estão assinalados com um asterisco junto do ano respectivo).

Terceira jornada aparentemente calma para os dois primeiros, apesar da viagem dos pelicano a Loulé e da recepção dos serranos aos bulldogs, mas os jogos mais interessantes serão disputados com a participação de outros candidatos ao play-off.



Santarém, São Miguel e Agrária, todas com um ponto de bónus na tabela, não podem prescindir seja de que pontinho for, pois eles todos lhes farão falta quando forem feitas as contas finais, e nalgumas situações conseguir esses pontos pode se transformar numa tarefa de gigantes...


Todos os jogos se realizam no sábado, com excepção do Benfica-Santarém que terá lugar no domingo.


A Lousã é líder da prova e mostrou nas duas primeiras jornadas um fulgor que impressionou pela eficácia, e somou não apenas os pontos das vitórias como conseguiu o bónus atacante nas duas ocasiões, registando neste momento a pontuação máxima possível na tabela classificativa.
O São Miguel encontra-se ainda numa fase de adaptação à Primeirona e naturalmente vai sentir dificuldades frente aos serranos, mas o maior interesse do desafio será verificar a sua melhoria e até que ponto o ritmo da divisão está a ser assimilado pelos bulldogs.


O Caldas segue na segunda posição, e a equipa demonstrou no fim de semana passado que ainda não fez a assimilação dos novos jogadores com os que já estavam no clube e conheciam os métodos do treinador.
Esta situação tende a ser ultrapassada mas acreditamos que deverá haver um esforço adicional de adaptação dos mais recentes, já que não podem esperar que tudo se altere ao jeito das suas figuras.
Os pelicanos renderão mais e terão um melhor comportamento quando isso acontecer, evitando-se algumas das dificuldades por que a equipa passou frente ao Benfica.
O Loulé foi vencer na segunda jornada em Coimbra, mas ainda não está ao nível das melhores equipas do campeonato.
No entanto as deslocações ao Algarve são sempre difíceis, como os resultados do ano passado são testemunho, pelo que não é de todo impossível que os louletanos consigam pelo menos o bónus defensivo.


Mais um jogo sem história anterior com o Sporting a ter o primeiro embate com uma equipa teoricamente do seu campeonato.
O Vitória de Setúbal segue na terceira posição, mas vai ter também este fim de semana o primeiro jogo com um candidato ao play-off.
A vitória do Sporting frente ao Santarém deve ter dado aos seus jogadores um pouco mais de confiança, que pode ter ficado abalada depois da derrota frente ao Caldas, e aguarda-se com curiosidade para ver como se comportarão os leões agora que a prova entra na sua velocidade de cruzeiro.


Benfica e Santarém encontraram-se em jogo para a Taça de Portugal, na última época, e os encarnados foram a Santarém vencer por 18-0.
Mas o Benfica deste ano nada tem a ver com o do ano passado e aquilo que mostraram nas Caldas é sintoma que estarão na luta do play-off sem qualquer dúvida.
No seu terceiro jogo fora de casa, os cavaleiros vão ter que jogar com tudo para conseguirem algum equilíbrio na partida, mas isso não será fácil.


O Évora sofreu um pesado castigo na semana passada na Lousã, mas a experiência da equipa e o facto de jogar em casa mantém o favoritismo dos chaparros.
Os charruas continuam na fase de reconstrução da equipa e assim será difícil conseguirem opor-se com êxito ao peso dos alentejanos, restando-lhes tentarem melhorar em relação ao que conseguiram na última época.
Duas equipas com objectivos e ambições diferenciadas, mas para as quais o encontro deste fim de semana vai servir como preparação para as batalhas decisivas que vão ter que disputar.

Escusa de procurar a tabela classificativa fora do Mão de Mestre...



16 comentários:

Anónimo disse...

Parace-me que o évora este ano vai penar muitissimo na 1ª divisão e vai perder várias vezes...

Anónimo disse...

Ainda só agora começou o campeonato. Ainda não chegou o grande adversário de todos, o Sr. Inverno que para algumas equipas é péssimo e para outra é óptimo. Basta saber quem gosta de campos pesados, ou tem equipas leves que gostam de campos enxutos. Tanta, mas tanta água vai correr que fazer prognósticos só no fim, como dizia o ourto e que a ministra das finanças copiou. Agora que me parece que o campeonato vai ser interessante, isso é verdade, salvo o passeio do Caldas.

Anónimo disse...

Ainda só agora começou o campeonato. Ainda não chegou o grande adversário de todos, o Sr. Inverno que para algumas equipas é péssimo e para outra é óptimo. Basta saber quem gosta de campos pesados, ou tem equipas leves que gostam de campos enxutos. Tanta, mas tanta água vai correr que fazer prognósticos só no fim, como dizia o ourto e que a ministra das finanças copiou. Agora que me parece que o campeonato vai ser interessante, isso é verdade, salvo o passeio do Caldas.

Anónimo disse...

Quantas equipas sobem de divisão?

Anónimo disse...

Um arbitro do Algarve em Loulé.

Será que vamos ver repetidas as cenas do ano passado e que só depois de muitos clubes se queixarem do que se passava em Loulé, existiu intervenção e se começou a jogar 15 contra 15.

Coincidência ou não depois da intervenção os resultados do Loulé deixaram de ter a fulgurância que tiveram a meio do campeonato.

Sem duvida jogo para ser filmado.

Anónimo disse...

E o que me dissem do Super Caldas com muitos jogadores e a conseguir secar os clubes do Oeste... não tem jogadores para virem com equipa B ao Algarve.

Em relação a um árbitro do Algarve em Loulé, será que em Lisboa os clubes de Lisboa os árbitros de Lisboa não apitam???

No fim de semana passado foi o presidente da Bairrada a apitar na Agrária e só faltava ele pegar na bola e marcar o ensaio... mas não ouvi niguém a falar dessa situação... por isso é melhor estarem calados e jogarem rugby, deixem-se de lamentações já metem raiva

Anónimo disse...

O Santarém parece-me, ainda, muito verdinho para ganhar ao Benfica. Mas espero que vendam cara a derrota, tal como fizeram com Setúbal e Sporting.

Abraço!

Anónimo disse...

Groundlink desiste do Torneio Nacional B's

Carrega Lousã!

Anónimo disse...

Ha coisas que temos que plantar, regar , deixar crexer e so dp apaanhar o rugby e uma delas ! Nao vamos apanhar o que ainda esta verde ! Dao muita importancia a este e aquele e nao sei quantos reforcos se cada um jogar para si e nao para a equipa nao se colhe nada ! Vams andando e vendo! Os maiores la da aldeia ja perderam as b's vams ver o que perdem a seguir! Carregem nos meninos !!!

Anónimo disse...

Uma coisa o Caldas ja conseguiu este ano, incomodar o Lousa. Ja repararm quantos comentarios o pessoal da Lousa ja fez a falar do caldas? Nos nao perdemos tempo a falar do Lousa.
Escusam de vir dizer de repetir que quando formos a lousa arrasam, ja o sabemos e todos estamos cheios de medo.

Anónimo disse...

E será que são os da Lousã a colocar os comentários. Por aquilo que conheço deles, não serão de certeza.

Anónimo disse...

CRE 48 (7E) Agrária 6

Anónimo disse...

Loulé 6 - Groundlink Caldas 21 (3E)

Anónimo disse...

Hoje o Sport Lisboa e Benfica demonstrou que é um dos mais sérios candidatos à subida.
Sem avionetes e licores da província vamos voltar ao lugar onde devemos estar.

Força Benfica!

Anónimo disse...

Este campeonato é entre os Dois grandes da provincia.

Já foram derrotados pelas avionetes, a seguir serão os de Évora e depois os dos licores.

Afinal os das Caldas tinham razão sobre vocês quando diziam na semana passada que essa história de estarem a construir uma equipa era uma treta e que nunca se convenceram de que podiam perder jogos na Primeira Divisão e que quando viram que iam perder o jogo, perderam a cabeça e partiram para a violencia.

Peço desculpas aos das Caldas por não ter acreditado.

Venham até cá e depois falamos.

Carrega Lousã.

Anónimo disse...

Para equipa da dh ganhar a uma equipa que joga para a manutencao por uma difrenca tao pequena reflete bem a que divisao devem jogar ! Vere ms nos jogos cm o evora lousa e sporting ! Pois porque cm. o caldas ja perderam ne ! Preparem s para mais umas quantas amarguras isso sim ! Carrega primeirona