30 de outubro de 2013

BAIRRADA E SPORT NA FRENTE DO TORNEIO INTER-REGIONAL *

*Álvaro Figueiredo
Realizou-se a segunda jornada do Torneio Inter-Regional (TIR) de Sevens feminino, terminando com a vitória da Bairrada, que assim se colou ao Sport Club do Porto no topo da tabela classificativa.

No entanto, a jornada que decorreu em Braga, no domingo 27 de Outubro, ficou marcada por uma inovação e um facto estranho. 
A inovação consistiu na criação de duas séries, com o intuito de melhorar a competitividade da prova. 


As próximas jornadas dirão se a medida é ou não eficaz, nomeadamente se no final se verificar que há equipas da série 2 capazes de competir de igual para igual com as da série 1. 

O facto estranho foi a ausência de árbitros, apenas contornada com a
disponibilidade do Oleg em arbitrar os jogos da parte da tarde.
Num fim de semana em que o rugby português era promovido em Lisboa, deveria ter havido um esforço dos responsáveis em transpor essa promoção para o resto das competições, designadamente para o TIR de Sevens.

Contudo, este contratempo não impediu a realização da jornada e a partir das 11 horas começaram os jogos no campo da Morreira. 

Com o quadro competitivo dividido em duas séries, as equipas da primeira série disputaram o acesso à final em dois grupos - Sport Club do Porto, Agrária A e Braga Rugby no Grupo A e Bairrada A, CRAV e Tondela no Grupo B. 



A segunda série foi disputada entre o Famalicão, Lousã, U. Aveiro, Agrária B e Bairrada B num único grupo.

Este modelo (duas séries) permitiu, em primeira análise, que todas as séries fossem mais equilibradas, principalmente a segunda, onde as equipas em evolução puderam fazer jogos em que o resultado foi sempre uma incógnita em vez de realizarem partidas «perdidas por natureza».

Na série 1 o Sport Club do Porto e o Bairrada venceram os seus grupos, reeditando a final da primeira jornada, só que desta vez e equipa da Moita «imitou» o desempenho da sua congénere portuense na final de Tondela.
O Sport entrou mais forte na primeira parte e jogou quase sempre no meio campo da Bairranda, estando a vencer por 5-0 ao intervalo. 
Na segunda parte, o rumo de jogo mudou, com a equipa da Moita a pressionar o Sport, que cometeu diversas faltas e quase nunca saiu do seu meio campo. 
Tal como em Tondela, foi uma conversão que ditou o resultado final, desta vez
favorável ao Bairrada por 7-5.

Agora segue-se a etapa da Lousã, no próximo sábado, com mais uma «inovação», a abertura do torneio às equipas do Sul que querem jogar sevens. 

Se por um lado pode permitir que apareçam equipas que melhorem o nível da competição, por outro os moldes do quadro competitivo continuarão a ser uma incógnita de jornada para jornada, o que não é benéfico para o desenvolvimento e credibilidade da modalidade.



Fotos: Sport Club do Porto, Luis Marques/Braga Porto, Rugby Clube da Lousã

3 comentários:

Anónimo disse...

No torneio de 10's de lisboa tb nao houve arbitros....

Anónimo disse...

De salientar que no torneio de Ten's feminino, nas Olaias, onde participaram o Loulé, Agronomia,Benfica,Cascais e Técnico,também não houve árbitros. Isto significa que a federação não atribuiu qualquer árbitro para o rugby feminino,para quem não sabe estes torneios são o campeonato.
Será que é desta forma que pretendem desenvolver o rugby feminino?

Anónimo disse...

Mas ainda não deu para perceber que esta Federação, o seu Presidente, Assessor e Diretor Técnico Nacional se estão a borrifar para o rugby feminino?