2 de julho de 2013

SUB-14: TORNEIO NACIONAL DE SEVENS FECHOU ÉPOCA *

A época oficial do escalão Sub-14 chegou ao fim com a realização do Torneio Nacional de Sevens, habitualmente disputado em forma de circuito com duas etapas – uma a Norte e outra em Lisboa -, mas este ano reduzido a uma só. 

Curiosamente, apesar de esta ter sido disputada em Lisboa, participaram mais equipas do Centro e do Norte do que nas etapas a Norte em anos anteriores.

Facto curioso que levanta a dúvida: o formato circuito foi aparentemente abandonado por desinteresse de equipas sediadas no Norte e Centro (CDUP e Académica, por exemplo, não participaram no ano passado na etapa disputada no Luso) ou por outras razões (por exemplo, económicas)?
De notar que as equipas dessas regiões disputam ao longo de todo o ano competições de Sevens, havendo mesmo algumas que se dedicam exclusivamente a essa variante, facto que adensa ainda mais as dúvidas.

Seja qual for a razão, inscreveram-se neste Torneio Nacional (ou Torneio das Associações Regionais, como foi designado este ano) 36 equipas de todo o país, ainda que algumas tenham faltado à chamada.

Na Série A, apresentaram-se 11 das 12 equipas originalmente inscritas, com o Caldas a optar por disputar a Série B.

Constituídos três grupos de três equipas e um de duas, as atenções focaram-se no que reunia CDUL, Cascais e São Miguel, respetivamente 2º, 3º e 4ºs classificados no Torneio Kiko Rosa, também disputado em Sevens e uma espécie de ensaio-geral para esta prova.

Só seguia para a disputa do título o 1º classificado de cada grupo e um forte CDUL levaria a melhor sobre os seus adversários conquistando o apuramento para as meias-finais. O Cascais teve de se contentar com o 2º lugar e o São Miguel viu-se relegado para o 3º posto.

Noutro grupo, a Agrária de Coimbra, revelação da época em Rugby de 13 e muito experiente em Sevens, tinha pela frente o adversário que ninguém queria encontrar nesta fase, o Belenenses.
Os azuis do Restelo viriam a superiorizar-se com relativa facilidade e a carimbar também a passagem para as meias.
Em 3º lugar no grupo ficaria o Cascais B.

Agronomia, Académica e Belenenses B constituíam outro grupo e viriam a concluir a primeira fase exatamente por essa ordem, com os jovens da Tapada a confirmarem a evolução que tiveram ao longo da época.

No grupo “coxo”, um jogo apenas proporcionou justamente ao Direito o bilhete para seguir para a disputa do 1º ao 4º lugar, condenando o Técnico a discutir as posições 5 a 8.

Nas meias-finais, os advogados defrontariam o CDUL, com vantagem final para os universitários, enquanto no campo ao lado o Belenenses desembaraçava-se dos jovens agrónomos.

A final colocou então frente a frente, mais uma vez esta época, as duas equipas azuis de Lisboa.
Apesar de jogar em casa – disputava-se em simultâneo o CDUL Sponsors – os universitários não encontraram maneira de ultrapassar os pastéis, marcando o seu ensaio de honra apenas na bola de jogo.
Ainda assim insuficiente para os três ensaios marcados pelo Belenenses que juntou desta forma o Nacional de Sevens ao de Rugby de 13 anteriormente arrecadado.

No jogo para o 3º e 4º lugar, o Direito superiorizou-se à Agronomia ficando com o último lugar do pódio.
De assinalar ainda, na série A, o 5º lugar da Agrária, que assim provou que podia ambicionar outros voos não fosse o azar de ter coincidido com os rapazes de Belém na fase de grupos.

Na série B, o nível dos jogos foi muito heterogéneo, com equipas constituídas exclusivamente por jogadores de 1º ano, outras apenas por de 2º ano, umas com jogadores já quase veteranos de muitos convívios e jornadas, outras com pouca experiência ou fazendo mesmo a sua estreia numa competição deste tipo.

O vencedor foi mesmo uma equipa estreante, o Colégio Militar, que veio do Desporto Escolar para surpreendentemente bater toda a concorrência, incluindo, na final, o Caldas que assim ficou na segunda posição.
O último degrau do pódio ficaria para o Técnico B.

O dia terminou com a entrega de troféus aos três primeiros classificados de cada série, tendo a ocasião sido aproveitada para entregar também os troféus referentes ao Torneio Nacional de Rugby de 13 e às provas organizadas pela Associação de Rugby do Sul. 

De destacar positivamente algumas fases da maioria dos jogos disputados na Série A.
Há sem grande margem de dúvida jovens com potencial e qualidades neste escalão para, com o devido acompanhamento, preparação e amadurecimento, serem os novos “Pedros Bettencourts”, “Josés Varetas” e “Miguéis Lucas” daqui a 4-5 anos.

O menos bom, lamentamos dizer, foram algumas arbitragens. Não que tivessem influência nos resultados, note-se, mas por matarem o ritmo de alguns jogos e, aqui e ali, revelarem estar aquém do nível de conhecimentos dos próprios jogadores.
Todavia, alguns membros da assistência – alguns ex-jogadores e internacionais por Portugal, agora pais de jovens atletas – seriam de maior ajuda se, em vez de dirigirem um ou outro piropo jocoso a árbitros, frequentassem um curso e fossem lá para dentro fazer melhor mostrando o muito que (pelo menos acham que) sabem.

Espera-se no futuro que este Torneio Nacional volte ao formato de circuito ou assuma outro modelo mais abrangente.
Uma sugestão: já que, em final de época e particularmente em tempo de crise, poucas são as equipas que podem realizar várias deslocações longas, porque não organizar etapas de apuramento regionais e uma jornada final?

O calendário oficial esgotou-se, a época chegou ao fim. Deixamos os quadros de honra das provas de âmbito nacional e das organizadas pela A.R. Sul*.

Torneio Nacional de Rugby de 13
1º Belenenses
2º Cascais
3º CDUL

Torneio das Associações Regionais Sevens – Série A
1º Belenenses
2º CDUL
3º Direito

Torneio das Associações Regionais Sevens – Série B
1º Colégio Militar
2º Caldas
3º Técnico B

Torneio Regional Inverno Rugby de 13 - Série A (ARS)
1º CDUL e Direito
3º Montemor

Torneio Regional Inverno Rugby de 13 - Série B (ARS)
1º Évora e Direito B
3º Belenenses B

Torneio Regional Primavera Rugby de 13 (ARS)
1º São Miguel
2º St. Julian’s
3º Cascais B, Belenenses B e Caldas

Tanto quanto foi possível apurar, os torneios regionais de Inverno e Primavera em Sevens organizados pela A.R. Sul, não foram concluídos por razões diversas.

*Apesar de alguma pesquisa, não foi possível apurar as classificações finais das provas organizadas pelas outras associações regionais (A.R.Norte e C.R. Centro).


*Texto e fotos: PGS






2 comentários:

Anónimo disse...

Caro MdM, aqui vão as classificações das provas organizadas a Norte.

Torneio de Inverno CRRC/ARN - Sevens
1º Agrária
2º Académica
3º CDUP

Torneio de Primavera CRRC/ARN - Sevens
1º Guimarães
2º Lousã
3º Braga

Anónimo disse...

Não é sobre os Sub-14 é sobre os Sub -17.
Não houve este ano torneio Cross Border ou houve mas a FPR ignorou a data de inscrição