7 de janeiro de 2013

PRIMEIRONA EM PAZ NO DIA DE REIS


A primeira jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão disputada no ano de 2013 não trouxe novidades na tabela classificativa, já que as melhor posicionadas venceram e a relação entre as quatro do topo e as quatro de baixo se manteve.

E como dentro de cada um destes grupos o posicionamento das equipas em nada influencia a fase final da prova – quer no grupo do título, quer no grupo da manutenção – cada jornada que passa deixa que o interesse da prova se resuma a quem ocupará o quarto lugar da tabela.

Compreende-se com facilidade porque isto é assim, e talvez o fato mereça atenção por parte de quem decide, para que a competição não perca interesse e não se transforme num correr sonolento de jogos, em que de vez em quando um chama a atenção.

Se não acompanhou o que eu estou a tentar dizer, repare:

Na época passada a Divisão de Honra e a 1ª Divisão tinham o mesmo esquema organizativo, com duas fases, uma de apuramento e uma final (só depois se disputavam as finais, nos grupos do título, e o quarto classificado dos grupos de manutenção desciam diretamente à divisão imediatamente inferior) e a classificação da fase de apuramento atribuía pontos às equipas, que transitavam para a fase final, mantendo assim o interesse competitivo durante a fase de apuramento.

Com as alterações verificadas nos Regulamentos para esta época estes pontos que as equipas conquistavam na fase de apuramento desapareceram, e se na Divisão de Honra isso faz todo o sentido, talvez a sua eliminação na 1ª Divisão não tenha sido a melhor solução.

Fica aqui a chamada de atenção, para que se medite sobre o assunto.

CALDAS 19-13 SANTARÉM (1-2)
O Caldas confirmou a melhoria do seu rendimento ao vencer a partida, mas deixou a ideia de uma certa inoperância ofensiva que lhe pode trazer amargos de boca na fase final - 14 dos seus pontos saíram da bota do chutador de serviço (João Vieira) que ocupa o segundo posto na tabela dos melhores marcadores de pontos da prova.
O Santarém apresentou uma equipa com com algumas ausências, mas que tendo marcado dois ensaios, se perdeu pelo excesso de faltas cometidas, que deram 12 dos pontos obtidos pelo Caldas.
Os cavaleiros trouxeram na bagagem um ponto de bónus defensivo, mas a sua história nesta fase de apuramento parece estar já toda escrita, podendo o mesmo dizer-se em relação aos caldenses, apesar de ainda faltarem cinco jornadas para o final.

MONTEMOR 36-11 SETÚBAL (6-1)
O Montemor venceu sem dificuldades de maior e continua a quatro pontos do líder, mas ainda com um jogo por realizar, e o Setúbal ao falhar o bónus defensivo, deixou o seu adversário mais direto na luta pela cadeira número quatro (o Loulé), dar um pequeno passo em frente, e ficar agora a oito pontos de distância.

LOULÉ 11-16 LOUSÃ (1-2)
A Lousã foi ao Algarve garantir o terceiro posto classificativo, agora mais distanciado do quarto classificado, e o fato de não ter de lá trazido o ponto de bónus de ataque não é preocupante, pois o seu apuramento para o grupo do título só poderá estar em perigo se acontecer um cataclismo.
O Loulé amealhou um precisos ponto defensivo, e estando agora a oito pontos do quarto classificado, deixa tudo em aberto para as próximas jornadas - Loulé e Setúbal encontram-se já na próxima semana - naquele que parece ser o único interesse da prova para o que falta discutir da fase de apuramento.

AGRÁRIA 6-64 ÉVORA (0-10)
Uma vitória tranquila do líder que garantiu os cinco pontos possíveis e mantém a liderança da prova, apesar do seu adversário mais direto ter um jogo em atraso, como já referimos.
Os 10 ensaios marcados pelos chaparros não surpreendem, se tivermos em conta o aproveitamento dos charruas nesta primeira metade da prova, e que as duas equipas têm o destino traçado, uma na luta pelo título, a outra na fuga ao rebaixamento.
Francisco Borges continua na liderança da tabela dos melhores marcadores da Primeirona, agora com mais 35 pontos que o caldense João Vieira.


11 comentários:

Anónimo disse...

o Rugby do Sporting ou do Beira Mar vão revolucionar a 1ºdivisão, sem sombra de dúvidas

Anónimo disse...

Vão sim Sr. É de malta cheia de confiança que lá faz falta. Chegar lá faz-se, manter-se lá é que .... mas continuem a falar que faz-vos falta.

Anónimo disse...

ainda bem que já há vencedores da segundona! o BM ainda pouco vi mas o Sporting, com este nível, a chegar à 1ª é para levar cabazes...

Anónimo disse...

Podeia dizer onde posso ver as fotos do jogo da agraria contra o cre? obrigado

Manuel Cabral disse...

Anonimo das 17,30
Experimenta o link no final do texto

Anónimo disse...

n funciona..

Jonas Stilwell disse...

é com infelicidade que o jogo nas Caldas foi um jogo pobre em rugby pois o sr. Moita parava o jogo de 5 em 5 minutos. excesso de zelo esse que condicionou as duas equipas e travou o jogo, no entanto bem o Caldas a aproveitar todas as oportunidades de que dispôs e também um ponto positivo para o Santarém pelas oportunidades que concretizou - faltou um bocadinho assim para vencer.

quanto aos restantes jogos disputados, não houve propriamente nenhuma novidade no campeonato, tendo vencido todas as equipas que estão em posições superiores na tabela, mas é de salutar a aparente boa réplica pelo Loulé aos serranos, resultado bastante renhido dá a sensação de ter sido um jogo bastante aguerrido dos algarvios.

abraços

Manuel Cabral disse...

Funciona sim...onde diz
Fotos: Albuquerque Afonso
O link que lá está é este:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10200369488419897.2211565.1235752216&type=3
Se não conseguires, no Face, vai aqui:
https://www.facebook.com/albuquerque.afonso
e pede amizade, estou certo que o Afonso aceitará...
Depois é só navegar...

Anónimo disse...

Caro Jonas Stilwell,

Devo dizer que até concordo com os comentários que faz aqui no Blog.

Não percebo é o porque de assinar com um nome falso. É um situação que naturalmente me incomoda.

Um abraço
Diogo Stilwell

Anónimo disse...

Caro Stilwell,

Não me parece que o jogo tenha sido assim tão pobre, foi um jogo bastante disputado, aliás como tem vindo a ser habito nos jogos entre o Caldas e Santarem, são sempre grandes jogos com muita ansiedade e nervosismo, devido ao facto de serem duas equipas que se conhecem bem com uma rivalidade muito saudavel.
O Santarem só tem que se queixar de si proprio, porque no jogo no chão nunca foi respeitador das regras de jogo, impedindo a saida da bola rapida sempre que possivel por parte do Caldas, o placador não pode constantemente cair do lado da bola, e não sair de la, os mergulhos no ruck foram bastantes. O jogo não foi tão bom como poderia ter sido por causa de ambas as equipas que assim não o proporcionaram, num jogo muito defensivo de ambas as partes, melhor o Santarem nos ensaios marcados, espero que o santarem se aguente, porque o Caldas vai-se aguentar com certeza.
Abraço. Luis Gaspar

Jonas Stilwell disse...

Luis Gaspar, respeito mas não concordo. o espectáculo saiu prejudicado devido às constantes paragens e se o Santarém exagerou um pouco nas faltas que cometeu (o que concordo) também sofreu penalizações de faltas que não cometeu. mas não me estou a queixar de uma equipa ter sido prejudicada ou beneficiada - não gosto de falar nisso em rugby - mas sim do espectáculo ter sido prejudicado.

abraços