11 de janeiro de 2013

MONSANTO RECEBE DUELO ENTRE PRIMEIROS *

Uma semana depois do título de campeão ibérico conquistado em Valladolid, o CDUL tem este domingo uma viagem bem mais curta, mas nem por isso isenta de menores riscos. 

No jogo grande da 13.ª jornada da DH, que antecipa uma interrupção de duas semanas no campeonato, pela frente terá um Direito ferido pelo pesado desaire da última jornada no Restelo. 

Ora de advogados ressentidos e magoados convém ter muito cuidado…

Os dois primeiros da tabela encontram-se domingo em Monsanto (15.00), num jogo que, face à vantagem que desfrutam sobre a concorrência, não irá afetar as suas posições relativas, continuando ambos a serem os principais favoritos a garantirem o acesso direto as meias-finais sem necessidade dos ‘play-offs’. 
E na 1.ª volta, o CDUL só venceu no EU Lisboa, por apertados 15-14, graças aos pés afinados de Tiago Girão**, com Direito a marcar o único ensaio da partida.  
Tendo em vista os respetivos desempenhos há uma semana atrás, quase que se poderia apostar, singelo contra dobrado, no triunfo dos campeões nacionais. 
Mas, atenção, duas derrotas consecutivas é algo raro de acontecer nos últimos anos para os advogados que, quando ofendidos, são ainda mais perigosos, pelo que se espera uma clara melhoria do jogo de Direito.
É verdade que, no Restelo, a equipa de Monsanto teve uma exibição que nem o mais fanático dos seus adeptos conseguiu aplaudir, consentindo cinco ensaios enquanto antes só por uma vez sofrera mais do que um por jogo (dois em Taveiro, diante da Académica). 
Mas em abono dos homens de Martim Aguiar, pode-se dizer que foi o seu único dia-não nesta edição da DH. 
Ora quanto ao CDUL, já descarrilou por duas vezes, ambas em casa, frente ao CDUP (derrota) e Belenenses (empate). Ou seja, jogo para tripla e onde o selecionador nacional será, pela certa, o mais interessado dos presentes. 
É que os jogos de preparação frente à France Universitaire (no próximo sábado) e English Students (a 26) estão aí à porta. 
E a recepção à Roménia é logo a seguir…                

Mas a jornada – na qual folgam Agronomia e CRAV – arranca sábado, na Sobreda (14.00), com o Benfica (10.º) a receber o Cascais (8.º). 
Entre os encarnados existe sempre a esperança de que o trabalho desenvolvido comece a dar, um dia destes, finalmente frutos.  Será já amanhã? 
Na 1.ª volta, 39-6 para o quinze da Linha com sete ensaios a zero. 
Face às atuais dificuldades do Dramático devido ao grande número de lesionados, as coisas poderão estar agora mais equilibradas, mas para o primeiro triunfo encarnado talvez ainda não chegue...  
  
Também no sábado (16.00), no Sérgio Conceição de Taveiro, a Académica (7.º), uma das desilusões até aqui da prova e que não vence um jogo desde 17 de novembro (série de três desaires sucessivos), defronta o Belenenses (3.º), moralizado pela robusta vitória ante Direito, abrilhantada pela melhor exibição produzida esta época. 
Se mantiverem o nível demonstrado – e, como todos sabem, regularidade não é propriamente o forte dos azuis…– continuarem a defender como poucos até aqui (nenhuma equipa do grupo A marcou mais que um ensaio aos homens do Restelo…) e desatarem a soltar o veneno daquelas linhas atrasadas, então dificilmente sairão sem sorrir de uma viagem que os “pretos” querem evitar ser um simples passeio. Conseguirão?  

Para terminar, domingo (Zona Desportiva de Leça da Palmeira, 14.00), realiza-se o jogo entre CDUP (5.º) e Técnico (4.º), que pode não ser o mais interessante da ronda, mas é certamente o mais importante de todos. 
E as contas são fáceis de fazer: se, em teoria, apenas uma equipa do grupo B se classificar entre os seis primeiros, avançando assim para os play-off, será precisamente uma delas. 
Mas pelo que até agora foi possível assistir, até poderão ser as duas… 
Agora quem ganhar pode desde já carimbar o bilhete para a face decisiva. 
Será um duelo certamente emotivo e equilibrado, e recordo que na 1.ª volta, nas Olaias, e na mais emocionante partida da DH até aqui, os engenheiros venceram por 29-28 (3-3 em ensaios), após terem ficado a perder no derradeiro minuto e indo buscar o triunfo no qual já poucos acreditariam, conseguindo a reviravolta para lá dos 80 minutos.

** Corrigido

* Texto: António Henriques

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi o Girão que chutou nesse jogo e ainda falhou 2.

Jácome disse...

Força Belém. Espero hoje uma vitória e sem espinhas!

Anónimo disse...

Força Direito. Tenho a certeza que vamos ganhar!