28 de janeiro de 2013

ESQUILOS DÃO SALTO EM FRENTE BATENDO BULDOGUES

No recuperação dos jogos em atraso, o Belas aproveita, vence um concorrente direto e assume a liderança da Zona Sul/Lisboa da Segundona, num  encontro que também ficou marcada por incidentes de ordem disciplinar que apenas se podem lamentar.

O Oeiras não teve dificuldade em derrotar o Elvas a subir um degrau na classificação, enquanto a FCT se mantém no grupo de perseguição, ao bater o Kellermann.

No Norte, para encerrar a primeira fase do apuramento, a AAUTAD recebeu e venceu a Lousada, enquanto o CRAV B se sagrou campeão não oficial da região, batendo o Famalicão no último jogo da Zona.

ZONA SUL/LISBOA
Antes de comentarmos os jogos propriamente ditos, vamos fazer a descrição dos incidentes graves que tiveram lugar no encontro São Miguel-Belas, esclarecendo que todas as afirmações que aqui fazemos sobre esses acontecimentos de natureza disciplinar, têm como base um vídeo que temos em nosso poder de tudo o que se passou, e que é absolutamente claro sobre a ordem dos acontecimentos e quanto aos seus protagonistas.

A cerca de 25 minutos da segunda parte da partida São Miguel-Belas, após um toque de meta, um jogador do São Miguel correu para a linha de 22 metros com a clara intenção de proceder a uma rápida execução do pontapé de 22 a que tinha direito, no que foi impedido por uma placagem levada a cabo por um jogador do Belas.
No vídeo que já referimos é evidente a pronta reação da árbitra da partida, em relação a esta placagem, mas os companheiros do jogador placado acharam que seria melhor fazer justiça pelas suas próprias mão, e o placador foi atacado por três deles, antes que os companheiros do placador reagissem e se gerasse uma cena de pancadaria generalizada.
Nessa altura, alguns dos adeptos que se encontravam junto à linha lateral invadiram o terreno de jogo, e a cena continuou por cerca de um minuto, antes que os ânimos acalmassem.
Com a situação normalizada, Filipa Jales chama os capitães das duas equipas e dois responsáveis pelas mesmas, manda retirar o público do recinto e pune com cartão amarelo o placador e um dos jogadores envolvidos na sua agressão.
Esteve mal o jogador do Belas que fez a placagem, estiveram mal os três agressores do São Miguel, esteve mal a parte do público que invadiu o terreno de jogo, mas, felizmente, esteve bem a árbitra Filipa Jales, que se manteve sempre presente junto aos acontecimentos, tomou medidas disciplinares que acalmaram os mais exaltados, e correu com os adeptos que em nada ajudaram à situação, ações que levaram ao prosseguimento do jogo.
De notar que depois do round de luta livre, os jogadores de ambos os lados pareceram retomar a via do bom senso e trocaram alguns apertos de mão conciliatórios.
Feito o esclarecimento - baseado num vídeo inequívoco da situação - agradeço que não inundem a caixa de comentários com esta matéria, pois não será publicado mais nenhuma intervenção sobre a mesma.
Fiquem agora com a palavra do nosso comentador de serviço para o jogo em questão.


SÃO MIGUEL 13-15 BELAS (2-2) *
O São Miguel foi derrotado por 15-13 esta tarde frente ao Belas, em jogo a contar para a 7ª jornada (em atraso).
O jogo foi bem disputado, com os esquilos a entrar a matar no início do jogo, conseguindo uma penalidade e um ensaio não convertido.
Logo de seguida veio a resposta dos buldogues, que aproveitaram uma penalidade, partindo para o intervalo com o marcador em 3-15 para o Belas, que demonstrou grande eficácia e capacidade neste duelo.
Na segunda parte o São Miguel mostrou a sua garra, e, aproveitando pequenos erros do Belas, marcou dois ensaios sem conversão. 
Na parte final do encontro não houve qualquer hipótese de reviravolta, e o jogo acabou com 13-15 no marcador.
Esta é uma vitória muito importante para o Belas, que detém agora a liderança isolada da prova, demonstrando que é capaz de ficar entre os mais fortes, na disputa do 1º lugar. 
Já o São Miguel, que tinha todas as hipóteses de ganhar, cometeu muitos erros perante um adversário inteligente, acabando assim por ter que anotar uma derrota no seu notável registo de vitórias desta época.
OEIRAS 59-0 ELVAS (9-0)
Jogo sem história, com o Oeiras a ultrapassar o seu adversário na tabela classificativa, graças ao diferencial de pontos de bónus, favorável à equipa da Linha por 5-1.
Como já referimos o Oeiras perdeu o comboio da classificação, mas pode vir a causar alguns amargos de boca aos candidatos, já que apesar de batido em cinco ocasiões, apenas em duas delas não conseguiu arrecadar o bónus defensivo, o que demonstra que pode sim, enfrentar os candidatos sem preconceito ou inferioridade.
O Elvas continua a não conseguir acompanhar os seus adversários - excepção feita com o Kellermann por duas vezes - e dificilmente arrecadará mais que um ou outro eventual bónus defensivo.

FCT 43-0 KELLERMANN (7-0)
Numa altura em que se conhece já que a FPR puniu o Kellermann com falta de comparência pelo seu abandono de campo na partida que disputou contra o Belas, os estudantes da Sobreda venceram sem dificuldade a equipa castigada e mantém a sua posição relativa ao grupo dos candidatos ao apuramento, se bem que por agora as suas hipóteses de classificação não sejam muitas.
Mas nada garante que os principais candidatos não vão tropeçar na, ainda, longa caminhada que tem pela frente, e então a situação pode levar uma reviravolta.
Para poderem vir a aproveitar eventuais deslizes, os tecnológicos devem garantir que arrecadam tudo o que podem para manter a indispensável proximidade aos da frente.

ZONA NORTE
AAUTAD 34-33 LOUSADA (6-5)
Apesar de se ter apresentado com uma equipa incompleta a Lousada resistiu muito bem a uma AAUTAD que pareceu desanimada com o curso dos acontecimentos, e que deu fraca prova da sua condição de terceira equipa do Norte.
Mesmo entendendo a atitude da equipa, há que saber manter o nível competitivo mesmo quando nada está em jogo.
Mas acreditamos que os universitários vão reagir a aparecer na segunda fase da prova em condições de confirmar o nível a que pertencem.
E aguardamos também com curiosidade o que a equipa duriense poderá fazer em condições normais, e frente a equipas que deverão ser mais do seu campeonato.

CRAV B 36-6 FAMALICÃO (6-0)
Já fizemos referência anterior à questão da eventual utilização de jogadores da equipa A na equipa B, pelo que não o faremos hoje, mesmo que tenha sido essa a justificação para uma tão grande diferença pontual entre duas equipas que se mantiveram em planos equilibrados durante todo o resto da prova.
Mas também é natural que tenha havido uma certa descompressão famalicense que pode ter facilitado o desenrolar dos acontecimentos.
Agora espera-se que o Famalicão se prepare para a segunda etapa do apuramento, enquanto aos garranos resta festejarem o título de campeões não oficiais do Norte...

* Texto: MP

10 comentários:

Anónimo disse...

seria interessante saber quem assina como MP, principalmente escrevendo o que escreveu no inicio do texto.

Anónimo disse...

Amigo do são miguel penso que o inicio do texto tenha sido escrito pelo Manuel Cabral ?

Anónimo disse...

Nao o fizeram hoje (referencia) mas a diferença do CRAV - CRF esteve na utilizaçao de toda a equipa A do CRAV no jogo e dai se viu esta diferença! Quem viu o jogo sabe que foi assim. De uma equipa que esta 2escaloes acima nada menos seria de esperar (se calhar ate mais).

Cumprimentos



Anónimo disse...

Oh amigo do são miguel... realmente não sabe ler...

Anónimo disse...

Que análise “displicente” que o MdeM faz relativamente ao jogo CRF-CRAV (nem parece algo feito por um site que tão boa informação tem prestado), e CRAV não é um erro, é sim a algo muito perto da verdade, visto que de equipa B, a equipa que Domingo vi em Famalicão pouco ou nada tinha.
O CRF perdeu, ganhou quem mereceu ganhar e bem, mas é importante dizer que tirando 3 ou 4 jogadores (dos habituais titulares, usando nesse lugar habituais suplentes dos A’s, penso eu ser algo parecido com isto dos 3 jogos que vi do CRAV), o CRAV tinha lá o “fogo” todo, penso que a linha de 3/4 do CRAV era a titular (lembre-se também que é do CRAV que se fala e não do actual Benfica, CRAV esse que já ganhou a Cascais, Belenenses e Benfica na DH), também será MUITO importante dizer que o CRF por imposição da FPR, e porque as leis assim o ditam, só pode utilizar 17 jogadores, jogadores esses que eram os que estavam inscritos na altura desse jogo (este jogo era o jogo da 1ª jornada). O CRF jogou com 3 avançados nos 3/4 entre muitas outras alterações, usando alguns jogadores que começaram a jogar esta época. Para que tenha um exemplo de alguns jogadores que faltavam ao CRF que eu me lembro: Piçarra, Themudo, Iei, André Mesquita, Kiko, Carraça, Carlos Fernandes, Braga, Reis, Ed, 19, Zé, Granja, Sousa, entre outros, muitos destes habituais titulares.
Importante será dizer que o CRAV é uma equipa da Divisão de Honra, com um ritmo de jogo bastante diferente da actual divisão em que o CRF se encontra, mas mesmo dizendo isto, o CRF na minha opinião, caiu, mas caiu de pé, saiu do campo com as cabeças bem levantadas, proporcionando ao CRAV um jogo á altura, que ao CRF muito bem fez… O meu aplauso no final do jogo teve-o, e de pé. Nunca desistiu, nunca desistiu de lutar, de defender e atacar, e repito, contra uma equipa da DH. Muito facilmente jogadores, equipa técnica e adeptos do CRAV podem confirmar o que aqui escrevo.
Por fim dar os Parabéns ao CRAV, que esperamos que se mantenha na DH, ao CRAV B por ser o Campeão da Zona Norte e ao CRF pela forma como defendeu a camisola. Para a semana lá estarei…

Adepto atento do CRF

Anónimo disse...

CRF(6) CRAV B (36)

"...mesmo que tenha sido essa a justificação para uma tão grande diferença pontual entre duas equipas que se mantiveram em planos equilibrados durante todo o resto da prova."

Tão grande! 30 pontos entre uma equipa da 2ª e um da Divisão de Honra!
O que seria um resultado 0-50 ou um 0-90 que em muitas das divisões em Portugal aconteceu!

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 23,08
Displicente porquê?? Porque não tendo assistido ao jogo, nem pessoalmente nem por intermédio de nenhum colaborador, - basta ler o comentário para se perceber isso - achamos que não devemos comentar as questões próprias desse mesmo jogo?
Ou porque tendo abordado longamente o tema das equipas A/B em comentário muito recente, achamos que não seria apropriado voltar ao tema em profundidade tão cedo?
Displicente porque tendo publicamente aberto as nossas páginas a novos colaboradores que pudessem melhorar o nível da nossa informação, NÃO RECEBEMOS UMA ÚNICA resposta aos nossos diversos pedidos? Nomeadamente NENHUM da Zona Norte, mais especificamente NENHUM de Famalicão??
Displicente porque sendo este site totalmente amador, sem qualquer apoio de nenhuma entidade pública, não temos possibilidade de enviar repórteres para cobrir jogos seja onde for, e estejamos dependentes da boa vontade de quem nos envia informações? E que entre esses que nos enviam informações não haja neste momento NENHUM da Zona Norte, nomeadamente NENHUM de Famalicão?
Displicente porque mesmo assim vamos tentando divulgar a informação disponível nos sites, Facebook ou comentários públicos e privados dos clubes, seus jogadores, dirigentes ou simplesmente adeptos, e entre todos esses (meios de divulgação ou pessoas) não haja NENHUM da Zona Norte, nomeadamente de Famalicão?
Então está certo - se é esse o caso, fomos displicentes...
Mas o Mão de Mestre lança um desafio ao "Adepto atento do CRF" - venha colaborar com o Mão de Mestre, dê a cara, diga o que viu todas as semanas, semana após semana, mês após mês, oiça os comentários de outros adeptos atentos, e ajude-nos a ser menos displicentes e a dar mais e melhor informação...As nossas páginas continuam disponíveis a quem tenha coragem para assumir o desafio...

Anónimo disse...

O Famalicão é pelos vistos o São Miguel do Norte! Vão-se dar mesmo bem estas duas equipas se por acaso calhar jogar uma contra a outra ! Vai fazer oque se passou este fim de semana com o Belas parecer brincadeira de meninos !

Anónimo disse...

o crav ja foi a minha equipa preferida ha 3,4 anos atras eras a melhor meele do país.

hoje em dia já não é a mesma coisa mas estão-se aguentar bem...

Anónimo disse...

" José Silva disse...
Ninguém invadiu o campo, apenas houve a defesa de uma placagem de um jogador do Belas a um jogador nosso que nem estava em jogo (apenas ia para a linha de 22 marcar o pontapé de 22), quando o seu irmão se aproximou foi logo agredido pelos jogadores do Belas.

Ou seja amigo do RCL, não foi o S.Miguel que começou! Como nunca é, ao contrário do Loulé!!!"

Mais uma vez apanhados a mentir ! Ainda bem que existem provas claras dos acontecimentos ! O "senhor José Silva" devia ter a frontalidade de vir admitir que estava a mentir propositadamente ! Seja homenzinho