18 de janeiro de 2013

DIVISÃO DE HONRA ACERTA CALENDÁRIO *

Em fim-de-semana marcado pela preparação das seleções nacionais de XV e sevens com vista aos importantes compromissos que terão já dentro de quinze dias (receção à Roménia na estreia da Taça Europeia das Nações e 4.ª etapa do circuito mundial de sevens da IRB em Wellington, Nova Zelândia), a DH irá ter as contas acertadas com a realização dos dois jogos que se encontravam em atraso das jornadas 11 (CDUP-Benfica) e 12 (CDUL-Agronomia).  
Já amanhã, na Zona Desportiva de Leça da Palmeira (15.30), o 5.º classificado CDUP recebe o lanterna-vermelha Benfica. 
Entre portuenses, que não perdem desde 3 de novembro (colecionando no entretanto quatro vitórias e o empate da semana passada) e encarnados que, para o campeonato, não conseguem um triunfo desde 15 de outubro de 2011 (há 15 meses!), existe todo um mundo de diferenças.
Pertencendo ambas ao grupo B, muita coisa as vem distinguindo e os números, tal como algodão, não enganam.
E até o jogo da 1.ª volta, na Sobreda, para a ronda inaugural, assinalou desde logo a carreira das duas equipas, com a vitória folgada do CDUP por 37-7 (e seis ensaios a um).
A equipa de Marcelo d’Orey já somou seis vitórias em 11 partidas na DH, marcando 34 ensaios e concedendo 30.
Já os homens de José Mendes Silva, ainda não conhecem o agradável sabor de um triunfo em 10 partidas, tendo marcado três ensaios pelos “heróis” Jorge Bento (2) e João Ventosa e sofreram… 90.
Jogando em casa e mesmo desfalcado de peças importantes envolvidas nos trabalhos das seleções – os manos Bettencourt Ávila, Nuno Sousa Guedes, Lourenço Matalonga – dificilmente vemos como o CDUP, apesar de ainda mais recheado de sub-21 do que é habitual, poderá não ganhar o jogo e ascender ao 4.º lugar da tabela.
Mesmo constatando, com satisfação, que os encarnados vão melhorzinho, muito obrigado.
        
No domingo (EU Lisboa, 14.00) encontram-se CDUL e Agronomia num encontro que, em “condições normais de pressão e temperatura” – como aprendemos na escola “do antigamente”, sem necessidade de mega-agrupamentos – seria um ”jogaço” entre os quinzes finalistas do último campeonato e também da Supertaça 2012.
Sem nos alongarmos nas razões que estão por trás do lote de jogadores que cada treinador terá à sua disposição – até por que a caixa de comentários do Mão de Mestre sobre a matéria já deve ter sido despejada pelo Manuel Cabral para aí umas 15 vezes, face à enorme quantidade recebida, que quase (quaaase….) ultrapassou os publicados sobre a mala Cartier de uma tal Pêpa ou a promulgação das novas tabelas de retenção do IRS, que pululam nas redes socias –, uma coisa é certa: o CDUL irá alinhar sem um punhado de habituais titulares, ao contrário dos agrónomos, que apenas não poderão contar com o 2.ª linha Fernando Almeida e o três-quartos Manuel Murteira.
Mas se olharmos bem para o vasto e rico plantel dos campeões nacionais, verificamos que, só no seu luxuriante pack avançado, ainda sobram Diogo Fialho, João Mussolo, João Almeida, Duarte Foro, Lourenço Machado, Afonso Sousa, Daniel Faleafa, Francisco Coimbra e Seti Filo, por exemplo.
Poucos e não são grande coisa, não é? O que os treinadores das restantes nove equipas não dariam por uma avançada assim tão debilitada…
Claro que as linhas atrasadas, essas sim, levam um grande rombo, pois dos chamados habitualmente por Manuel Sommer estará apenas Bernardo Silveira (em boa forma, como o provou a defender e no ensaio marcado em Monsanto, no domingo).
Mas David Araújo, Vasco Navalhinhas, Duarte Mónica, Francisco Valério e outros menos utilizados irão mostrar-se, o que leva o técnico universitário a ser perentório, dizendo-nos: “É para ganhar… e sem desculpas”.
Já Agronomia, que não joga há um mês (desde 22 de dezembro), sofrerá de outros males – e não menores: falta de jogos, de alguma motivação e também, se calhar, de um pouco de ambição face ao desmembramento de uma equipa que tantos êxitos conseguiu em anos recentes. Mas sabe que uma vitória, no domingo, permitir-lhe-ia subir na tabela e afastar o espetro de uma impensável não qualificação para os play-off do título.
E com estes ingredientes todos, haverá alguém que possa afirmar que o duelo, no domingo, entre líder e 6.º classificado, não interessa para nada?                      

* Texto: António Henriques

6 comentários:

Anónimo disse...

Na Agronomia também faltam alguns jogadores...(apenas alguns que me veem assim de repente a cabeça...

F. Almeida (Seleção)
M. Murteira (Seleção)
Paiva (Lesionado)
F. Mira (Lesionado)
Leal Costa (Lesionado)
Chines (Lesionado)
Diogo Coelho (lesionado)
J. Cardoso Pinto (Lesionado)
B. Marques (estudos)
L. Ribeiro (Lesionado)
M. Dentinho (Erasmus)
Santiago Louro (Estudos)
T. Gonçalves (Brasil)
... praticamente 1 equipa... :)

Abraços e jogue quem jogar das 2 equipas que se divirtam!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Claro que o duelo interessa, sobretudo porque estão em causa interesses de terceiros, seja do CDUL e Técnico, seja da Académica de Coimbra!

Em condições normais, uma vitória com ponto de bónus não escaparia ao CDUL. Mas assim, com esta pouca vergonha de jogadores impedidos o resultado pode ser de tripla, como no Totobola!

Fica prejudicada a verdade desportiva, ficará sempre a transparecer no ar uma mãozinha do Presidente da FPR à sua equipa...

Fica, sobretudo uma imagem cada vez mais desacreditada do rugby nacional, depois das trapalhadas e pressões sobre o adiamento deste mesmo jogo, para o CDUL poder participar na final da Taça Ibérica.

Anónimo disse...

Para todos os adeptos do rugby em Portugal e em especial para o anónimo de 18 de Janeiro de 2013 às 20:59h!!!
É altura de parar com as permanentes suspeições.
Se existem factos e o rugby não é futebol, em Portugal, existem tribunais. O que é que o Presidente da Federação ajuda o seu clube neste caso?
Facilitou e adiou o jogo, cdul vs agronomia, por causa da Taça Ibérica.
O clube (agronomia) tem como muito bem se pode ver acima, uma grande quantidade de jogadores lesionados e outros com impedimentos diversos (atenção à imparcialidade e recolha de informação do Mão de Mestre). São jogadores de qualidade e fundamentais na equipa. Agronomia podia muito bem escolher data mais adiantada, para momento em que já contaria com os jogadores em falta e lesionados.
Concluindo: Agronomia vai lutar e ao contrário do que muitos pensam, vai continuar a trabalhar e a contribuir para o desenvolvimento do Rugby Nacional.
Para o anónimo que escreveu o comentário, seja mais rigoroso e justo.
Queiram saber que se necessário terei muito gosto em identificar-me e nada tenho que me ligue ao Presidente da FPR ou a Agronomia,a não ser o facto de ser adepto de Agronomia e pai de um jogador, que quando se lesiona, as despesas saem-me do bolso.
Saudações desportivas e linguagem moderada.

Anónimo disse...

Em Agronomia faltam ainda B. Campelo e Francisco Domingos (na selecçaõ), portanto uma equipa completa. Sejam honestos, não falem só das ausencias do Cdul, mas também da Agronomia, que não joga há 3 semanas !!! e uma foi para ajudar o Cdul a ser campeão ibérico! Sejam sérios e honestos!

Anónimo disse...

CDUP 48 - Benfica 0

Anónimo disse...

Em condições normais o CDUL ganha a Agronomia..em condições anormais também vai ganhar! Carrega CDUL