23 de janeiro de 2013

30 PARA A ROMÉNIA JÁ ESCOLHIDOS?

Os Lobos estagiaram em Marcoussis no passado fim de semana e não surpreenderá ninguém que a escolha para o jogo contra a Roménia saia do lote dos 30 jogadores que estiveram em França.

Sem nomes novos, a lista dos nossos potenciais começa por apresentar cinco pilares, que em relação à equipa que se deslocou à América do Sul troca Bruno Rocha e José Leal da Costa por  Cristian Spachuk e Juan Murré.
1 Francisco Fernandes (Beziers)
2 Anthony Alves (Chalon Sur Saone)
3 Jorge Segurado (Direito)
4 Cristian Spachuk (Bourgoin)
5 Juan Murre (A.S. Dijonnais)

Quanto aos talonadores apresentam-se os mesmos dois nomes que na lista de Novembro.
6 João Correia (Direito)
7 Mike Tadjer (R.C. Massy)

Já na segunda linha, Eric dos Santos foi preterido em favor de David Penalva, mantendo-se os dois restantes jogadores que defrontaram Uruguai e Chile.
8 Goncalo Uva (Narbonne)
9 David dos Reis (Chateaurenard)
10 David Penalva (Montauban)

A terceira linha é o setor que sofre mais alterações, e dos sul americanos apenas Tiago Girão resiste à legião estrangeira, que dará com certeza uma dinâmica diferente ao XV português, mesmo considerando que duma lista de sete candidatos apenas cinco devem ficar na equipa para o dia 2 de Fevereiro.
11 Vasco Uva (Direito)
12 Julien Bardy (Clermont)
13 Tiago Girão (CDUL )
14 Aurélien Beco (Colomiers)
15 Juan Severino (Chamberry)
16 Jacques Le Roux (Coventry RFC)
17 Laurent Balangué (Saint Jean De Luz)

No que diz respeito aos médios de formação, mantém-se o mesmo par de opções, enquanto com a camisola 10 se apresenta apenas Pedro Leal, com o recuo de Nuno Penha e Costa para defesa.
Dos restantes jogadores das linhas atrasadas são apresentadas 10 opções, dos quais duas não constarão da convocatória para o jogo, e em que, em relação à equipa de Novembro, regista a saída de Francisco Appleton e a inclusão de Frederico Oliveira, Pedro Silva e Adérito Esteves.
Médios de Formação
18 Samuel Marques (Albi)
19 Francisco Magalhães (CDUL)

Médio de Abertura
20 Pedro Leal (Direito)

Centros
21 Carl Murray (CDUL)
22 Frederico Oliveira (CDUL)
23 Alexandre Barros (Rodez)
24 Jose Lima (Narbonne)
25 Pedro Silva (Belenenses)

Pontas
26 Gonçalo Foro (CDUL)
27 António Aguilar (Direito)
28 Adérito Esteves (Direito)
29 Wilfred Rodrigues (R C Massy)

Defesa
30 Nuno Penha e Costa (CDUL)

Perante esta lista, a constituição da equipa portuguesa para o Jogo contra os England Students, e aquela que enfrentou a France Universitaire, ganha novos contornos, e confirma-se que ela nada tem a ver com a principal equipa portuguesa, e apenas se poderá compreender considerando-a uma equipa de desenvolvimento, ou de teste para uma ou outra situação, que tanto poderá ter a ver com a recuperação após uma lesão, ou uma observação com vista a um qualquer futuro.

Ou seja, o alargamento do lote de jogadores que poderão vir a integrar os Lobos.

E se assim se pode compreender a constituição dos seus avançados, já o mesmo é mais difícil em relação às suas linhas atrasadas, onde se verifica a integração de oito dos 10 presentes em Marcoussis.

Se não, veja a lista hoje divulgada dos convocados para o jogo de sábado, que é igual à da semana passada, e tire as suas conclusões.

8 comentários:

Anónimo disse...

Mas os que apareceram na lista de convocados para Marcoussis estiveram todos em Marcoussis?

Qt ao resto, acho que a escolha dos jogadores para o Portugal XV não tem nada a haver com avançados ou linhas atrasadas, mas sim com os países onde os jogadores actuam.

Se actuam em França (S. Marques e W. Rodrigues, por exemplo) não são libertados para jogos particulares antes da "janela das VI Nações".

Dos três que jogam em França e foram convocados, o E. Santos e o J. Lima deverão ter sido chamados por estarem em equipas de Espoirs, mas não puderam vir e o Lima acabou por fazer o seu primeiro jogo pela equipa principal do Narbonne.

Anónimo disse...

Claro que a convocatoria tera ckmo base a de marcoussis. Pena é andarem a enganar os miudos que chamam para estes jkgis, pois nunca vão ser opção, antes disso pedem ao rui cordeiro, luis pissarra ou frederico sousa para jogar. Os miudos vão continuar a não ter experiencia... com os do estagio, deviam é de escolher os melhores. Se assim fosse, já poderiamos dar descanso a uns "velhinhos" e fora de forma lobos, tipo joao correia e vasco uva. Vê-se no campeonato nacional que já não tem pernas nem lucidez para esses voos

Anónimo disse...

Mas os que foram escolhidos para o estágio não são os melhores? Pode-se sempre dicutir 1 ou 2 chamadas e 1 ou 2 ausências, mas de uma forma geral foram chamados os melhores.

Se lá estiveram todos ou não é que não sabemos.

Quanto ao Portugal XV acaba por ser a selecção dos melhores a jogar em Portugal, menos 1 ou 2 por razões específicas.

Se fazer parte dessa selecção é andar a ser gozado, o que dirão as dezenas de ingleses que já jogaram pelos Saxons e nunca foram à selecção principal?

Anónimo disse...

não me parece que seja a mesma coisa...

Anónimo disse...

A maioria dos que fazem estas justas críticas à decisão completamente absurda e parcial de se mudarem os regulamentos a meio de um campeonato também as fariam se o presidente fosse do clube deles e as trapalhadas fossem para os favorecer?

Não, não fariam e, por favor, não me peçam para dar exemplos do passado.


Este é o grande problema do râguebi português. Dois grupos de "entendidos" (alguns dos quais percebem tanto de râguebi como o Gabriel Alves) que lutam entre eles para favorecerem as suas freguesias.

A que se juntam, claro está, uns tipos muito verdinhos nestas coisas e que julgam que o seu clube vai ganhar alguma coisa se andarem a saltitar dum grupinho para o outro.

E o pior é que os que lhes vão suceder já estão formatados à medida.

Anónimo disse...

O anónimo das 10:56 tem toda a razão. A equipa é o Portugal XV (anteriormente conhecida pelo XV do Presidente) não é a Seleção Nacional.

São coisas diferentes.

Anónimo disse...

Na mouche o comentário das 16.59.
São mesmo 3 grupos em Portugal. Mas os saltitões são os piores, pois os outros já todos os conhecemos e fazem jogo limpo. Ou seja, quando estão no poder puxam a brasa à sardinha deles. A gaita é que para os fazer saltar do poder precisamos dos saltitões e aí tem de se lhes dar um lugarzinho na Direcção ou Conselho Geral o que leva a que cada vez (tal como os deputados) as equipas dirigentes sejam piores.

Ignatius disse...

Se calhar uma das soluções é haver mais jogos da equipa portugal XV (2ª equipa) por exemplo no estrangeiro,onde haja comunidades portuguesas........