22 de novembro de 2012

ALGUMA EQUIPA DA SEGUNDONA SEGUIRÁ EM FRENTE NA TAÇA?

Depois de duas jornadas apenas com equipas da Segundona, de que resultou o apuramento de quatro delas, a Taça de Portugal chega a um segundo patamar da competição, onde surgem as equipas da Primeirona, que se vão juntar às quatro atrás referidas.
Desta união de 12 equipas, saíram seis jogos que reúnem, de um lado, duas partidas entre primodivisionárias, e quatro jogos entre equipas da 2ª Divisão que recebem as restantes equipas da 1ª Divisão.
Quis o destino - há quem lhe chame sorteio...- que as duas equipas mais do Sul se vão encontrar com as duas equipas mais a Norte, em casa destas, enquanto nos restantes encontros ficam todos mais ou menos em casa.

SETÚBAL - SANTARÉM
Vale da Rosa, Sábado às 15 horas
Numa importante mudança nos seus papéis, o Santarém que na época passada ganhou os quatro jogos que disputou com o Setúbal, apareceu este ano debilitado e incapaz de confirmar os seus recentes sucessos, enquanto o Setúbal, pelo contrário, está na luta para cimentar  a sua presença entre as quatro melhores da Primeirona.
Pelo comportamento das equipas este ano, o favoritismo veste de verde.

AGRÁRIA - LOUSÃ
Escola Agrária, Sábado, 15 horas
A Lousã venceu com facilidade há 30 dias no Sérgio Conceição, e com a excepção da jornada inaugural da Primeirona, não conseguiu ainda encontrar a sua via de sobrevivência e não parece capaz de se equiparar às melhores equipas do escalão, enquanto a Lousã está bem segura entre as três primeiras, e parece mais sólida que em anos anteriores.
Sendo assim, os serrranos são os favoritos para este desafio.

GUIMARÃES - ÉVORA
Pista Gémeos Castro, Sábado às 15,30 horas
O Guimarães está em luta desesperada para conseguir a qualificação para a Fase final da Segundona, enquanto o Évora segue tranquilo no topo da Primeirona.
Apesar dos progressos das equipas da 2ª Divisão, a diferença entre esta divisão e a Primeirona, ainda é muito grande, e apenas uma atitude muito mais competitiva das equipas do Norte e Centro, lhes vai permitir defrontar em pé de igualdade as equipas do Sul e Lisboa.
Juntem as duas coisas e a tendência só pode ser a vitória dos chaparros - a menos que as curvas da estrada lhes causem algum enjoo..


FAMALICÃO - LOULÉ
Complexo Municipal, Sábado às 19 horas
Jogo grande da eliminatória, esta é a reedição da primeira mão da meia final do Campeonato Nacional da 2ª Divisão da última época, de que os algarvios saíram vencedores.
Os famalicenses demonstram ser a melhor equipa do Norte, com grandes possibilidades de se apurarem para a Fase Final em representação da região, enquanto o Loulé tem sofrido, literalmente, as passas do Algarve, no seu trajeto na Primeirona.
Estarão frente a frente uma das mais fortes da Segundona, contra uma das mais fracas da Primeirona, e o jogo, mais que o desfecho da eliminatória, vai mostrar se as melhores equipas da divisão mais baixa, estão ou não habilitadas a preencherem eventuais lugares a criar com o alargamento da divisão superior...


OEIRAS - MONTEMOR
Estádio Nacional, Domingo às 15 horas
O Oeiras é uma as melhores equipas da Zona Sul/Lisboa da Segundona com ambições de conseguir a qualificação para a Fase Final, mas o Montemor é, a par do Évora, a expressão do poder das equipas da 1ª Divisão, ocupando tranquilamente um dos dois primeiros lugares da divisão de acesso à Divisão de Honra.
Apesar da melhoria competitiva das equipas desta Zona da Segundona, os mouflons não devem enfrentar dificuldades em conseguir a vitória.

BELAS - CALDAS
António Pinto Basto, Domingo às 16 horas
Outro encontro de grande interesse entre uma das melhores da Segundona, e uma equipa do meio da tabela da Primeirona, que parece ter sabido aproveitar a chance que o alargamento da Divisão de Honra acabou por lhe dar, evitando a sua despromoção para a Segundona - o que, obviamente teria sido uma lástima.
O Belas conseguiu duas excelentes vitórias na Taça, contra o Sporting e o Beira-Mar, e está em excelente posição para lutar pelo apuramento para a Fase Final, enquanto o Caldas se encontra numa posição intermédia na Primeirona, lutando ainda por um lugar no grupo das quatro melhores, e esta é mais uma oportunidade para sabermos o real valor de cada uma das divisões secundárias do rugby nacional.
Podendo embora tirar partido do fator casa, os esquilos dificilmente impedirão os caldenses de seguirem em frente.

Foto: Júlio Lobo Pimentel

13 comentários:

Anónimo disse...

"Quis o destino - há quem lhe chame sorteio..."

Anónimo disse...

"Quis o destino - há quem lhe chame sorteio..." Portanto, isto é uma insinuação de que os resultados do "sorteio" foram viciados, certo? Como o Manuel costuma dizer, se sabe de alguma diga aqui publicamente, se apenas está a fazer uma acusação sem fundamentar, então mais vale estar calado.

Filipe Costa

Anónimo disse...

n jogam os campeoes da av rio janeiro e temos sossego graças a deus!

Anónimo disse...

@anonimo das 20.27, la vai mais um ataque ao S.Miguel. Será um complexo de inferioridade, ou falta de carinho na infância? preocupa-te com os teus e nos preocupamos com os nossos.

Boa sorte aos clubes da 2ª divisão, era engraçado uma vitoria dos underdogs

Anónimo disse...

GUIMARÃES - ÉVORA
....a menos que as curvas da estrada lhes causem algum enjoo..


onde esta o rugby neste comentario????

Anónimo disse...

se tudo correr bem vai haver tantos frustrados no final da época... e para o ano continuaram na sua pequenez!

Manuel Cabral disse...

Todos os resultados do dia em http://www.maodemestre.com/p/jogos-da-semana.html

Anónimo disse...

A equipa dos mal inscritos pelos vistos continuou...

Anónimo disse...

O setubal foi engolido em casa!!! LEonardo

Anónimo disse...

Aí está a resposta, Clube de Rugby de Famalicão segue em frente na taça

Anónimo disse...

Rennie é bom para isso!!

Anónimo disse...

Mal-inscritos? Isso interessa para a fpr? No próximo ano podem inscrever jogadores no Natal!

Anónimo disse...

Ou o Caldas deu mesmo nenhuma importância à Taça ou o Belas passou a ser o real candidato à vitória de 2ª divisão!
O Loulé deve ter sofrido do mesmo mal que as outras equipas sofrem quando vão lá abaixo! Dificilmente para o ano não voltarão à 2ª!