16 de dezembro de 2014

LONDON WASPS PERDE O "LONDON" E MUDA PARA COVENTRY *

* Paul Tait
2014 foi notável pelas mudanças ocorridas no histórico clube da Aviva Premiership, o Wasps
Conhecido como London Wasps desde 1999 o clube voltou a ser simplesmente o Wasps em junho e em outubro confirmou que mudaria para o Midlands Ocidentais para jogar na Ricoh Arena em vez do Adams Park em Wycombe, perto de Londres.

A mudança foi essencial para o clube que estava perdendo £3 milhões por ano

Tentando assegurar o seu futuro, o clube está não apenas mudando de cidade mas também reforçando-se para evoluir e se tornar mais profissional. 

O clube comprou 50% das acções no estádio e terá controle absoluto não só nos dias de jogos mas quando precisar. 
No Adams Park o clube não teve essa opção porque o dono do estádio é um clube de futebol. 

Além de dividir o estádio com um time de futebol o clube não estava conseguindo chamar o público para os jogos em casa. 
O público por jogo no Adams Park caiu por 32.58% entre 2009-2010 e 2013-2014. 
Na última temperada o clube contou com apenas 5,759 espectadores por jogo em Wycombe. 
O número oficial foi maior, com 13,971, por jogo por causa do uso de Twickenham. 

Em comparação aos outros clubes da Premiership o Wasps contou com o sétimo maior publico da temperada passada com um total de 153,691 pessoas para os seus jogos em casa, no Adams Park, e Twickenham. 
Foi mais do que Bath, Exeter, Worcester, Sale e Newcastle mas menos que os três outros com jogos na capital - Harlequins, Saracens e London Irish. 
O Harlequins contou com 18,842 por jogo e Saracens com 14,970. O actual campeão, Northampton, recebeu 13,125 por jogo. 

A capacidade da Ricoh Arena é 32,609, um número significativamente maior que Adams Park onde apenas cabem 10,516. 
O Wasps jogou no Adams Park pela última vez no domingo, contra o Castres no European Rugby Champions Cup. 
No domingo que vem, dia 21, jogará novamente em casa, mas na sua casa nova na cidade de Coventry contra o London Irish.

A mudança é uma tentativa de se transformar num clube mais profissional. 

É importante entender a importância do Wasps em Coventry. 

A mudança pode ajudar a tornar-se significativamente superior na Inglaterra com bons resultados em relação a clubes que estão lutando pela sua sobrevivência. 
Na temporada actual além do Wasps há mais quatro clubes na Grande Londres ou perto - Harlequins, London Irish, London Welsh e Saracens.

O clube está assim saindo de um mercado limitado para jogar num outro, onde terá não só um estádio melhor mas também condições superiores de crescer. 
Wasps estará competindo contra Leicester, o clube com mais apoio no continente. 
O Tigers será o seu rival principal no Midlands e conta com o maior apoio entre todos os clubes europeus.

O jogo do Wasps x London Irish está a caminho de ser um recorde na actual temporada. 
Até agora a maior assistência foi de 22,639 no Welford Road, Leicester e o mesmo clube tem o recorde de todos os tempos com 24,000. 
O Wasps está perto de quebrar os recorde. 
Na quarta-feira passada o clube anunciou que já tinha vendido 22,700 entradas para o jogo com o London Irish.

O Ricoh Arena será o maior estádio regular da Aviva Premiership e oferece um modelo para outros seguirem. 
Ao contrário de França, não é normal os clubes transferirem os seus jogos mais significativos para estádios maiores. 
Na verdade só os times do capital fazem isso.

Na Top 14 é diferente. 
As meias finais são sempre organizadas em estádios significativos e não nas casas regulares dos clubes, ao contrário da Inglaterra. 
Desde 2010-2011 uma cidade é escolhida para organizar as meias finais. 
Em 2011 em Marselha, 2012 em Toulouse, 2013 em Nantes, 2014 em Lille e em 2015 será no estádio novo de Bordeaux. 
Antes foi em duas cidades como St. Etienne e Montpellier em 2010, Bordeaux e Lyon em 2009 e Bordeaux e Marselha em 2008.

Enquanto isso, no Aviva Premiership as meias finais nunca foram organizadas fora dos pontos tradicionais. 
Em vez de jogar em grandes estádios e cidades que farão parte da Copa do Mundo de 2015 os clubes que terminam em primeiro e segundo lugar organizam as meias finais.

Há vários clubes que também tem o costume de mudar jogos para estádios maiores nas suas cidades e cidades fora do município. 
Béziers, Le Mans e Nice já receberam jogos nesta temporada e os clubes de Bordeaux, Grenoble, La Rochelle, Lyon, Montpellier, Racing Métro e Stade Français já tem ou terão estádios novos.

A mudança para Coventry poderá ter um impacto profundo para influenciar os times fora de Londres a considerarem também os seus futuros e as possibilidades de relocalizarem jogos como acontece na França. 
Futuramente o mercado pode incentivar o uso de estádios de futebol mas os clubes também terão que se adaptar.

No caso do Wasps o clube começou a sua mudança quando parou de ser o London Wasps e mudou o seu nome para ser o Wasps em junho. 
Torcedor desde 1997, David King estava feliz por ser o Wasps novamente e ele também acredita que a administração do clube está no caminho correto.

King está de acordo com os torcedores que falam que serão muito difícil pagar para ir até Coventry para assistir aos jogos da sua equipa.

Mas ao mesmo tempo ele acha que ''a mudança financeiramente é a melhor coisa que poderia ter acontecido ao clube. Vamos perder torcedores mas, para ser sincero, faz muito tempo que estamos vendendo poucas entradas. Tem sido 4-5 mil por muito tempo. Vamos recebê-los eles (em Coventry) já''.

1 comentário:

Luis Canongia Costa disse...

Duas correções importantes (mais haveria, mas não vale a pena):

1ª Os Wasps já controlam 100% da Arena de Coventry e não apenas 50%. Aliás a notícia citada do Guardian, refere-se precisamente à "compra" dos segundos 50% ao Alan Edward Higgs Charity Trust (Novembro). Anteriormente já haviam sido "comprados" os 50% do Municipio de Coventry (Outubro).

2ª Os Wasps não anunciaram que "venderam" (sold) mais de 22.700 bilhetes, mas que já estavam cedidos mais de 22.700 bilhetes (ticked mark), garantindo a assistência recorde da época. Como a própria notícia citada explica, as crianças com menos de 10 anos recebem um bilhete de graça se acompanhados por adultos. Ou seja, a venda de bilhetes é inferior ao número de bilhetes cedidos. Há alguns milhares de bilhetes oferecidos.

Aliás na última vez que estive nos Wasps (em Novembro) traçava-se um plano para oferecer até 12.000 bilhetes por jogo à comunidade, de modo a garantir um estádio bem composto para os jogos. A oferta de bilhetes aos jovens até 10 anos para este jogo insere-se nesse plano.

Neste momento o número de bilhetes cedidos já ultrapassou a marca dos 24.000, o mencionado recorde de assistência da Premiership, mas não é certo que toda a gente apareça. Domingo se verá ou não um novo recorde na Premiership.