20 de dezembro de 2014

CASCAIS GANHA PONTO AO TÉCNICO, ACADÉMICA SAI DO PLAY OFF

O Belenenses esteve à beira de provocar um escândalo na prova, mas não conseguiu resistir ao último fôlego do CDUL e teve que se contentar com o bónus defensivo, enquanto a Académica desperdiçou uma excelente oportunidade de pontuar frente ao Técnico, mas quando se joga como quem está a passear no jardim, o resultado só pode ser a derrota...

Em Cascais a equipa da casa venceu, mas apenas no final conseguiu o bónus de ataque que lhe garantiu aumentar a vantagem em relação aos engenheiros, enquanto Agronomia foi a Montemor resgatar um pouco de moral, pondo fim a uma série negra de cinco derrotas consecutivas.


Na tabela classificativa, além do ponto ganho pelo Cascais ao Técnico, de notar que a Académica com a derrota, ter abandonado o trio que compunha com Agronomia e CDUP, deixando fugir a concorrência e saindo do grupo do play-off.

CDUL 30-26* BELENENSES (4-4)
O encontro realizado no Estádio do Restelo, por troca de campo, começou 1:30h atrasado por causa do futebol de miúdos do Belenenses.
Entrou melhor no jogo o Belenenses que ia aproveitando os vários erros que o CDUL ia fazendo:
pontapés aos postes falhados, alinhamentos perdidos, falhas de placagem, etc ... o que mostrava que a cabeça da equipa do CDUL já estava em Espanha.
No seguimento de uma formação ordenada - em que a bola nem chegou a entrar na mesma - contra ataque da equipa do Restelo, alinhamento perto da linha de ensaio do CDUL e o Belenenses marca os primeiros pontos do jogo através do seu pilar Hugo Valente, com Manuel Costa a transformar o ensaio.
Responde o CDUL na melhor jogada do jogo com um ensaio de Carl Murray, mas os universitários
Foto: Miguel Rodrigues/Rugby Photo Store
falharam a conversão. 7-5 para o Belenenses.
De seguida assistimos a mais um ensaio de cada lado, chegando o intervalo com o resultado de 14-10 para o Belenenses.
No começo da 2a parte parecia que o CDUL vinha apostado em resolver logo a partida e marca de rompante um ensaio debaixo dos postes pelo seu capitão Gonçalo Foro.
A partir deste momento assistimos a várias trocas de liderança no marcador, até que a 5 minutos do fim Manuel Costa marca e transforma um ensaio e põe o Belenenses na frente do marcador outra vez, 26-23 para os do Restelo.
Nos últimos cinco minutos assiste-se a um assalto do CDUL em que o Belenenses ia defendendo de todas as maneiras possíveis mas que acabou por não aguentar a pressão e sofreu um ensaio por Nuno Penha e Costa com transformação de Tomás Noronha que ditou o resultado final de 30-26 para os universitários.
Boa réplica da equipa do Restelo que com todos os seus internacionais Sevens é uma equipa completamente diferente para melhor, claro.
O CDUL tem que aprender a manter sempre a sua concentração e atitude, independentemente da importância do jogo.
Para vencer a Taça Ibérica o CDUL tem que se transfigurar em relação à sua atitude de hoje.

ACADÉMICA 21-30 TÉCNICO (3-3)Apesar de dominar territorialmente na 1ª parte a Académica perdia ao intervalo por impensáveis 0-24.
Para a eficácia do Técnico, que marcou os seus três ensaios nas poucas vezes que entrou no meio campo dos pretos, muito contribuiu a acção do seu nº 8, Samuel Henwood, a avançar e conquistar terreno, bem como o excelente apoio dos seus companheiros.
A Académica insistiu num jogo penetrante, próximo dos seus avançados, pouco variado e nada criativo que não resultou em pontos marcados.
Neste período o chutador da casa falharia três penalidades relativamente fáceis.
O Técnico marcou aos três minutos num movimento bem construído a partir de alinhamento.
Aos 24 minutos aumentou a vantagem para 0-10 com a conversão de uma penalidade.
Aos 32 e 40 minutos os engenheiros aproveitaram dois erros individuais inacreditáveis dos pretos para construírem uma vantagem no marcador assinalável.
No período complementar a determinação notável da Académica e um maior discernimento dos seus jogadores - que souberam variar e alternar as formas de jogo - acabaria por trazer grande emotividade à partida.
Aos 50 minutos Tomás Pinto e Manuel Santos reduzem para 7-24 mas aos 57 o Técnico dilata a vantagem para 7-27.
Aos 70 e 80 minutos António Salgueiro e Eduardo Salgado marcam mais dois ensaios que seriam transformados, colocando a Académica dentro do jogo (21-27).
Na bola do jogo quando os de Coimbra atacavam em todo o terreno fazem falta num "ruck" e perdem assim o ponto bónus defensivo na sequência do respectivo pontapé aos postes.
Três ensaios para cada lado e mais uma vez o chutador a fazer a diferença e a ser determinante na vitória da sua equipa.



CASCAIS *24-11 CRAV (4-1)
O Cascais regressou às vitórias - e aos ensaios! - depois de duas semanas de castigo frente ao Direito e ao CDUL, mostrando que está aí para defender a terceira posição, e conseguindo mesmo acrescentar mais um ponto à vantagem que tem sobre o Técnico.
O CRAV continua na última posição, juntamente com o Montemor, e a partida entre as duas equipas, marcada para 10 de Janeiro promete muita emoção, já que pode definir quem desce de divisão...

MONTEMOR 10-31* AGRONOMIA (1-5)
Agronomia pôs termo a uma série de cinco derrotas e graças a ela e ao bónus de ataque que lhe juntou, isolou-se na quinta posição com uma pequena vantagem sobre o CDUP, e deixando a Académica para trás, na sétima posição.
O Montemor mantém o mesmo número de pontos que o CRAV e apesar de ter vencido o CRAV na primeira volta, tem a desvantagem da vitória que os arcoenses conseguiram sobre Agronomia, mas de qualquer modo o resultado do primeiro jogo de Janeiro pode revelar-se determinante na decisão da última posição na tabela.


N.R.: Foi corrigido o resultado do jogo Cascais-CRAV e os ensaios do jogo CDUL-Belenenses.

14 comentários:

Anónimo disse...

Esperava-se um jogo equilibrado em Coimbra

Mas logo de início, um Técnico longe da sua melhor equipa (face à onda de lesões, apresentando-se apenas com 21 jogadores)abriu o marcador numa excelente jogada de ensaio, depois transformado.

De imediato podia ter voltado a marcar, o que daria alguma tranquilidade à equipa.

Foi porém a Académica a instalar-se nos 22m adversários, onde se manteve durante quase 20 minutos. Apesar do muito querer, várias vezes dentro dos 5 metros, com o ensaio eminente, acabaram por não concretizar. Umas vezes, fruto de erros individuais, com a bola a cair para a frente, outras, pela aguerrida e eficiente defesa do Técnico.

Depois? Bem, depois de todo o fulgor atacante, a Académica sofreu uma penalidade e decidiu pôr uns presentes no sapatinho e regalou dois ensaios, indo para o intervalo a perder por 24-0, depois de também ter falhado 3 penalidades aparentemente fáceis. O castigo adequado para quem foi tão perdulário.

A segunda parte começou com um amarelo para um jogador do Técnico, bem aproveitado pela Académica que, por volta dos 10 minutos, marcou e transformou um ensaio.

Entretanto, a primeira linha do Técnico passava as passas do Algarve, mas a equipa lá ia de quando em vez sacudindo a pressão e, por duas vezes, esteve perto de marcar, não fossem os maus passes e respectivos avants.

O jogo ia passando, com algum ascendente da Académica, que voltou a marcar depois de mais um amarelo para um pilar do Técnico.

Aos 46 minutos, depois de mais um amarelo, agora ao jogador Hancy, por suposta placagem alta, a Académica conseguia o seu terceiro ensaio, animando os seus adeptos, na fria tarde de Taveiro.

Quando procurava atacar de todo o lado, ao "prender" uma bola num ruck nos seus 22m, a Académica permitiu ao chutador de serviço Duarte Marques (100 % de eficácia) alargar a vantagem, retirando o ponto de bónus aos coimbrões.

Aceita-se o resultado pois se por um lado acaba por premiar a eficácia do Técnico, por outro penaliza uma equipa que deu tudo o que tinha para dar, saiu de rastos, mas cometeu muitos e muitos erros.

Uma palavra para a arbitragem, a deixar passar em claro algumas placagens altas da Académica - uma foi por demais evidente ao nº 8 do Técnico, que provocou um pequeno sururu - e a ficarem por penalizar. Dualidade de critérios? Diria que sim...

Anónimo disse...

Pelo que se viu Agronomia está de volta. Mesmo sem jogadores importantes mostraram que estão a assimilar novos processos e que a segunda volta vai ser completamente diferente. O rugby nacional agradece.

Anónimo disse...

Este comentário faz-me rir...
"suposta placagem alta?"
"Uma palavra para a arbitragem, a deixar passar em claro algumas placagens altas da Académica - uma foi por demais evidente ao nº 8 do Técnico, que provocou um pequeno sururu - e a ficarem por penalizar. Dualidade de critérios? Diria que sim..."
Mas este comentador esteve em Coimbra?
Grande parte dos jogadores da AAC saíram de campo com marcas no pescoço das gravatas dos homens do Técnico, aquando da "suposta" prisão de bola no ruck já no final do jogo estavam pelo menos quatro jogadores da AAC estendidos por terra por acção dos homens do Técnico e a arbitragem foi tendenciosa para os pretos?
Poupem-me, tirem-me deste filme, mas por favor, sejamos honestos.

Anónimo disse...

Essa pessoa que comentou as 23 e 03 esteve em Taveiro, ouviu contar, recebeu uma informação de fonte fidedigna ou pensa que em Coimbra somos todos parvos?
Óbvio que os Pretos acabam por perder por erros próprios da juventude dos seus atletas, mas jogaram bem mais que os do Técnico. E quanto ao comentário sobre a arbitragem... nem vou tecer qualquer comentário... só revela a tendência... virar o bico ao prego.
Parabéns aos Pretos por se terem batido de igual para igual, apesar de jogarem contra duas equipas em campo.

Anónimo disse...

Vai de mal a pior o nosso campeonato, a começar pelo jogo do Restelo marcadoa pelo menos á 1 semana, 2 horas antes do inicio é que se sabe que começa ás 13h 30m, sepois o Cdul apresenta praticamente uma 2º equipa pondo em causa a possibilidade de ganhar o jogo e dessa forma prejudicar terceiros pois nunca este Belenenses disputaria o jogo contra um Cdul completo e principalmente a não fazer um frete antes da taça ibérica, mesmo assim o Belenenses incapaz de vencer um Cdul ireconhecivel , mas convehamos este Belenenses ainda que já com os seus internacionais de sevens é muito fraco apenas joga de rasgos individuais.
Os outros jogos os mais fortes a nivelarem por baixo roçando a mediocridade como é possivel o equilibrio nestes resultados quando há 2 meses atrás estas mesmas equipas venciam por 60, 70, 80, até 090 pontos de diferença, só mostra que todos já sabem quem fica no 1º, 2º 3º 4º 5º lugar ficando apenas o 6º por discutir é muito triste e vai ser assim até final

Anónimo disse...

Fora do tópico:

Depois de 5 semanas de suspensão, Bardy regressou para ver um cartão vermelho por ter agredido um adversário com uma cabeçada.

Assim não! Duvido que desta vez leve menos de 10 semanas (reincidências atrás de reincidências).

Pode até ainda estar suspenso durante os jogos de Portugal no ENC. Também duvido que o Clermont, no final da época, o mantenha no clube.

Anónimo disse...

Tem mesmo que acalmar. Está a prejudicar-se a si próprio, ao clube e à selecção.

https://www.youtube.com/watch?v=sI7KkIEWIJ0

Anónimo disse...

A registar é um campeonato sem qualidade nenhuma , com equipas a descansar e outras a jogar ,onde isso já se viu? os últimos dois lugares já levam mais de 300 pontos sofridos na diferença entre marcados e sofridos , as melhores equipas apresentam jogos de péssima qualidade como o caso do que vi do CDUL este fim de semana contra uma equipa paupérrima do Belenenses que se bateu e bem . O melhor será alargar ainda mais para 20 clubes assim colocamos todos a jogar e ainda uma segunda divisão com os clubes recém criados com 5 ou 6 jogadores inscritos mas que conta para a estatística . Todos felizes e contentes .
Bom Natal

Anónimo disse...

Agronomia vai voltar. Percebe-se que as coisas já estão a mudar. Tem um excelente lote de jogadores e melhores condiçoes de trabalho. Tem a melhor primeira linha e uma das melhores avançadas. O treinador começa a perceber o que é Agronomia e acredito que vai haver muitas surpresas.

Anónimo disse...

Como é possível assistir a um jogo de RUGBY do escalão mais alto com liner's da assistência? Ainda por cima menores de idade! Felizmente não houve problemas! E se houvesse? Ainda que com uma hora e meia de atraso no jogo esta situação não poderia acontecer. E a forma com o rugby do Belenenses continua a ser destratado pelo clube! Ninguém faz nada? Não saem notícias?

Anónimo disse...

Estive a ler os comentários e parece-me que a maior parte deles está acertada.

O rugby precisa de um Belenenses e de uma Agronomia em bom nível, tal como as demais 8 equipas, para termos um campeonato competitivo, onde haja incerteza nos resultados e não se saiba à partida quem são os dois candidatos a disputar a final

Mas, tal como na vida, nem tudo é perfeito, as equipas têm altos e baixos, confrontam-se por vezes com dificuldades económicas, com muitas lesões, os jogadores têm os seus empregos, estudos, por aí fora.

Acaba por ser um ciclo que, mais tarde ou mais cedo, acaba por tocar a todos.

Uma palavrinha para os comentários sobre a Académica. Que raio se passa com os seus adeptos, sempre a lamentar-se? Ou é porque não convocam jogadores para o sevens, ou para a seleção de 15, ou porque é a arbitragem, ou porque perdem por causa da unha encravada.

Mais parecem o Calimero. Bom, afinal este também equipava de preto. Bom Natal e muitas prendinhas no sapatinho.

Anónimo disse...

Anónimo das 09:27,na minha terra diz-se que quem não se sente não é filho de boa gente... e não me parece, já que sou um leitor assíduo deste blogue, se bem que raramente comente, que sejam os adeptos da Académica os mais queixosos.
basta passar os olhos pela generalidade dos posts e concluímos que os principais queixosos se encontram na capital.
Ou porque o clube tal tem estrangeiros, ou porque o outro não os tem, ou porque o Cabé fez aquilo, ou o Tomás Morais disse aqueloutro, ou fulano devia estar na seleção, e o treinador devia ser o beltrano... afinal, quem mais se queixa? Achei o seu comentário, no que diz respeito à Académica, de baixo nível e depreciativo. Não vá por aí por favor. Olhe para dentro do seu clube e reveja-se ou aparte-se dos comentários que os seus adeptos aqui colocam, mas não vá por esse tipo de "boca" no que à Académica diz respeito.
Gostaria de continuar a ler o Mão de Mestre e a pensar que ainda vale a pena, mas este tipo de comentários depreciativos com alvo em Coimbra começam a parecer mal.
Peço perdão Manuel Cabral por este desabafo mas tinha que fazê-lo. Há coisas que raiam a estupidez mental.
Continuação do bom trabalho em prol do rugby.

Anónimo disse...

Só o que se houve aqui é que a agronomia isto, a agronomia aquilo! Não é com elogios sem fundamento que a agronomia vai voltar a ser um candidato. Em Montemor a agronomia mais uma vez fez um jogo fraco, e não fosse um Montemor um pouco mais concentrado e uma arbitragem menos tendencial para o lado mais forte e tinham sauido do alentejo com uma derrota. É que no Alentejo não há nem metade das possibilidades que há na metrópole, a maioria dos jogadores do Montemor são da formação ou alguns dos concelhos vizinhos. Lá não há grandes contratações, joga-se pelo amor ao rugby e à camisola. Comecem menos a olhar para os grandes e mais a perceber o grande trabalho que se faz nos escalões de formação do Montemor, que certamente mais tarde vai dar frutos, a não ser que se continue a dar todas as condições para que os clubes grandes levem as maiores referências da equipa sem que isso traga qualquer contrapartida. É nestas e outras coisas que se percebe a podridão do rugby em Ponrtugal!

Anónimo disse...

Meu caro amigo do Montemor. Seŕá que viu o jogo com Agronomia? Não acredito. A verdade é que Agronomia com a equipa B marcou cinco ensaios sem se esforçar muito.
Quanto ás escolas a questão é diferente. Não há, infelizmente universidade nem muitos empregos em Montemor e a cidade não sei se terá vinte mil habitantes. O que espera que os jovens façam?O Montemor pode ir muito bem até aos 18 anos, mas depois é que é mais complicado. Não seria mais sensato que o Alentejo apresentasse uma equipa senior a disputar a campeonato nacional? Évora tem universidade, mais população e vai ter um campo proprio. Porque não fazerem uma parceria? Se assim não for o Montemor e o seu Presidente passarão a vida a choramingar .