17 de agosto de 2013

AGRONOMIA MELHOR EQUIPA PORTUGUESA NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS

Apresentamos para seu entretenimento deste final de semana, enquanto se delicia com uma bebida bem gelada e, eventualmente um churrasco ou - quem sabe! - uma salada, a tabela acumulada dos jogos realizados por todas as equipas portuguesas nos últimos cinco anos, consideradas as participações nos campeonatos nacionais e na Taça de Portugal.

Agronomia é a vencedora destacada, num Top-10 que inclui o CDUL e Direito nas posições imediatas, com Montemor e Évora a posicionarem-se em grande destaque, à frente de Belenenses e Académica.


Outra nota de grande saliência é a entrada no Top-10 do Famalicão, que apenas tendo realizado 79 jogos, ultrapassa Lousã e CRAV na tabela dos 10 melhores, com 232 pontos acumulados, o que representa a segunda melhor média nacional, com 2,94 pontos de classificação por jogo disputado, imediatamente a seguir aos agrónomos, que registaram 3,07 pontos, em média, por jogo realizado nestes cinco anos.

Como todas as tabelas que reúnem equipas que participaram em competições diversas, também esta que hoje lhe trazemos é susceptível de várias interpretações, mas a verdade é que Agronomia consegue o feito de vencer a tabela dos pontos acumulados e a tabela da média de pontos por jogo, enquanto no mesmo período de tempo foi aquela que mais jogos realizou.

TOP-10   -   TABELA GERAL

Tabela de leitura directa, com valores acumulados para os cinco anos considerados. Para efeitos desta tabela não foram considerados pontos de bónus, e a vitória foi registada com 4 pontos e o empate com 2 pontos.
Agronomia foi a equipa nacional que maior número de jogos realizou, e também a que conseguiu um total de pontos classificativos maior.

TOP-10   -   TABELA DE PERCENTAGENS E DE VALORES MÉDIOS

Na tabela de percentagens (a verde) encontram-se as percentagens de Vitórias, Empates e Derrotas, em relação ao número total de jogos realizados, e na tabela de médias por jogo (a azul) encontram-se as médias de pontos de jogo marcados e sofridos, e a média do diferencial de pontos marcados/sofridos, além da média de pontos classificativos obtidos por jogo realizado.
Mais uma vez Agronomia obteve o melhor registo, enquanto Direito e CDUL trocam de posição, mas atrás do Famalicão, mantendo-se as restantes posições relativas.

QUADRO DAS CLASSIFICAÇÕES DAS EQUIPAS NOS CAMPEONATOS

Repare agora nas classificações obtidas nos campeonatos nacionais, pelas equipas classificadas no Top-10 acumulado nos últimos cinco anos.
Direito leva uma enorme vantagem sobre a concorrência, tendo vencido quatro dos cinco campeonatos do período, o que demonstra claramente que o sistema de play-off não encontra a equipa mais regular ao longo do(s) anos(s), mas sim aquela que melhor se adaptou às condições objectivas da própria competição.

TABELA GERAL DAS EQUIPAS PORTUGUESAS NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS

Dezasseis equipas não participaram em competições em alguns dos cinco anos considerados, a saber: São Miguel (presente em 3 anos), Sporting (1), Braga (2), Lousada (3), Aveiro (3), Kellermann (2), Elvas (4), Prazer de Jogar (3), Samouquense, (1), Marinhense (3), Viseu (1), Vilamoura (2), Rugby da Linha (2), Beja (1), CR Técnico (1, apenas considerada a época 2008-09) e CR Coimbra (1).

Das 43 equipas que participara nas provas nestes cinco anos, nove deixaram de participar : Samouquense, Marinhense, Viseu, Vilamoura, Rugby da Linha, Beja, CR Coimbra, CR Técnico e Prazer de Jogar (que parece reaparecer em 2013-14).

Note-se que apenas seis equipas tiveram uma média superior a 70% de vitórias:
Agronomia (76% em 121 jogos), Famalicão (73,4% em 79 jogos), Direito (72,23% em 112 jogos), Sporting (72,2% em 18 jogos), Montemor (71,2% em 104 jogos) e CDUL (70,9% em 117 jogos).

15 comentários:

Anónimo disse...

Eu até sou do CDUL e este post é ridiculo...o Diretio nesses 4 anos ganha 3 campeonatos e fica um em terceiro...e dizem que é a Agronomia que poucos jogadores dá +a seleccçao??? aproveitando o calendário para ficar á frente na fase regular? Ve se na altura que conta a melhor equipa que é...enfim...balelas escritas neste post

Anónimo disse...

Que palhaçada...esta nao é de certeza a melhor forma de ver qual a melhor equipa em Portugal! Juntam as tabelas os escalões de formação e logo se vê qual o melhor clube

Anónimo disse...

Sim... Esta tabela n tem pes nem cabeca...

Anónimo disse...

Então o Direito em 4 dos 5 anos que foram considerados ganhou o campeonato e ficou uma vez em 3º, e nessa tabela aparece em 3º ? Os critérios são capaz de não ser os mais adequados

Anónimo disse...

Agronomia! Campeões das tabelas do mao de mestre...

Anónimo disse...

Não me parece que faça sentido comparar equipas com diferentes nº de jogos

Anónimo disse...

Desta tabela pode aprender se muita coisa, mas a verdade é que o Direito é sem duvida a melhor equipa, depois o Cdul. Embora a Agro esteja a frente, só prova a sua fraqueza em jogos importantes...

Anónimo disse...

As estatísticas são uma coisa levada da breca. São números e não enganam. Podem é ser interpretados de diversas maneiras. Mas a verdade é que tenho de dar os parabéns ao MdM pelo excelente trabalho ( e de trabalho se trata) apresentado. Vou ler e reler com cuidado, pois é com números estes que podemos preparar o futuro dos nossos clubes, procurando subir no ranking.

Anónimo disse...

Já agora um pequeno acrescento ao que disse atras. Ouvi ontem que o Cristinan o Ronaldo está a um golo de ser o melhor marcador de sempre da selecção. Lá está o que disse atrás. É o " jogador com MAIS golos" mas para mim o melhor marcador é aquele que tiver melhor media. Há que dividir o números de jogos pelo número de golos e aqui teremos a eficácia (ou seja, o melhor) de todos os jogadores. Pode até acontecer que um jogador faça somente um jogo e marque 5 golos. Obviamente será o melhor marcador da selecção. Um jogador faz 500 jogos e marca 100 golos. Será o MELHOR marcador? Esta discussão dava pano para mangas.

Anónimo disse...

Fatos são fatos e Agronomia foi a equipa mais consistente. Poucos se lembrarão que Agronomia é a equipa que há mais anos está consecutivamente na Divisão de Honra e a única que esteve sempre nas fases finais.
É verdade que o Direito teve muitos mais títulos sendo Agronomia a segunda, mas isso não tira verdade à análuse do MdM.

Anónimo disse...

A analise do MdM é fantástica , dai podemos tirar varias lições sobre o que trabalhar nas equipas, por exemplo o GDD é uma equipa ganhadora em nos momentos chaves, o Cdul o mais consistente, a Agro é uma equipa pouco forte nos momentos importantes GAnhar campeonatos...
Mas acima de tudo é mais um grande trabalho do MDM

Anónimo disse...

palavras para quê???O MDM no seu melhor a largar bomba!!!!!EHEHEH

Anónimo disse...

É a estatistica, meu caro.... Os números são como o algodão. Não enganam

Anónimo disse...

Agro tem que trabalhar mais, pode ser que mais jogadores sejam chamados para as academias da fpr ( vontade do presidente do seu boy) pois só assim é que podem ganhar. Força GDD

Anónimo disse...

Pois....o anónimo das 21h29m tocou num ponto verdadeiramente importante, "chamada ás academias" e "Ganhar".
O problema é que existe um clube que domina as academias, domina a constituição da equipe técnica, condiciona jogadores e impede que existam vagas para outros jogadores de outros clubes, nomeadamente da provincia.
Até quando o rugby nacional vai permitir que um clube cresça á custa dos outros, tipo eucalipto que seca tudo á volta ao sugar para ele aquilo que deveria ser de todos?