11 de agosto de 2013

COM POUCOS APOIOS RUGBY CLUBE DE OEIRAS MANTÉM A CHAMA ACESA

Com 12 anos de existência o Rugby Clube de Oeiras aguarda a disponibilidade de adequadas condições de treino para lançar a sua Academia, dedicada aos escalões de formação, e, enquanto isso, participa com os seniores na Segundona e no circuito de equipas emergentes.

Para a próxima época o Oeiras conta ainda participar no circuito de Beach Rugby, mas o principal objectivo passa por um bom comportamento no nacional da 2ª divisão.

Luis Sabido - mais um caso de antigo praticante que se dedicou ao dirigismo desportivo - tem sido uma das pedras fundamentais do funcionamento do clube, e conta-nos o que tem sido feito e o que contam fazer no futuro próximo.


Mão de Mestre: Quem é o Luis Sabido no rugby e fora dele?
Luis Sabido: Antes de mais obrigado pela excelente iniciativa que está a
dar voz aos clubes mais pequenos do nosso Rugby nacional.
Sou uma pessoa “normal” e no mundo do Rugby nestes últimos dois anos tenho acompanhado e faço parte da direcção do Rugby Clube de Oeiras.

MdM: Onde nasceste e cresceste e como se deu o primeiro contacto com o rugby?
L.S.: Nasci em Lisboa mas cresci entre os concelhos de Oeiras e Cascais, o meu contacto com o Rugby já veio relativamente tarde e por intermédio de um primo que insistiu comigo em 2001 em ir treinar ao que era na altura o início do RC Oeiras. 
Tinha 17 anos e até então não ligava muito ao desporto e nem nunca me lembro de ter visto um jogo de Rugby, o bicho mordeu e nunca mais me passou a febre.

MdM: O que fizeste no rugby na época que terminou, e o que vais fazer na próxima?
L.S.: Nesta época passada servi como dirigente e delegado de equipa no Rugby Clube de Oeiras, na próxima época irei continuar as minhas funções até mais ver nos mesmos moldes.

MdM: Como surge o Rugby Clube de Oeiras e quando?
L.S.: O Rugby Clube de Oeiras surgiu por iniciativa de alguns entusiastas na modalidade, que já tendo passado no Rugby quiseram dar início a um projecto seu.
A maior força motriz foi sem dúvida o seu fundador, João Marvão, que ainda hoje acompanha o clube.

MdM: Qual foi a actividade que o clube teve na época 2012-13?
L.S.: Na época de 2012-2013 participámos no CN da 2ª Divisão inseridos no grupo Sul/Lisboa, participámos também activamente no Circuito Nacional de Equipas Emergentes através de uma equipa menos experiente dentro do clube que por tradição interna denominamos de Santo Amaro, organizando inclusive uma das etapas no nosso Oeiras Seven’s, o torneio anual de VII’s que temos organizado ao longo da existência do clube, no Estádio Nacional.

MdM: Quem foram os seus treinadores?
L.S.: Na época anterior tivemos como treinador principal o Tiago Ataíde
que tem estado com o clube nas últimas épocas mas que fez este ano a sua despedida.


MdM: Que acções estão previstas para alargar o recrutamento nas camadas jovens?
L.S.: Temos tentado várias vezes lançar um Projecto Escolas, mas a realidade do clube muitas vezes deixa-nos aquém das expectativas.
Sendo o próximo ano, com a saída do Tiago, aquilo que eu chamaria o início de um novo ciclo, adivinha-se que essa ambição de avançarmos para os escalões mais jovens, terá de esperar mais um pouco, já que depende por exemplo de podermos assegurar as necessárias condições de treino...

MdM: Existe alguma parceria com escolas/estabelecimentos de ensino da região?
L.S.: De momento não, mas já existiram nos 12 anos de vida do clube iniciativas com variados graus de sucesso, mas que acabaram por ser suspensos.

MdM: Onde decorrem os treinos e os jogos do clube?
L.S.: Desde o final da época passada adoptámos o campo sintético do CD União Juventude de Vila Fria em Oeiras como campo principal de treinos, os jogos continuarão a realizar-se nas instalações do Estádio Nacional.

MdM: Que lições têm sido tiradas da actividade do clube e como vai ser o futuro?
L.S.: Aprendi que é mais fácil ser jogador que dirigente, estive afastado dos campos desde uma lesão na cervical que me impossibilita de correr os riscos de um desporto de contacto amador, quando voltei ao clube para
ajudar acabei por me tornar dirigente e de facto não é fácil estar à frente de uma associação desportiva, mas muitas vezes as alegrias compensam as tristezas. 
O futuro do clube só o amanhã o dirá, enquanto houver vontade de jogar Rugby em Oeiras vamos aqui estar para ajudar.

MdM: Como é financiada a actividade desportiva do clube? Qual o papel da autarquia neste aspecto?
L.S.: A actividade do clube é na sua esmagadora maioria dependente da quotização dos participantes na actividade do clube, o que muitas vezes fragiliza a participação numa competição como o Campeonato Nacional da 2ª Divisão que implica, no nosso caso que somos “sem casa”, o pagamento integral dos campos de treino e jogo.
As deslocações são na grande maioria suportadas pelos atletas. 
Até agora temos conseguido de uma forma ou outra, mas não fica mais fácil de ano para ano. 
A Autarquia em Oeiras ajuda todos os anos com um apoio monetário que apesar de ser sempre bem vinda tem sido aquém das necessidades de uma época do clube.

MdM: Qual o papel das empresas da região?
L.S.: Não temos conseguido grandes apoios por parte das empresas no concelho de Oeiras, no ano passado obtivemos algum rendimento extra via um protocolo, mas são situações esporádicas. 
Talvez por falta de know how na nossa parte em angariar interesse...

MdM: Para a época 2013-14 quais os seus principais objectivos desportivos?
L.S.: Para a próxima época o principal objectivo desportivo é participar em
todas as provas que pudermos, temos estado ausentes do Beach Rugby e é uma ambição pessoal minha que tenhamos a possibilidade de nos organizar para uma época de Beach no próximo ano.


MdM: Quem vão ser os treinadores do clube para a próxima época?
L.S.: Esta é uma questão que ainda está meio em aberto pelo que prefiro não adiantar nomes.

MdM: Quem quiser jogar rugby no Rugby Clube de Oeiras o que deve fazer?
L.S.: Quem estiver interessado em jogar pelo RC Oeiras ou só conhecer a modalidade é bem vindo a comparecer nos treinos que serão anunciados na nossa página do Facebook , ou entrando em contacto através do mail do clube rugby_clube_oeiras@hotmail.com
Todos os interessados são bem vindos.

Sem comentários: