15 de agosto de 2013

LOBOS EM ACÇÃO EM INGLATERRA *

* Ricardo Mouro
Em Inglaterra o cheiro a rugby já delicia os fãs do desporto.

A maioria dos clubes iniciou a pré-época no dia 2 de Agosto e recentemente o Gloucester foi coroado o campeão de 7's após dois fins-de-semana de festa que já caracterizam esta variante do rugby.

Estádios cheios, barris vazios e muito espírito de amizade nas bancadas foram os títulos que encheram páginas de uma iniciativa que ganha cada vez mais adeptos, apesar de na maior parte das vezes se encontrarem segundas linhas das equipas da Premiership os jogadores vêem esta oportunidade como forma de se lançaram no rugby de elite e este ano foram vários os campeões mundiais sub-20 ingleses em campo.


As movimentações de pré-época também se fazem sentir "mais abaixo" e como vem sido hábito, o Mão de Mestre tem acompanhado a evolução dos internacionais portugueses em Inglaterra.

O Coventry de Jacques Le Roux aposta forte nesta época onde pretende estar nos lugares cimeiros da National League 1 e contratou vários jogadores experientes e internacionais, e recentemente juntou aos seus quadros o ex Académica de Coimbra Gere Maree.
Le Roux passou as últimas semanas a fortalecer o braço que fracturou ao serviço de Portugal e espera começar a época em força, não vá a virilha que também condicionou a época do Lobo trair as ambições do internacional.
Confiram abaixo a lista dos reforços do Coventry:

Tim Ryan, pilar irlandês 29 anos 130kg, ex Newport Gwent Dragons;
Louis Silver, médio de formação 22 anos, ex Worcester, Moseley, Bristol e Doncaster Knights;
Barry Davies, defesa de 32 anos ex internacional galês passou pelos Scarlets, Ospreys, Brive e Jersey, já participou na Heineken Cup;
Matt Jones, abertura de 29 anos também ex internacional galês, foi formado nos Ospreys e passou a época passada no Bristol;
Will Davis, pilar que esteve emprestado pelo Bristol a época transacta é agora jogador do Coventry;
Ian Clark, jovem ponta de 20 anos da academia do Gloucester e completou a época passada no Hartpury College na National League 2;
Chad Thorne, pilar 23 anos era colega de Clark no Hartpury College e também representou os England Students;
Ignas Darkintis, pilar internacional da Lituânia tem 24 anos e é proveniente do AMPO Ordizia em Espanha;
Gere Maree, asa de 28 anos tem passaporte português e, como já referido, representava a Académica de Coimbra, tendo representado ainda, em Portugal, Agronomia e a Lousã;
James Tyas, asa de 21 anos é ex internacional pelas selecções jovens escocesas e formou-se no Bath, estreou-se na Premiership mas a maior parte da sua experiência vem da participação no Championship pelo Plymouth e Cornish Pirates.

No comando da equipa o capitão e 2ª linha Scott Morgan assume o papel de treinador principal.

A equipa agendou vários jogos de preparação, e depois de dois jogos cancelados, defrontaram o Lichfield RFC dia 13 (pelos quais o vosso cronista já teve um doloroso cabaz aplicado) seguindo-se mais 4 jogos programados até início do campeonato:
16 Agosto: Blackwood - Coventry
17 Agosto: Cross Keys - Coventry
23 Agosto: Plymouth Albion - Coventry
31 Agosto Jersey - Coventry

Como já haviamos noticiado o pilar português Mike Dias já trabalha ao serviço do
Rotherham do Championship que espera uma dura época numa liga onde o Bristol é apontado como o principal candidato à subida.
Com menos números mas igual experiência o Rotherham também reforçou a sua equipa onde Mike vai ter a concorrência de Toby Williams, pilar de 27 anos ex Otley da National League 2.
E ainda:

Josh Brown, 2a linha de 24 anos ex London Scottish pelos quais realizou 59 partidas;
Michael Keating, defesa/ponta, ex Doncanster e Leinster A formado nos actuais detentores da Amlin Cup;
Alfie To'oala, 32 anos 3a linha internacional por Samoa onde esteve no Mundial de 2007 regressa ao Rotherham de onde saiu em 2003 e;
Will Robinson, ponta de 22 anos ex Hull assinou por uma época depois de um período à experiência.

À semelhança do Coventry o Rotherham prepara a sua época fora de casa e viaja até ao Sixways para defrontar um adversário da Premiership o Worcester.
A equipa do Mike regressará ao norte do país e continua as suas viagens por Hull, Macclesfield e Sheffield.

Para o jogo com o Worcester Mike Dias foi escalado como suplente do Rotherham e deverá envergar a camisola azul da sua equipa. A época começou dia 14 de Setembro, ainda no norte, fora contra o Moseley.

17 Agosto Hull Ionians - Rotherham
24 Agosto Macclesfield RUFC - Rotherham
31 Agosto Sheffield Tigers - Rotherham

O Mão de Mestre deseja a melhor sorte para os jogadores nesta fase e continuará a dar notícias durante esta pré-época.
Continuem atentos!


5 comentários:

Anónimo disse...

Caros Manuel e ricardo , muitos parabéns por mais esta rubrica, parabénse obrigado.
P.S. Acho piada ai enviado especial , muito bom :-)

Anónimo disse...

Gere Maree? Já qq um pode ir para lá. Um jogador banal. Joguei várias vezes contra ele e sempre me pareceu over rated

Anónimo disse...

Atribuir o rótulo de «lobo» a um jogador levaria a uma discussão interessante. A não seja que haja critérios definidos para o efeito, ou seja, lobo é todo aquele que já foi internacional por Portugal?

Mas o que nos leva a escrever é saber se o MdM tem conhecimento das movimentações da FPR, o mesmo é dizer, do seu Presidente. Passo a explicar.

Semanas atrás o MdM publicou um excelente artigo sobre a decisão, aliás sensata, da Federação Espanhola não embarcar em aventuras, desistindo de entrar na AMLIN Cup.

Ao que soa por aí, em conversas de café de alguns dirigentes de clubes, o Presidente, tem andado a sondar os mesmos para que Portugal entre com uma equipa na AMLIN Cup, que mais não seria do que a selecção nacional.

Mais uma vez, no seu estilo aventureiro, continua a querer enviar o rugby nacional para um abismo, de onde dificilmente tornará a sair tão cedo. É conhecido o enorme buraco financeiro, no plano desportivo o apuramento para o CM 2015 é uma miragem, no Sevens foi o que se viu, os clubes estão sufocados financeiramente e, pois então, AMLIN Cup.

Os ensinamentos espanhóis, para os quais o MdM alerta, não parecem ter chegado à Federação Amado da Silva.

Desempenhando um papel fundamental na informação e na discussão de assuntos do rugby nacional, creio que é hora de o Mdm lançar o alerta e tentar pôr tino no aventureirismo e irresponsabilidade que anda por aí.

Anónimo disse...

Caro anónimo das14.13, o jogador em causa não é lobo, que se saiba ainda não tem o passaporte Português, mas isto é mais um descontrol do Presidente e do ..., pois assim a Académica continuaria a apoiar mas próximas eleições .
Referente aos espanhóis o principal motivo é o financeiro, problema que a FPR não tem...

Anónimo disse...

Boa Tarde

Caro anónimo das 14h13m eu não sei o que anda por aí nas conversas de café dos presidentes de alguns clubes. Assumindo que o que diz é verdade, eu não vejo qual o problema do Presidente da FPR "SONDAR" (a palavra é sua) os presidentes dos clubes sobre isto. Se existe a oportunidade porque não analisá-la? depois entre todos decidem se é viável ou não. Parece-me ser esta a forma democrática e lógica de exercer o cargo, o que não se pode é acusar o homem de ditador e de querer impor a sua vontade e depois criticá-lo porque quer ouvir a opinião dos presidentes de clube. Seja qual for a decisão tomada sobre esta pretensa hipótese, ela será sempre baseada a opinião dos clubes e da FPR e nunca na opinião só do Presidente da FPR.