10 de agosto de 2013

CLUBE COM 120 ANOS APADRINHA RUGBY NA FIGUEIRA DA FOZ

A Associação Naval 1º de Maio completou este ano 120 anos de existência e é uma das quatro colectividades nacionais mais antigas, em actividade, e abraçou o projecto do aparecimento de um clube de rugby na Figueira da Foz desde a primeira hora.

Em passos curtos mas seguros, conscientes que uma passada mais larga pode trazer danos irreversíveis, os responsáveis do rugby na Naval traçam objectivos ponderados que acabarão por firmar o clube no meio do rugby português.
Nuno Marques é dirigente do Rugby da Naval desde a primeira hora e dá-nos a conhecer melhor o novo espaço de rugby figueirense.

Mão de Mestre: Quem é o Nuno Marques, onde nasceu e cresceu e como o rugby aparece na sua vida?
Nuno Marques: Nasci em Tavarede - Figueira da Foz em 4/08/1971 e sou Director Comercial da empresa Reci21. 
O Rugby apareceu no resultado de uma brincadeira de amigos que participaram no 1º Beach Rugby da Figueira da Foz e me convidaram para participar. 
De seguida surgiu a ideia de criar um núcleo de Rugby nesta cidade e procurou-se um clube que estivesse disponível para agarrar esta iniciativa, á qual respondeu a Associação Naval 1º de Maio. 
Esta ideia teve o apadrinhamento da Agrária e do seu presidente em particular, Sr. João Alberty, tornando a Associação Naval como clube satélite.

MdM: O que fizeste no rugby até 2011, e o que fazes agora no Rugby Naval 1º de Maio?
N.M.: Até 2011 além da minha vida profissional fiz várias coisas, desde ser atirador de precisão, no qual fui campeão nacional de juniores 3 anos consecutivos, fiz full contact algum tempo, pratiquei BTT nas horas vagas e Bodyboard.

MdM: Nestes dois anos, qual foi a actividade desenvolvida pelo Rugby Naval 1º de Maio? Quantos jogadores tem tido em actividade e em que escalões?
N.M.: A actividade desenvolvida nestes dois anos de existência basicamente foi de captar o máximo de praticantes para a modalidade, quer seja masculinos ou femininos, não tendo um critério de idades visto que a modalidade está no inicio e precisamos de toda a gente para podermos divulgar o máximo possível a mesma. 
Neste momento temos cerca de 50 atletas federados e estamos inscritos
no campeonato nacional de equipas emergentes no qual ficamos posicionados na terceira posição.


MdM: Onde se desenrolam os treinos do clube?
N.M.: Inicialmente começámos no parque da cidade, mas depois passamos a treinar no campo pelado da Associação Naval 1º de Maio, num espaço diminuto, e agora estamos a treinar junto da praia nos sintéticos já instalados, que futuramente estão a ser pensados para acolher a nossa escolinha de Rugby.

MdM: O Rugby, integrado num dos mais antigos clubes nacionais ainda activos, foi produto de uma parceria entre um grupo de amantes da modalidade e a direção do tradicional clube figueirense. Como funciona essa parceria?
N.M.: A parceria está a correr muito bem, visto que a secção de Rugby em termos financeiros é independente do resto do clube, necessitando apenas dos balneários e tempos de ocupação no Campo Municipal. 
Com esta situação a Associação Naval 1º de Maio só tem a ganhar com a nossa secção, aumenta o número de atletas e tem mais opções desportivas para os sócios ou para quem quer praticar um desporto.

MdM: Como o Rugby Naval 1º de Maio financia a sua actividade, de que apoios dispõe?
N.M.: O Rugby Naval financia a sua actividade com alguns patrocínios de empresas locais e com as anuidades dos atletas federados, que neste momento é manifestamente pouco para que possamos equipar a secção com material necessário ao treino, para que possamos oferecer as condições óptimas aos nossos atletas para a sua evolução desportiva.
Mas vamos continuando a trabalhar!


MdM: Dividindo a sua acção entre os sevens e o beach rugby, em que pé está a vontade de avançar para o rugby de XV e o campeonato nacional da 2ª divisão? O que falta para que isso aconteça?
N.M.: O Rugby Naval tem como objectivo o Rugby de XV, mas na fase em que esta secção se encontra ainda é muito prematuro fazer esse salto, poderíamos hipotecar a continuidade do Rugby na Figueira da Foz.
A segunda divisão e o Rugby de XV implica ter um núcleo duro de atletas de pelo menos 25 e restante logística, como também uma maior capacidade financeira. Daremos esse passo quando estes factores estiverem reunidos!


MdM: Quem foram os treinadores do Naval na época passada e quem serão na próxima época?
N.M.: O Treinador inscrito na F.P.R. é o Sr. Prof. Rui Carvoeira, mas na
realidade quem sempre treinou a Naval Rugby foi o Pedro Neto, o qual mostrou uma enorme entrega ao clube desenvolvendo um excelente trabalho com os atletas. 
Não me posso esquecer do Sr. João Alberty e Sr. Pedro Quadros que na qualidade de directores do Rugby Agrária, e dando seguimento à parceria que temos, também deram treinos contribuindo para a formação e desenvolvimento dos nossos atletas e directores.
Na próxima época espero contar com as mesmas pessoas.


MdM: Quem queira jogar rugby na Figueira, o que deve fazer?
N.M.: Só precisa de levar as sapatilhas e aparecer nos treinos, ás segundas e quartas a partir das 19H30m e Sábados ás 10H no campo de treinos da Naval ou então para mais informações telefonar para Nuno Marques 968575803.

2 comentários:

Anónimo disse...

A Figueira da Foz já teve rugby com algum nivel entre 1977 e 1982, fruto dum bom trabalho do Comité de rugby do Centro.
Nessa altura a equipa de juniores vencia e dava luta às equipas da Académica e da Lousã. Augurava-se um bom futuro para o rugby da Figueira. Infelizmente em 1982, os 2 lideres da equipa da Figueira foram convidados para jogar na Académica ( ou aceites como agora se diz) e o rugby da Figueira.... foi-se.
Façamos votos que o bom trabalho que estão agora a fazer não venha a ter o mesmo destino. A tentação dos mais fortes irem sacar os melhores atletas aos mais fracos mantém-se.

Anónimo disse...

No acordo actualmente existente entre Naval e Agrária a realidade é precisamente a oposta a desses antigos tempos.Informem-se antes de fazerem comentários maliciosos e clubisticos de provincia