22 de agosto de 2013

EM TONDELA, MUITOS JOGADORES EM CLUBE PEQUENO PARA GARANTIR O FUTURO

O rugby surgiu em Tondela há várias dezenas de anos, mas como noutros locais, por falta de apoio e de um verdadeiro projecto de desenvolvimento nacional, acabou por ficar meio esquecido, até que, em 2011, por iniciativa de um conjunto de antigos atletas, renasceu com uma clara opção pela formação e pelo crescimento sustentado.

Com mais de uma centena de atletas inscritos na FPR, o Clube de Rugby de Tondela quer dobrar o número dos seus jogadores, para o que vai lançar uma campanha, já protocolada, com as escolas da região.

Quem nos conta o que se vai passar é Miguel Marques, que se tem desdobrado entre as tarefas administrativas e as de campo...
Mão de Mestre: Quem é o Miguel Marques no rugby e fora dele?
Miguel Marques: O Miguel Marques é um dos impulsionadores do
renascimento do rugby em Tondela, conjuntamente com o João Urbano, António Ferreira, Carlos Simões e outros e tendo assumido a parte técnica, como treinador e Director Técnico. 
Fora do rugby sou um funcionário administrativo na Escola Profissional de Tondela.

MdM: Onde nasceste e cresceste e como se deu o primeiro contacto com o rugby?
M.M.: Nasci e cresci em Tondela, onde vivo até agora. 
Também foi aqui que tive o primeiro contacto com o rugby, no Clube Desportivo de Tondela e através do falecido José Alberto Torres, já lá vão 31 anos, tendo jogado no Clube Desportivo de Tondela, Rugby Clube de Tondela, Medicina do Porto e Rugby Clube da Lousã.

MdM: O que fizeste no rugby na época que terminou?
M.M.: Na época que terminou fui um dos Directores da Secção de Rugby, o Director Técnico e treinador da equipa feminina.

MdM: Como surge o rugby no Clube Desportivo de Tondela e quando?
M.M.: Em Setembro de 2011 fui convidado para treinar a equipa de Séniores do Viseu, sendo que passado 3 semanas se realizou um jogo amigável de antigos jogadores de Tondela, contra esta equipa de Viseu.
Após este jogo decidi sair de Viseu e os meus dois filhos (com 5 e 7 anos,
na altura) não me paravam de dizer que também queriam jogar rugby.
Em Novembro de 2011 e depois de conversar com outros antigos jogadores de Tondela que tinham também filhos, decidimos fazer um treino e partir daí foi sempre a crescer.
Sendo o Tondela das equipas emergentes com maior número de atletas inscritos na FPR, qual foi a actividade que o clube teve nos escalões de formação (até aos sub-14) e de pré-competição (sub-16 e sub-18) na época 2012-13?
Os Sub-8 e Sub-10 participaram assiduamente nos convívios da zona centro e norte, os Sub 14 participaram no torneio de Inverno e Primavera e alguns torneios de Beach Rugby.
Os Sub-16 e Sub-18 participaram nos torneios de seven’s realizados na Zona Centro e Norte.


MdM: Quem foram os seus treinadores?
M.M.: Sub-8 e Sub-10 – Pedro Úria e Arlindo Pereira
Sub-12 e Sub-14 – António Ferreira e Cláudio Dinis
Sub-16 – Zé Luís
Sub-18 – Carlos Oliveira
Rugby Feminino – Miguel Marques


MdM: Que acções estão previstas para alargar ou consolidar o recrutamento nas camadas jovens? Existe alguma parceria com escolas/estabelecimentos de ensino da região?
M.M.: Em Setembro de 2013 vamos realizar uma formação de TAG rugby a cerca de 20 Professores do Concelho de Tondela, a qual pensamos que vai provocar um grande recrutamento de rapazes e raparigas.
Para isto ser possível, já existem protocolos de colaboração com os dois agrupamentos de Tondela.


MdM: Onde decorrem os treinos e os jogos das camadas jovens?
Todos os treinos são no campo sintético do Estádio João Cardoso, em Tondela.

MdM: No escalão sénior, em que competições o clube participou?
M.M.: No sénior masculino começámos por participar no circuito de emergentes, mas depois acabou por não haver continuidade.
No Rugby Feminino participámos na II Divisão, Circuito Nacional de Seven´s e Circuito Nacional de Beach Rugby. 


MdM: Que lições têm sido tiradas da actividade sénior e como vai ser o futuro?
M.M.: Não ter pressa em ter uma equipa sénior masculina, mas sim consolidar os escalões de formação, através de divulgação nas escolas e no fim de alguns anos, naturalmente construir uma equipa sénior.
Temos também a perfeita noção que os jogadores de Tondela, quando atingirem os 18 anos vão para fora estudar.


MdM: Como é financiada a actividade desportiva do clube? Qual o papel da autarquia neste aspecto?
M.M.: Como somos um Clube do interior os transportes são a nossa maior
despesa, tendo que fazer uma ginástica mental e arranjar várias maneiras de angariar dinheiro, nomeadamente recorrendo aos pais, vendendo material de promoção, participando em festas (vendendo bebidas), publicidade, rifas, etc.
Actualmente a Autarquia já começou a reconhecer o nosso trabalho, atribuindo-nos um subsídio anual. 


MdM: Qual o papel das empresas da região?
M.M.: Tentamos que as empresas nos ajudem, mas como é habitual, apoiam mais facilmente o futebol, que está na II Liga e vai absorvendo quase a totalidade dos apoios das empresas.

MdM: Para a época 2013-14 quais os principais objectivos desportivos nos escalões de formação?
M.M.: Nos Escalões de Formação o que se pretende é duplicar o número de atletas e fundamentalmente criar uma equipa de rugby de XV no escalão de Sub 16.
Aumentar o número de Técnicos e melhorar a formação destes, realizando formações em Tondela.


MdM: E quanto aos seniores, quais são os seus objectivos?
M.M.: Não está previsto equipa séniores masculinos, mas não se irá fechar
a porta se aparecer um grupo de atletas responsáveis para assumir a participação em todos os jogos.
A grande aposta ao nível de séniores é a equipa feminina, reforçando o trabalho realizado no ano anterior, dando já a garantia da sua participação em todas as competições oficiais.


MdM: Quem vão ser os treinadores do clube para a próxima época?
M.M.: Vão-se manter os actuais e iremos formar mais três ou quatro treinadores.

MdM: Quem quiser jogar rugby no Tondela o que deve fazer?
M.M.: Deverá dirigir-se à secretaria do Clube no Estádio João Cardoso e informar-se dos horários dos treinos, ou pedir informações no grupo Rugby em Tondela (facebook) ou através do email – cdtondela.rugby@gmail.com.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma boa iniciativa na região centro. Tondela tem mostrado ser um concelho vocacionado para o desporto e o rugby tem sido uma boa aposta.Têm conseguido recrutar jovens fora do concelho, inclusivé de Viseu. Existe gente com vontade e paixão. Existe liderança. O Miguel sabe o que quer e merece ser apoiado localmente. Boa sorte para o futuro.
carlos leite